Home»Fórmula 1»HAMILTON VENCE NOS EUA MAS ROSBERG PODE SER CAMPEÃO NO MÉXICO

HAMILTON VENCE NOS EUA MAS ROSBERG PODE SER CAMPEÃO NO MÉXICO

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Em uma corrida morna, marcada pelos abandonos de Max Verstappen e Kimi Raikkonen e por uma grande corrida de Fernando Alonso, Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP dos Estados Unidos e reduziu para 26 pontos a diferença em relação ao líder Nico Rosberg (Mercedes) segundo colocado na corrida. Daniel Ricciardo da Red Bull, em terceiro, completou o pódio.

Mesmo assim, Nico Rosberg ainda pode ser campeão no México. Se vencer a corrida e Hamilton for, no máximo 10º lugar, Rosberg fatura o título com 3 corridas de antecipação.

Os pilotos brasileiros tiveram um final de semana distinto. Felipe Massa (Williams) terminou a corrida em 7º lugar e pontuou por mais uma corrida seguida. Já Felipe Nasr, sofreu mais uma vez como seu péssimo carro da Sauber e terminou somente em 15º lugar.

A próxima etapa da temporada será o GP do México no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, no dia 30 de outubro às 5 horas da tarde, horário de Brasília.

A corrida

LARGADA – Pole position, Hamilton, diferentemente da corrida anterior, tracionou bem e manteve a ponta. Rosberg, por sua vez, tentou abrir para fazer melhor a tomada da primeira curva e deu espaço para Ricciardo colocar por dentro e assumir a segunda posição. Raikkonen tomou o quarto lugar de Verstappen, enquanto Vettel seguiu em sexto. Sétimo no grid, Hulk tocou em Vettel e Bottas e danificou o carro. Melhor para Massa, que ganhou duas posições e subiu para sétimo.

Largada do GP dos EUA. FOTO: Reuters.
Largada do GP dos EUA. FOTO: Reuters.

1/56 – Depois de largar em 11º, Pérez foi tocado por Kvyat, rodou e caiu para 15º, enquanto o russo seguiu em 12º, mas foi punido com 5s para serem acrescidos no próximo pit stop. Hulk recolheu para os boxes no fim da primeira volta e abandonou. Com um pneu furado, Bottas também precisou ir aos boxes, mas seguiu na prova. A direção de prova abriu investigação por um incidente entre Nasr e Ocon, mas não esclareceu em que momento da corrida aconteceu.

9/56 – Ricciardo e Raikkonen abriram os trabalhos nos boxes entre os ponteiros. Ambos trocaram os pneus supermacios por macios e retornaram, respectivamente, em oitavo e nono.

9 a 12/56 – Na primeira rodada de pit stops, os ponteiros Hamilton, Ricciardo, Rosberg, Raikkonen e Verstappen optaram por estratégias diferentes de pneus. O inglês seguiu com os macios; Ricciardo e Raikkonen trocaram os pneus supermacios por macios; e Rosberg trocou os compostos macios pelos médios. Sexto colocado, Vettel decidiu alongar o stint de supermacios e assumiu a liderança provisória.

13/56 – Verstappen ultrapassou Raikkonen e tomou a quinta colocação. Massa fez seu pit stop nessa volta e manteve-se em sétimo.

15/56 – Vettel, enfim fez seu pit stop, trocou os supermacios pelos macios e retornou em sexto, atrás de Raikkonen. Com isso, Hamilton retornou para a primeira colocação.

16/56 – Mais veloz da pista naquela altura, Verstappen começou a ameaçar a terceira colocação de Rosberg. Mas o alemão apertou o ritmo e voltou a se distanciar.

18/56 – Gutiérrez ficou repentinamente lento na pista, recolheu para os boxes e abandonou.

20/56 – Após 20 voltas completadas, Hamilton liderava com 7s de vantagem para Ricciardo. Rosberg aparecia em terceiro, seguido por Verstappen, Raikkonen e Vettel. Massa era o 7º, e Nasr, único que ainda não havia parado nos boxes, era o 13º.

25 a 29/56 – Ricciardo e Raikkonen abriram a segunda rodada de pit stops e colocaram, respectivamente, médios e macios. Verstappen entrou nos boxes na volta seguinte, mas equivocadamente, já que não havia sido chamado. Resultado: precisou esperar os mecânicos se prepararem e perdeu segundos preciosos. Vettel foi mais um a parar nos boxes e colocou pneus médios.

