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HAMILTON VENCE EM MÔNACO E RENASCE NA TEMPORADA 2016

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Em uma corrida que começou com chuva e Safety Car, pista seca em outros momentos e alguns acidentes, Lewis Hamilton conseguiu espantar a “zica” que vinha lhe acompanhando em 2016. Com um pit stop a menos que os demais pilotos venceu o GP de Mônaco deste ano. A tarefa de Hamilton foi facilitada por um erro da Red Bull no segundo pit stop de Daniel Ricciardo (segundo colocado na corrida) e depois Hamilton usou a sua habilidade para segurar o australiano o restante da corrida com pneus ultramacios por 48 voltas. Sergio Pérez da Force India completou o pódio em terceiro.

Os pilotos brasileiros não tiveram um bom final de semana. Felipe Massa fez uma corrida dentro das possibilidades da Williams e terminou em 10º lugar. Já Felipe Nasr se envolveu em um acidente com o companheiro de equipe Marcus Ericsson e abandonou a corrida.

Lewis Hamilton vence em Mônaco, com Daniel Ricciardo em segundo e Sergio Pérez em terceiro. FOTO: Getty Images
Lewis Hamilton vence em Mônaco, com Daniel Ricciardo em segundo e Sergio Pérez em terceiro. FOTO: Getty Images

A corrida

Largada – A previsão de chuva se confirmou. E por questões de segurança, por causa da pista molhada e dos apertados muros do Principado, a direção de prova optou por realizar a largada sob safety car.

2/78 – Enquanto os pilotos faziam fila atrás do carro de segurança, Daniil Kvyat enfrentava problemas com sua STR. O russo parou nos boxes, chegou a trocar o volante e voltou para a pista.

4/78 – Pouco depois, Kvyat voltou aos boxes, mas apesar dos mecânicos estarem preparados, ele passou direto pelo pit lane e retornou para a prova. Enquanto isso, Hamilton era um dos pilotos que pedia a saída do safety car e o começo efetivo da corrida.

7/78 – Após sete voltas atrás do safety car, finalmente a direção de prova autorizou a largada. Ricciardo manteve a liderança, seguido por Rosberg, Hamilton, Vettell e Hulkenberg. Massa, que havia herdado a posição de Kvyat, era 13º, e Nasr, que largara em último, era o 19º.

Largada do GP de Mônaco após a saída do Safety Car. FOTO: formula1.com
Largada do GP de Mônaco após a saída do Safety Car. FOTO: formula1.com

8/78 – Magnussen, da Renault entrou nos boxes e ousou colocar pneus intermediários. Já seu companheiro Palmer, mesmo com pneus de chuva extrema, aquaplanou na reta principal e bateu na Sainte Devote, provocando o acionamento do safety car virtual, onde todos os pilotos precisam respeitar um limite de velocidade e as ultrapassagens são proibidas.

10/78 – Duas voltas depois, a direção de prova autorizou a retomada da corrida.

11/78 – Já com pneus intermediários, contra compostos de chuva extrema dos primeiros 16 colocados, Button, Magnussen, Nasr e Kvyat passaram a fazer boas voltas.

12/78 – Mas a pista continuava traiçoeira, com trilhos secos e o resto ainda muito molhado. Tanto que Raikkonen escorregou, tocou no muro e danificou a asa dianteira. O aerofólio prendeu embaixo da roda de sua Ferrari, e o finlandês, sem conseguir fazer curvas, acabou fechando Grosjean, que também se chocou com o muro. Kimi abandonou a prova.

Kimi Raikkonen ficou com a asa dianteira danificada e abandonou a corrida. FOTO: formula1.com
Kimi Raikkonen ficou com a asa dianteira danificada e abandonou a corrida. FOTO: formula1.com

13/78 – Os pneus de chuva ainda eram a melhor opção. E Ricciardo fazia melhor volta em cima de melhor volta, na casa de 1m36s, depois 1m35s, cerca de 2s mais rápido que os demais concorrentes. Em poucas voltas, o australiano colocou mais de 10s de vantagem sobre a dupla da Mercedes.

14/78 – Dos ponteiros, Vettel buscou se antecipar aos rivais e parou nos boxes para colocar pneus intermediários.

15/78 – Com ritmo alto, Rosberg segurava Hamilton. Mas na 15ª volta, o alemão não ofereceu resistência e deixou a porta aberta para o britânico assumir a segunda posição.  Mostrando que estava sendo segurado pelo companheiro, Hamilton virou 1m35s na volta seguinte, enquanto Rosberg virou de 1m40s.

17/78 – Hamilton passou a andar na casa de 1m34s, começando a diminuir a vantagem para o líder Ricciardo.

20/78 – Com a pista secando gradativamente, após 20 voltas, a maioria dos pilotos já havia trocado os pneus de chuva pelos compostos intermediários. Quem ainda não havia trocado aparecia nas seis primeiras posições: Ricciardo, Hamilton, Rosberg, Sainz, Pérez e Massa, além de Wehrlein, o 13º.

21/78 – Rosberg parou nos boxes, colocou pneus intermediários e se manteve na terceira posição.

21/78 – Kvyat e e Magnussem bateram na entrada da reta principal. Os dois vinham se estranhando há diversas curvas e o russo forçou a ultrapassagem, terminando no muro com o dinamarquês.

22/78 – Líder, Ricciardo, enfim parou nos boxes e optou por pneus intermediários. Com isso, a liderança provisória passou para Hamilton.

23/78 – Lá atrás, Verstappen dava um show particular. Largando do fim do grid, o holandês ia engolindo os adversários e já aparecia na zona de pontuação.

25/78 – O sol abriu de vez em Mônaco e o asfalto começou a secar ainda mais rápido. Ainda sem ter feito parada nos boxes, Hamilton vivia o dilema de pular logo para os compostos de pista seca ou trocar pelos intermediários. Com os compostos de chuva, o inglês foi rapidamente alcançado por Ricciardo, mas conseguia imprimir um ritmo suficiente para se manter à frente do australiano.

27/78 – Com apenas Hamilton e Wehrlein sem terem feito pit stops, a classificação era a seguinte: o britânico liderava, seguido por Ricciardo, Rosberg, Vettel, Hulk, Sainz, Alonso, Gutiérrez, Verstappen e Massa. Nasr aparecia em 15º

29/78 – Com o asfalto cada vez mais seco, mas com alguns trechos fora do trilho ainda molhados, Ericsson foi o primeiro a arriscar colocar os pneus slick. O sueco optou pelos compostos faixa roxa, os ultramacios, novidade para esta temporada que estreou nesta etapa.

30/78 – A parada do sueco foi o sinal. Hamilton, enfim, fez seu pit stop e colocou pneus ultramacios. Nas voltas seguintes, Rosberg, Pérez, Vettel, Hulkenberg, Sainz, Verstappen e Button também colocaram compostos para pista seca. Com isso, Ricciado reassumiu a ponta.

32/78 – Mas Ricciardo também foi para os boxes colocar pneus de pista seca. Os mecânicos, porém, não estavam preparados no momento do pit stop e tiveram que correr para levar os supermacios (faixa vermelha) para o carro. Com isso, o piloto perdeu muito tempo parado nos boxes, suficiente para perder a ponta para Hamilton.

35/78 – Após as paradas para pneus de pista seca, a classificação passou a ser a seguinte: 1º Hamilton (ultramacio), 2º  Ricciardo (supermacio), 3º Pérez (macio), 4º Vettel (macio), 5º Alonso (supermacio), 6º Rosberg (ultramacio), 7º  Hulkenberg (macio), 8º Sainz (supermacio), 9º  Button (supermacio), 10º Gutiérrez (ultramacio), 11º Massa (supermacio) e 12º Verstappen (macio).

36/78 – Andando acima do limite e se arriscando a cada volta, Verstappen perdeu o controle da RBR ao tocar em uma parte molhada da pista e acabou no muro. O acidente provocou mais um acionamento do safety car virtual.

Carro de Max Verstappen no guincho. Vencedor do GP anterior bateu e abandonou a corrida. FOTO: formula1.com
Carro de Max Verstappen no guincho. Vencedor do GP anterior bateu e abandonou a corrida. FOTO: formula1.com

37/78 – Na relargada, Ricciardo partiu para cima de Hamilton. O britânico errou a entrada da chicane na saída do túnel e permitiu que o australiano colocasse do lado. Mas Hamilton deu uma fechada, forçando o rival a frear para evitar o choque. “O que ele fez?”, reclamou Ricciardo pelo rádio. A direção de prova, porém, decidiu não punir o inglês.

Hamilton deu uma “fechada” em Ricciardo e o australiano reclamou. FOTO: Reuters
Hamilton deu uma “fechada” em Ricciardo e o australiano reclamou. FOTO: Reuters

42/78 – Massa deixou Gutiérrez para trás e voltou para a zona de pontuação, em décimo.

50/78 – Nasr se encontrava em 15º, logo à frente de Ericsson. Pelo rádio, a Sauber pediu para o brasileiro dar passagem para o companheiro. Ele, porém, se negou a abrir passagem. O sueco, então, forçou, e os dois acabaram batendo na Rascasse. O safety car virtual foi acionado novamente. Ambos tentaram seguir na corrida, mas depois abandonaram.

42/78 – Massa deixou Gutiérrez para trás e voltou para a zona de pontuação, em décimo.

50/78 – Nasr se encontrava em 15º, logo à frente de Ericsson. Pelo rádio, a Sauber pediu para o brasileiro dar passagem para o companheiro. Ele, porém, se negou a abrir passagem. O sueco, então, forçou, e os dois acabaram batendo na Rascasse. O safety car virtual foi acionado novamente. Ambos tentaram seguir na corrida, mas depois abandonaram.

Felipe Nasr e Marcus Ericsson se tocaram e abandonaram a corrida. FOTO: formula1.com
Felipe Nasr e Marcus Ericsson se tocaram e abandonaram a corrida. FOTO: formula1.com

51/78 – Lá na frente, Ricciardo tentava se reaproximar do líder Hamilton. O australiano chegou a colar novamente, mas na sequência perdeu terreno para o britânico. A dúvida passava a ser se o britânico conseguiria levar os pneus ultramacios até o fim da prova.

58/78 – No duelo pela quinta colocação, Rosberg passou Alonso na saída do túnel, mas cortou a chicane. Por precaução, o alemão preferiu devolver a posição para o espanhol.

61/78 – A previsão do tempo indicou a possibilidade de chuva a oito voltas do fim.

68/78 – Um grande pedaço de plástico caiu na pista e foi preciso o acionamento de mais um safety car virtual para a retirada do objeto.

70/78 – Confirmando a previsão da meteorologia, começaram a cair alguns pingos de chuva a oito voltas do fim da prova.

74/78 – Na ponta, Hamilton administrava uma vantagem de 4s para Ricciaddo. Mais atrás, o quarto colocado Vettel se aproximava de Pérez em busca de um lugar no pódio.

77/78 – Restando duas voltas, a chuva começou a apertar um pouco. Ela seguia fina, mas com muros tão próximos, qualquer erro teria consequências drásticas.

FIM DE PROVA – Apesar das gotas de chuva, Hamilton levou o carro na ponta dos dedos para vencer a prova.  Ricciardo chegouem segundo, e Pérez completou o pódio. Vettel, Alonso, Rosberg, Hulkenberg, Sainz, Button e Massa fecharam a zona de pontuação.

Lewis Hamilton vence o GP de Mônaco. FOTO: formula1.com
Lewis Hamilton vence o GP de Mônaco. FOTO: formula1.com

Resultado final do GP de Mônaco:

resultadomonaco16

Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m17s939, na 71ª volta.

Classificação

classificacaocampeonato

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