JOGOS DE WILD CARD ABREM OS PLAYOFFS DA NFL
Chegamos a mais um mês de Janeiro em nossas vidas, com ele o ano novo (Feliz ano novo!).
Isso é o que pensa uma pessoa normal. Nós, aficionados por esporte nos lembramos somente de uma coisa: PLAYOFFS DA NFL!
Na terra do Tio Sam, que ao contrário da terra tupiniquim curte um inverno tão rigoroso quanto o nosso verão, chega a hora de separar homens dos meninos na maior liga de Futebol Americano do planeta.
Nesta temporada, pela NFC (Conferência Nacional), a classificação foi a seguinte: #1 Seattle Seahawks, #2 Green Bay Packers, #3 Dallas Cowboys, #4 Carolina Panthers, #5 Arizona Cardinals e #6 Detroit Lions.
Seguindo o ranking acima, Seahawks e Packers ganham folga na primeira rodada (por terem feito campanhas melhores) e as as partidas de Wild Card serão entre Lions @ Cowboys e Cardinals @ Panthers.
Já pela AFC (Conferência americana), a temporada regular terminou com a seguinte classificação: #1 New England Patriots #2 Denver Broncos, #3 Pittsburgh Steelers, #4 Indianapolis Colts , #5 Cincinnati Bengals e #6 Baltimore Ravens.
Patriots e Broncos ganharam folga na primeira rodada. O Wild Card da liga americana será entre Ravens @ Steelers e Bengals @ Colts.
Vamos à análise jogo a jogo.
Lions @ Cowboys – Domingo, 04/01, 19:30 – ESPN
O Dallas Cowboys volta aos playoffs pela primeira vez desde 2009 ao vencer a NFC East. O quaterbeck (QB) Tony Romo finalmente conseguiu jogar bem uma temporada inteira, já que vinha tendo problemas com os jogos em Dezembro e sempre deixava escapar a vaga na pós temporada. A defesa dos Cowboys cedeu muitas jardas na última temporada, e tem de começar a melhorar nesse jogo.
Os Lions perderam o título da NFC North para o Green Bay Packers na última rodada, mas ainda assim conseguiu uma vaga pelo Wild Card. A equipe não teve o seu melhor ano ofensivamente, porém a defesa cedeu apenas 17.6 pontos por jogo, sendo a terceira melhor da NFL.
Os Cowboys, jogando em casa, tem de fazer prevalecer o seu forte ataque, mesmo contra uma das melhores defesas da Liga. Já os Lions precisam que o ataque esteja mais inspirado para conseguir passar pelos Cowboys.
Cardinals @ Panthers – Sábado, 03/01, 19:30 – ESPN
Mesmo tendo uma campanha negativa na temporada regular (7-8-1), os Panthers venceram a NFC South e jogarão em casa. Tanto o ataque quanto a defesa estão classificados de maneira mediana (19º e 21º respectivamente). Para piorar as coisas, o QB Cam Newton sofreu um acidente de carro a cerca de 15 dias, onde fraturou duas vértebras. Newton jogou a última partida da equipe na temporada regular, mas o seu desemprenho nos playoffs pode sofrer influência.
Os Cardinals, que ficaram em segundo na NFC West lutam para quebrar a maldição do mandante do Superbowl nunca ter disputado o maior jogo do ano. O caminho será mais complicado, pois o QB da equipe será Ryan Lindley, terceira opção da equipe já que Carson Palmer e Drew Stanton estão fora da partida. O ponto forte da equipe é a defesa, que é a quinta melhor da NFL cedendo apenas 18.7 pontos por jogo.
Essa é uma das partidas mais equilibradas do Wild Card, justamente pela quantidade de incógnitas que são apresentadas.
Ravens @ Steelers – Sábado, 03/01, 23:15 – ESPN
O Pittsburgh Steelers venceu a NFC North tendo o sétimo melhor ataque da liga anotando 27.2 pontos por jogo. O QB Ben Roethlisberger, conhecido como Big Ben, liderou sua equipe após um começo de temporada cheio de desconfianças. A defesa não fez grande temporada, ficando na 18ª posição cedendo 23.0 pontos por jogos. Esse cenário pode mudar, já que a equipe conta com o Safety Troy Polamalu e o Linebacker James Harrison, que são veteranos que já tem vários jogos de playoffs no currículo e sabem o caminho para vencer jogos.
Pelo Baltimore Ravens, o QB Joe Flacco lidera o oitavo melhor ataque da Liga, e ainda conta com os recebedores Torrey Smith, Jacob Johnson e Denis Pitta como seus alvos preferidos. Todos eles estiveram no título do Superbowl de dois anos atrás. A defesa continua sendo uma das melhores da NFL, cedendo apenas 18.9 pontos por jogo se colocando como a sexta melhor. Apesar de algumas perdas, Terrel Suggs continua jogando muito bem conseguindo 12 sacks. Ao lado dele, Elvis Dumervil conseguiu 17 sacks na temporada. A dupla pode ser um pesadelo para Big Ben, que tem o costume de segurar muito a bola antes de lançar.
Steelers e Ravens são rivais de divisão, ou seja, as equipes se conhecem e muito. Provavelmente essa partida será decidida pela força das defesas.
Bengals @ Colts – Domingo, 04/01, 16:00 – ESPN
O Indianapolis Colts, comandado pelo QB Andrew Luck, conseguiu se classificar para os playoffs com o sexto melhor ataque da liga anotando 28.6 pontos por jogo. Muitos desses pontos são advindos de jogadas aéreas, já que o jogo terrestre dos Colts é apenas o 22º da liga, o que preocupa. Outro fator preocupante é o fato da defesa ceder 23.1 pontos por jogo, sendo a 19ª. Luck tem jogado muito mal no início das partidas, apesar de conseguir, muitas vezes, reverter os placares. Nos playoffs, Luck precisa ser mais consistente. Já a defesa, precisa endurecer um pouco mais a vida dos adversários e não ceder tantos pontos.
Os Bengals tem o seu poder ofensivo concentrado no jogo terrestre. O jogo aéreo, comandado pelo QB Andy Dalton precisa melhorar, já que Dalton lançou apenas 19 TDs para 17 INTs, o que é muito pouco. A defesa é a 12ª melhor da NFL, cedendo21.5 pontos por jogo, o que não é um número que passe tanta confiança.
Luck precisa jogar bem durante toda a partida e a defesa precisa endurecer mais contra os adversários para que os Colts possam ir bem nos playoffs. Já os Bengals precisam melhorar o jogo aéreo e a defesa precisa de mais concentração contra um ataque forte como o dos Colts.
No Comment