Pit stop de Max Verstappen no GP dos EUA. FOTO: globoesporte.globo.com
Pit stop de Max Verstappen no GP dos EUA. FOTO: globoesporte.globo.com

30/56 – As coisas ainda piorariam para Verstappen. O câmbio de seu carro começou a falhar. O holandês chegou a tentar continuar, mas não foi possível. Max demorou a encostar o carro. E mesmo parando na brita, o safety car virtual foi acionado.

31/56 – A paralisação em razão de Verstappen acabou atrapalhando os planos de seu companheiro Ricciardo chegar em segundo. Hamilton e Rosberg aproveitaram o safety car virtual e anteciparam seus pit stops. Bom para o inglês, que se manteve na liderança, melhor para o alemão, que ganhou a segunda posição do australiano. Quem também aproveitou para parar nos boxes foi Nasr

33/56 – A corrida foi retomada na 33ª volta. Hamilton seguia na ponta, 10s à frente de Rosberg. O alemão, por sua vez, tinha uma vantagem confortável de 5s para Ricciardo. Raikkonen, enquanto isso, passou a se aproximar do australiano. Vettel era o quinto, seguido por Sainz, Massa e Alonso. Nasr aparecia em 16º.

39/56 – Raikkonen fez seu terceiro pit stop. No entanto, foi liberado antes de um dos mecânicos conseguir fixar uma das rodas corretamente. A equipe mandou o finlandês parar logo que saiu dos boxes. O “Homem de Gelo” aproveitou a ladeira da reta principal, deixou o carro andar para trás e voltou ao pitlane. Irritadíssimo, abandonou a prova.

Kimi Raikkonen abandona GP dos EUA. FOTO: globoesporte.globo.com
Kimi Raikkonen abandona GP dos EUA. FOTO: globoesporte.globo.com

46/56 – Sexto colocado com o abandono de Raikkonen, Massa começou a se aproximar de Sainz, o quinto colocado. Junto com ele, vinha Alonso.

51/56 – Em segundo, Rosberg passou a tirar a diferença para o líder Hamilton aos poucos.

52/56 – À caça de Sainz, Massa foi atrapalhado por um erro do jovem espanhol e acabou sendo surpreendido por outro espanhol, Alonso. O veterano jogou por dentro, tocou roda com roda com o brasileiro e tomou o sexto lugar. Por causa do choque, Massa teve um pneu furado e precisou fazer um pit stop extra.

Fernando Alonso empurra Felipe Massa para fora da pista no GP dos EUA. FOTO: globoesporte.globo.com
Fernando Alonso empurra Felipe Massa para fora da pista no GP dos EUA. FOTO: globoesporte.globo.com

56/56 – No pega mais emocionante da corrida, Alonso colocou do lado de Sainz e assumiu a 5ª colocação em uma belíssima manobra, celebrando pelo rádio com um “Iha!”

Fernando Alonso ultrapassa Carlos Sainz e assume 5º lugar no GP dos EUA. FOTO: globoesporte.globo.com
Fernando Alonso ultrapassa Carlos Sainz e assume 5º lugar no GP dos EUA. FOTO: globoesporte.globo.com

FIM DE PROVA – Hamilton administrou a vantagem e cruzou a linha de chegada com 4s5 de vantagem para Rosberg. Ricciardo completou o pódio, seguido de Vettel. Alonso garantiu o quinto lugar, acompanhado de Sainz. Apesar do pit stop extra, Massa ainda foi sétimo. Pérez, Button e Grosjean completaram os dez primeiros, que marcaram pontos. Felipe Nasr fechou a prova em 15º.

Lewis Hamilton vence o GP dos Estados Unidos de 2016. FOTO: formula1.com.
Lewis Hamilton vence o GP dos Estados Unidos de 2016. FOTO: formula1.com.

Resultado final do GP dos Estados Unidos:

resultadousa16

Volta mais rápida: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) com 1m39s877, na 55ª volta.

Classificação

classificacaoposgpdoseua

Previous post

JOGADAS DA SEMANA | NFL EM LONDRES E PINTURA DE BOATENG

Next post

OS MELHORES TIMES DA HISTÓRIA SEGUNDO A FOUR FOUR TWO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *