Home»Fórmula 1»HAMILTON VENCE EM ABU DHABI, MAS NICO É CAMPEÃO MUNDIAL DE F1

HAMILTON VENCE EM ABU DHABI, MAS NICO É CAMPEÃO MUNDIAL DE F1

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Nico Rosberg (Mercedes) é o mais novo campeão da Fórmula 1. Após uma corrida marcada pela tática de Lewis Hamilton (Mercedes), o vencedor da prova, de segurar os demais oponentes, visando que, pelo menos dois deles ficassem entre ele e Rosberg para que ele fosse tetracampeão, o alemão teve sangue frio para administrar a pressão dos adversários, ficar em segundo e confirmar seu primeiro título na Fórmula 1 e ser o segundo filho de campeão mundial a repetir o feito do pai (no caso de Nico, seu pai Keke Rosberg foi campeão em 1982). O primeiro foi Damon Hill, em 1996, que é filho do bicampeão Graham Hill. Sebastian Vettel (Ferrari) completou o pódio em terceiro

Os pilotos brasileiros fizeram uma corrida dentro das suas possibilidades. Felipe Massa (Williams) manteve o carro na pista e se despediu da Fórmula 1 com um 9º lugar. Já Felipe Nasr, que ainda não tem lugar garantido para a temporada de 2017, terminou a corrida somente em 16º lugar.

Lewis Hamilton venceu de GP de Abu Dhabi, com Nico Rosberg (campeão) em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: formula1.com
Lewis Hamilton venceu de GP de Abu Dhabi, com Nico Rosberg (campeão) em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. FOTO: formula1.com

Em 2017 a Fórmula 1 iniciará sua temporada mais uma vez na Austrália, no dia 26 de março do respectivo ano. Até lá pessoal.

A corrida

LARGADA – Pole position, Hamilton segurou a ponta sem sustos na primeira curva. Cauteloso como sempre, Rosberg não sofreu pressão dos pilotos da RBR e da Ferrari e se manteve em segundo. Ricciardo demorou a arrancar e perdeu o terceiro lugar para Raikkonen. Vettel aparecia em quinto, enquanto Verstappen, que largada em sexto, tocou em Pérez, rodou e caiu para último. Melhor para Massa, que ganhou uma posição e subiu para nono. quem fez grande largada foi Nasr, que se livrou das confusões e pulou de 19º para 14º.

Largada do GP de Abu Dhabi. FOTO: formula1.com
Largada do GP de Abu Dhabi. FOTO: formula1.com

2/55 – Determinando a recuperar-se do prejuízo na largada, Verstappen ganhou sete posições em duas voltas e já aparecia em 15º.

3/55 – Em 10º, Bottas partiu para cima de Felipe Massa e ganhou a nona posição do brasileiro. Mais atrás, Verstappen passava Felipe Nasr e assumia a 14ª colocação.

4/55 – Líder da prova, Hamilton não imprimia um ritmo tão forte. Parecia querer que Raikkonen se aproximasse de Rosberg para esquentar a briga pelo título.

5/55 – Pouco depois, Massa deu o troco em Bottas com uma bela manobra e recuperou a nona colocação.

6/55 – Magnussen, que quebrou o bico de sua Renault em um toque na largada e já havia feito um pit stop na primeira volta, recolheu para os boxes e foi o primeiro a abandonar a corrida.

7/55 – Reclamando de “algo errado” nos amortecedores, Bottas foi chamado pela Williams para os boxes, recolheu e foi mais um a abandonar. “O carro estava balançando como o inferno”.

8 a 9/55 – Hamilton e Raikkonen fizeram seus pit stops na oitava volta. Rosberg foi aos boxes no giro seguinte e por muito pouco não perdeu a posição para o finlandês. Todos trocaram os ultramacios (faixa roxa) pelos macios (faixa amarela). Ricciardo assumiu a liderança provisória.

