HISTÓRIAS DE COPA | OS ATLETAS QUE MAIS PARTICIPARAM
atualizado em 05/07/18
Participar de uma Copa do Mundo é uma honra para qualquer jogador, mas alguns tiveram a oportunidade de jogar mais de uma. Vamos ver agora, a lista dos jogadores que participaram de mais Copas do Mundo, fazendo jus ao apelido de “arroz de festa”.
Com quatro participações (independente de ter entrado em campo ou só ter figurado no banco), três brasileiros: Djalma Santos, Pelé e Cafú. Além deles, os italianos Rivera, Bergomi, Madini e Cannavaro; os espanhóis Zubizarreta, Xavi e Casillas; os alemães Seeler e Schnellinger; os belgas Scifo e Van der Elst; o uruguaio Pedro Rocha; o argentino Maradona; o polonês Zmuda; o sul-coreano Myung Bo Hong; o francês Thierry Henry; o saudita Al Jaber; o camaronês Rigobert Song e o paraguaio Caniza.
Apenas quatro atletas participaram de cinco mundiais diferentes, sendo que três deles entraram em campo em todas as suas participações.
O primeiro a conseguir foi o histórico goleiro mexicano Antonio Carbajal, que defendeu a meta mexicana nos mundiais de 50, 54, 58, 62 e 66. Para a infelicidade do “El Cinco Copas”, eram épocas de vacas magras para a seleção de seu país.
Depois de Carvajal, o recorde só foi igualado pelo alemão Lothar Matthäus, que disputou os mundiais de 82, 86 (pela Alemanha Ocidental), 90, 94, 98. Ele foi destaque na conquista do título em 1990.
E mais um goleiro conseguiu o recorde. Ao entrar em campo contra a Costa Rica, pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o goleiro italiano Gianluigi Buffon também completou cinco participações. O goleiro já havia disputado os mundiais de 98, 2002, 2006 e 2010, conquistando o título na Alemanha. Entretanto só atuou em quatro deles, pois estava no banco na França, em 1998.
Quem encerrou a lista foi outro mexicano, o zagueiro Rafa Márquez. Ele participou dos mundiais de 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, entrando em campo me todos e se tornando o primeiro a ser capitão em cinco Copas diferentes.
No Comment