HAMILTON VENCE EM CASA E MASSA TEM NOVA BOA ATUAÇÃO
Lewis Hamilton fez valer o fator casa e venceu o GP da Grã-Bretanha de 2015, ampliando novamente a vantagem em relação ao vice-líder e segundo lugar da corrida, Nico Rosberg, para 17 pontos. Foi mais uma dobradinha da Mercedes nesta temporada. Sebastian Vettel, da Ferrari, completou o pódio em 3º lugar.
Dos pilotos brasileiros destaque novamente para Felipe Massa. O piloto da Williams largou em 3º lugar, assumiu a liderança com uma manobra espetacular e liderou a corrida até os primeiros pit stops. Porém foram justamente por erros da Williams na determinação do momento de realizá-los, somado à chuva que caiu durante a corrida, que fizeram com que o brasileiro do time inglês terminasse a corrida somente em quarto lugar. Já Felipe Nasr, com problemas no câmbio de sua Sauber ainda na volta que conduzia seu carro para a reta dos boxes, não largou e assim, pela primeira vez na temporada, não terminou na pista seu primeiro GP em 2015.
A próxima etapa da temporada será o GP da Hungria, no Hungaroring, em Mogyorod, somente no dia 26 de julho, às nove da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Felipe Massa não perdeu tempo e deu o bote na largada. Saindo em terceiro, o brasileiro ignorou as duas Mercedes logo à frente e assumiu a ponta. O companheiro Valtteri Bottas chegou a assumir a segunda posição, mas foi ultrapassado por Lewis Hamilton. Diante do ataque inesperado da Williams, Nico Rosberg precisou se contentar com a quarta posição.
Na parte final do grid, o começo de corrida foi tumultuado. Romain Grosjean foi tocado por Daniel Ricciardo, da RBR, e bateu no parceiro de Lotus, Pastor Maldonado na curva 3 (Village). Fernando Alonso saiu da pista para evitar uma colisão com os dois carros da equipe inglesa e acabou acertando o companheiro Jenson Button, que precisou abandonar a corrida, assim como Maldonado e Grosjean. Diante da confusão generalizada, o safety car foi acionado, o que beneficiou Felipe Massa, que se consolidou na ponta.
O carro de segurança se recolheu ao fim da terceira volta. Na relargada, Hamilton demonstrou impaciência e partiu imediatamente para o ataque à liderança de Massa, mas fez uma tentativa precipitada de ultrapassagem e saiu da pista. A trapalhada lhe custou a segunda posição, assumida por Bottas. Com as duas Williams à frente, as Flechas de Prata se viram em uma situação bastante rara nesta temporada.
Massa manteve um ritmo forte na ponta, mas Bottas começou a pressionar o companheiro, tentando reverter uma diferença de apenas 0s3. Pelo rádio, a Williams pediu que o finlandês não atacasse o brasileiro, para que a equipe pudesse manter o controle e ampliar a vantagem sobre a Mercedes. Mas, com rendimento visivelmente superior ao de Massa, Bottas não deu trégua e ganhou sinal verde do time para tentar uma ultrapassagem, desde que fizesse uma manobra sem riscos.
Mesmo podendo abrir a asa móvel, Bottas sentiu dificuldade para tentar passar o companheiro, que usou toda sua experiência na categoria para deter as ofensivas. Enquanto a dupla da Williams travava um intenso duelo, a Mercedes convocou Hamilton para os boxes, que colocou pneus duros para ir até o final da corrida.
Pouco depois, Massa também foi chamado para fazer a parada, ao mesmo tempo em que Rosberg. Os dois saíram do pit lane lado a lado, mas o piloto da Mercedes deu preferência ao brasileiro, que tinha um bico de vantagem. Mas, mesmo à frente do alemão, Massa voltou para a pista atrás de Hamilton, que reassumiu a liderança e “normalizou” sua corrida. Bottas parou uma volta depois e retornou em terceiro, entre Massa e Rosberg. Ele conseguiu segurar o ataque do alemão e sustentou a posição.
Procurando conservar os pneus, Hamilton se concentrou em abrir vantagem sobre Massa. Em poucas voltas, a distância do inglês já era de 4s. Enquanto isso, a ameaça cada vez maior de chuva começou a movimentar os estrategistas do paddock. Massa conseguia imprimir um ritmo melhor do que antes de sua parada e segurava bem o companheiro Bottas, enquanto Rosberg fazia pouco esforço para atacar Bottas pelo terceiro lugar.
Na volta 34, a STR do espanhol Carlos Sainz Jr. ficou parada na entrada da reta. A direção da prova acionou apenas o safety car virtual, em que os pilotos precisam respeitar um limite de velocidade, mas conseguem manter as diferenças de tempo. Quando a corrida foi normalizada, a chuva finalmente deu as caras, mas ainda muito fraca. Com a pista ainda seca, Rosberg apertou o ritmo e partiu para o ataque a Bottas.
Raikkonen foi o primeiro dos pilotos mais competitivos a ir para os boxes e colocar pneus intermediários. Sem sinal de chuva forte, a Williams preferiu retardar a mudança dos compostos, e Bottas começou a perder o controle do carro no asfalto um pouco mais molhado, permitindo que Rosberg assumisse o terceiro lugar. O alemão não perdeu tempo e partiu para o ataque a Massa, que não demonstrou resistência e logo cedeu a segunda posição.
Após 41 voltas, a Mercedes já havia conseguido reverter o prejuízo da largada, com Hamilton em primeiro e Rosberg em segundo. Com o alemão mais rápido, o líder Hamilton foi para os boxes e colocou intermediários, retornando à pista em terceiro, atrás de Massa. Mas a chuva se intensificou, e a estratégia do piloto inglês se mostrou mais do que acertada. Após um breve momento na ponta, Nico se encaminhou para os boxes, enquanto Hamilton ultrapassava o brasileiro da Williams com facilidade.
Com muita dificuldade para controlar o carro na pista molhada, Massa foi para os boxes, seguido pelo companheiro finlandês. O brasileiro não conseguiu voltar à frente de Sebastian Vettel, que havia feito a parada mais cedo e já estava andando em ritmo ideal com os intermediários. A decisão tardia de convocar seus pilotos para os boxes comprometeu a corrida da Williams, enquanto a até então discreta Ferrari acertava a estratégia com Vettel. A escuderia italiana, porém, errou a mão com Kimi Raikkonen, ao chamar o finlandês muito cedo para colocar os intermediários. Com a pista ainda seca, o finlandês, que estava em sexto, caiu para oitavo. Em quarto, Massa pouco pôde fazer para tentar recuperar a posição que lhe garantiria o segundo pódio nesta temporada, após o terceiro lugar na Áustria, há duas semanas. Mais na frente, Hamilton recebia a bandeirada com folga de mais de 10s sobre o companheiro Rosberg.
Resultado final do GP da Grã-Bretanha:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h31m27s729 2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +10s956
3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +25s443
4) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +36s839
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1m03s194
6) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +1m03s955
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1m18s744 8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1 volta
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
10) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) +1 volta
11) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +1 volta
12) Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) +3 voltas
13) Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) +3 voltas
Abandonaram:
Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault)
Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault)
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)
Jenson Button (ING/McLaren-Honda)
Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari)
Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m37s093, na 29ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 194 |
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 177 |
3 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) | 135 |
4 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 77 |
5 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 76 |
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 74 |
7 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) | 36 |
8 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) | 27 |
9 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 24 |
10 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 17 |
11 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) | 16 |
12 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 15 |
13 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) | 12 |
14 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) | 10 |
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) | 9 |
16 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) | 5 |
17 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) | 4 |
18 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) | 1 |
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
20 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
21 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes | 371 |
2 Ferrari | 211 |
3 Williams-Mercedes | 151 |
4 Red Bull Racing-Renault | 63 |
5 Force India-Mercedes | 39 |
6 Lotus-Renault | 29 |
7 Sauber-Ferrari | 21 |
8 Toro Rosso-Renault | 19 |
9 McLaren-Honda | 5 |
10 Manor Marussia-Ferrari | 0 |
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