10/55 – Mesmo com os pneus supermacios (faixa vermelha), Ricciardo fez sua parada na volta seguinte e retornou em quinto. A liderança voltou para Hamilton. Rosberg, por sua vez, aparecia em terceiro, atrás de Verstappen, que tinha estratégia diferente dos pilotos da Mercedes, já que, assim como Ricciardo, estava com compostos supermacios.

13/55 – A última corrida de Jenson Button na Fórmula 1 terminou de forma melancólica. A roda dianteira direita da McLaren do britânico quebrou depois de ele atacar de forma agressiva uma das zebras e ele precisou recolher. Ao chegar aos boxes, Button subiu no carro e foi aplaudido pelos torcedores.

Jenson Button se aposentou da Fórmula 1 junto com Felipe Massa. FOTO: formula1.com
Jenson Button se aposentou da Fórmula 1 junto com Felipe Massa. FOTO: formula1.com

15/55 – Com 15 voltas completadas, Hamilton liderava a prova, com 2s5 de vantagem para Verstappen, único dos ponteiros que ainda não havia parado nos boxes. Rosberg era o terceiro, seguido de Raikkonen, Ricciardo e Vettel. Massa aparecia em nono, Nasr, em 17º.

16/55 – Mais um abandono: foi a vez de Daniil Kvyat ter uma pane no carro da STR e parar o carro ao lado da pista, na reta principal. O fato curioso foi o russo voltar aos boxes com uma bicicleta de um dos fiscais.

19/55 – Quinto colocado, Ricciardo deu o bote em Raikkonen, chegou a ultrapassar, mas levou o “X”. Melhor para Rosberg que ficava folgado em terceiro.

20/55 – Com o ritmo retido por Verstappen, cada vez mais lento em razão dos pneus desgastados, Rosberg perdeu a paciência, deixou a cautela de lado e mergulhou para ultrapassar o holandês em uma manobra arriscada. Os dois quase se tocaram e o alemão conseguiu sair na frente, em um dos momentos mais emocionantes da prova.

22/55 – Verstappen, enfim, fez seu primeiro pit stop na 22ª volta. O prodígio holandês retornou somente em oitavo, atrás da Force India de Pérez, e à frente da Williams de Massa.

24/55 – Em segundo, Rosberg passou a apertar o ritmo, fazendo melhor volta atrás de melhor volta, para tentar abrir vantagem suficiente para não voltar atrás de Verstappen em um segundo pit stop, já que o holandês partia para uma estratégia de parada única.

25/55 – Ricciardo fez seu segundo pit stop e colocou um novo jogo de pneus macios e voltou em sétimo. Raikkonen também foi para os boxes e retornou logo atrás, em oitavo.

29/55 – Hamilton fez sua segunda parada, colocou novo jogo de pneus macios, e retornou em terceiro. Vettel assumiu a liderança provisória, seguido de Rosberg e Verstappen.

30/55 – Rosberg foi para os boxes na volta seguinte. E precisava de um pit stop impecável para voltar à frente de Verstappen. E foi isso que aconteceu. Os mecânicos trabalharam com perfeição e devolveram o alemão à frente do holandês da RBR.

32/55 – Líder da prova, Hamilton passou a virar tempos altos, na casa de 1m46s. Parecia, novamente, esperar a aproximação de Rosberg, para segurar o ritmo do rival e permitir a aproximação dos demais pilotos. A Mercedes puxou a orelha do britânico. Perguntou: “Por que está virando tão lento?”. Lewis respondeu com uma volta na casa de 1m45s3. “Mantenha-se nesse ritmo”.

38/55 – Líder provisório, Sebastian Vettel, enfim, fez seu segundo pit stop. O alemão colocou os pneus supermacios (faixa vermelha) e retornou apenas em sexto, atrás do companheiro Raikkonen.

