HAMILTON VENCE NOS EUA E TETRA DEVE VIR NO MÉXICO
Em uma corrida com boas disputas, Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP dos Estados Unidos e poderá ser campeão na próxima corrida no México. Sebastian Vettel bem que tentou, mas sua Ferrari não conseguiu acompanhar o ritmo da Mercedes de Hamilton e ficou em segundo lugar mesmo. Max Verstappen terminou a corrida em terceiro. Porém, o holandês recebeu uma punição de 5 segundos pela ultrapassagem realizada na última volta sobre Kimi Raikkonen (Ferrari) e assim o finlandês herdou o último lugar do pódio.
Felipe Massa (Williams) fez uma corrida dentro das possibilidades do seu carro e terminou a corrida em 9º lugar. A próxima etapa da temporada – e talvez a que será decisiva – será o GP do México no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, no dia 29 de outubro.
A corrida
Excelente início de Vettel, que largou bem, colocando por dentro para ultrapassar Hamilton na curva 1. O inglês tentou se defender, se aproveitando da posição enquanto líder, fechou o espaço para o rival, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem. Mais atrás, disputa ferrenha entre os espanhóis Alonso e Sainz Jr, com o piloto da McLaren tomando à frente do compatriota. Massa, como de costume, largou bem e ultrapassou Pérez para ser o nono.
Enquanto isso, Bottas e Ricciardo travaram intensa disputa pela terceira colocação. O australiano até passou, mas levou um “X” do piloto da Mercedes. Pouco tempo depois de assumir a liderança, Vettel foi facilmente ultrapassado por Hamilton.
Enquanto isso, Magnussen fez mais uma de suas presepadas. Tocou em Wehrlein e tirou o alemão da prova. Outro que saiu da prova foi Ricciardo. Depois de três pódios seguidos, o australiano viu seu motor quebrar. Tempo depois, em entrevista ao repórter Guilherme Pereira do Sportv, disse que o carro teve um vazamento de óleo.
Vettel tentou passar Hamilton quando o inglês saiu dos boxes, entretanto, desperdiçou a chance. Aliás, o inglês estava muito bem na prova e chegou a ultrapassar Verstappen, então líder, sem precisar esperar que o holandês parasse nos boxes. Outro que até então não tinha parado nos boxes era Massa, que tentava segurar as duas Force India, mas foi ultrapassado por Ocon.
Por falar em parar, quem parou de vez na prova e mais uma vez na temporada, foi Alonso. Ele abandonou mais uma vez por problemas no motor Honda da McLaren.
Em sua estreia na Renault, o espanhol Sainz Jr chegou ao sétimo lugar ao ultrapassar a Force India de Pérez e, não satisfeito, passou também o outro carro rosa, de Ocon. No fim, terminaria em nono.
Depois da parada de Vettel, Raikkonen e Bottas travaram uma boa briga pela vice-liderança. Melhor para o piloto da Ferrari.
E Magnussen se envolveu em outra confusão. Dessa vez como vítima. Foi tocado por Ericsson, que foi punido pela direção de prova.
Terminadas as paradas e reorganizadas as posições, Hamilton e Vettel em primeiro. Mas a briga pelo pódio era acirrada. Verstappen conseguiu superar Bottas e foi para cima de Raikkonen. Não deu outra: na última volta, superou o finlandês.
Entretanto não teve festa. Já no pódio, Max ficou sabendo de que tinha sido punido em cinco segundos por exceder os limites da pista na ultrapassagem sobre o finlandês da Ferrari.
Lá na frente, nada de novo. Vitória de Lewis Hamilton. De quebra, a Mercedes conquistou o tetracampeonato no Mundial de Construtores. Assim sendo, para Hamilton ser campeão na próxima corrida, a situação mais simples é o inglês ser, no mínimo 5º lugar ao final da corrida no México, independentemente da posição de Vettel.
Resultado final do GP dos Estados Unidos:
Volta mais rápida: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) com 1m37s766, na 51ª volta.
Mundial de Pilotos:
Mundial de Construtores:
LIVE: Wow, just wow… FOUR time WORLD CHAMPIONS!! 🍾🍾#4TheTeam #USGP @F1 pic.twitter.com/667m8WUhff
— Mercedes-AMG F1 (@MercedesAMGF1) 22 de outubro de 2017
No Comment