Hamilton não quis abrir distância para Rosberg na esperança de aproximação e ultrapassagens de adversários contra Nico Rosberg. FOTO: formula1.com
Hamilton não quis abrir distância para Rosberg na esperança de aproximação e ultrapassagens de adversários contra Nico Rosberg. FOTO: formula1.com

40/55 – A 15 voltas do fim, sem mais nenhum piloto com previsão de parar nos boxes, a situação da corrida era a seguinte: Hamilton liderava a prova, mas a vitória não era suficiente para levar o título. ele precisava também que Rosberg chegasse em quarto. Por isso, não forçava o ritmo, na esperança que que Verstappen e Ricciardo se aproximassem e começassem a pressionar o alemão.

41/55 – Com pneus mais novos e velozes, Vettel colou em Raikkonen e rapidamente conseguiu a ultrapassagem, subindo para a quinta posição.

42/55 – “Vocês podem me dizer o quanto os outros carros estão virando, por favor?”, pediu Hamilton à equipe pelo rádio. O britânico, provavelmente, queria saber o quão lento precisaria virar para permitir a aproximação de Rosberg e cia.

43/55 – Pouco depois de Sainz e Palmer levarem uma volta dos líderes, o inglês da Renault errou a freada, tocou na STR do espanhol, que rodou. Logo depois, Sainz sofreu problemas no câmbio e precisou abandonar. Palmer foi penalizado com 5s pelo incidente.

44/55 – Para dar uma pitada a mais de emoção na tensa corrida, Vettel, o quinto colocado, imprimia um ritmo cada vez mais forte. Virando na casa de 1m43s, 1m44s, o alemão começou a se aproximar da  dupla da RBR.

46/55 – Vettel chegou de vez em Ricciardo, colocou de lado e conseguiu a ultrapassagem, subindo para a quarta colocação. Lá na frente, a Mercedes pedia para Hamilton andar um pouco mais rápido. O britânico até melhorava o ritmo, mas não muito. Tanto que Rosberg chegava a ficar a 1s de distância.

49/55 – O fim de prova ganhou contornos dramáticos. Hamilton deixou Rosberg chegar, enquanto Vettel colava em Verstappen e o holandês, por sua vez, se aproximava do alemão da Mercedes. O ritmo lento do britânico irritou tanto Nico, que o piloto chegou a sugerir à equipe uma troca de posições: “Ele está realmente muito lento. Ele é feliz só no setor 1. Talvez pudéssemos trocar de posições. Se ele continuar em segundo, eu o deixaria passar no fim”, reclamou Rosberg.

51/55 – A quatro voltas do fim, Vettel passou Verstappen, subiu para terceiro e partiu para cima de Rosberg.

52/55 – Hamilton passou a virar na casa de 1m46s e viu Rosberg e Vettel crescer nos retrovisores, enquanto Verstappen tinha dificuldades para acompanhar os três primeiros.

54/55 – Na penúltima volta, Vettel começou a ensaiar uma ultrapassagem em Rosberg. O alemão da Mercedes fechou a porta.

ÚLTIMA VOLTA – Na volta final, Hamilton segurava o ritmo, e Rosberg tentava aguentar a pressão de Vettel. O britânico cruzou a linha de chegada em primeiro com os dois alemães colados e Verstappen um pouco mais atrás. Era a consagração de Rosberg como campeão mundial.

Lewis Hamilton vence o GP de Abu Dhabi de 2016. FOTO: formula1.com
Lewis Hamilton vence o GP de Abu Dhabi de 2016. FOTO: formula1.com

Resultado final do GP de Abu Dhabi:

resultadoabudhabi16

Volta mais rápida: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) com 1m43s729, na 43ª volta.

Classificação final da temporada de 2016

classificacaof12016

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Previous post

ABU DHABI 2009 | VETTEL VENCE O PRIMEIRO GP NOS EMIRADOS

Next post

AVIÃO QUE LEVAVA A CHAPECOENSE CAI NA COLÔMBIA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *