HAMILTON É BICAMPEÃO
Lewis Hamilton é o campeão da temporada da Fórmula 1 de 2014. Após largar bem e tomar a pole de seu companheiro de equipe Nico Rosberg, o inglês administrou bem o andamento da corrida e cruzou a linha de chegada pela 12ª vez no ponto mais alto do pódio confirmando o seu segundo título na Fórmula 1.
Felipe Massa fez a sua melhor corrida em 2014 e chegou a ameaçar nas voltas finais Lewis Hamilton, mas ficou mesmo em segundo lugar, melhor resultado obtido na temporada de 2014. Valtteri Bottas completou o pódio em terceiro lugar.
Nico Rosberg bem que tentou, mas com problemas em seu ERS na segunda metade da corrida perdeu potência no carro, posições no grid e chegou somente em 14º lugar.
A temporada de 2015 iniciará mais uma vez na Austrália em Melbourne, no dia 15 de março do ano que vem, no provável horário de 3 horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
A largada foi limpa, mas movimentada. Hamilton largou melhor e tomou a ponta de Rosberg. Massa aproveitou-se da largada ruim de Bottas e assumiu o terceiro lugar enquanto o finlandês caiu para oitavo. Entre eles ficaram Button, Raikkonen, Alonso e Kvyat. Completavam os 10 primeiros Hulkenberg e Pérez. Lá atrás as Red Bulls de Ricciardo e Vettel, que tiveram que largar dos boxes por causa de uma punição, começaram a fazer uma corrida de recuperação.
Depois de 4 voltas, Hamilton já tinha 1,5 segundo de vantagem sobre Rosberg. Alonso superou Raikkonen e foi para os boxes na volta 6. Na volta seguinte Button Kvyat e Raikkonen fizeram seus pit stops. E na volta seguinte Grosjean fez seu pit stop.
O líder Hamilton fez seu pit stop na volta 11, junto com Bottas. Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg fazer seu pit stop. Massa, que liderava a corrida, fez seu pit stop na volta 14 e voltou em terceiro. Bottas ultrapassou Magnussen e assumiu o sétimo lugar. Pérez fez seu pit stop na volta 15.
Após 16 voltas, os dez primeiros eram: Hamilton, Rosberg, Massa, Ricciardo, Bottas, Magnussen, Vettel, Button, Alonso e Raikkonen, sendo que Ricciardo, Magnussen e Vettel ainda não tinham feito seus pit stops. Enquanto isto Kvyat rodou e saiu da corrida.
Hamilton lá na frente mantinha uma vantagem sempre ao redor de 2,5 segundos para Rosberg e Massa seguia tranquilo em terceiro lugar. Somente na volta 22 Magnussen e Vettel fizeram seus pit stops.
Rosberg deu uma “escapada” da pista e perdeu mais de 1 segundo em relação a Hamilton, que, ao final desta volta, já tinha 7 segundos de vantagem em relação ao alemão. Rosberg começou a perder potência por causa de problemas no seu ERS e Massa encostou no alemão. Na volta 27, Massa superou Rosberg “sem fazer força”. A esta altura da corrida o título estava cada vez mais próximo de Hamilton.
Ricciardo fez somente seu pit stop na volta 28, enquanto o motor da Lotus de Pastor Maldonado pegou fogo. Na volta seguinte, Button e Alonso fizeram seus segundos pit stops. E na outra volta foi a vez de Magnussen fazer o mesmo.
Hamilton também começou a ficar lento. Massa começou a tirar a diferença em relação ao inglês que, após 4 voltas, caiu de 13 para 9 segundos. Hamilton fez seu segundo pit stop na volta 32 e Massa reassumiu a ponta. Na volta 33 Bottas superou Rosberg e assumiu o terceiro lugar. Rosberg fez seu segundo pit stop na volta 35. E Bottas na volta seguinte.
Rosberg passou a “se arrastar” na pista e, na volta 38 foi ultrapassado por Vettel e caiu para oitavo. Enquanto isto Hulkenberg fez seu segundo pit stop. Na volta 40 os 10 primeiros eram: Massa, Hamilton, Ricciardo, Bottas, Pérez, Vettel, Rosberg, Button, Alonso e Vergne.
Massa finalmente fez seu segundo pit stop na volta 44 e colocou pneus supermacios. Enquanto isto Kobayashi abandonou a corrida.
Massa iniciou uma caçada em relação a Hamilton. Faltando 9 voltas para o final da corrida, a diferença entre eles era de exatamente 9 segundos. Na volta 48, Ricciardo fez o seu segundo pit stop.
Na volta 52, Rosberg ficou mais lento ainda e foi superado por Button, Alonso Vergne e Raikkonen, caindo para 11º, saindo da zona de pontuação. O alemão da Mercedes se “arrastou” até o final da corrida e terminou em 14º lugar.
O final da corrida ganhou em emoção. Massa, com os pneus supermacios, começou a tirar pelo menos um segundo por volta e diminuiu bastante a diferença para Hamilton. Mas o inglês ainda possuía “lenha pra queimar”. Administrou a vantagem e associado ao desgaste rápido dos pneus supermacios da Willians de Massa. cruzou a linha de chegada mais uma vez em primeiro lugar e confirmou o título da temporada de 2014 da Fórmula 1.
A festa do título foi emocionante. Hamilton fez “zerinhos” com o carro após o final da corrida e, a lá Ayrton Senna, carregou uma bandeira da Grã Bretanha até chegar para o pódio.
Quando chegou a área destinada aos carros dos 3 primeiros colocados a festa foi maior ainda. Hamilton recebeu (ainda de capacete) um beijo apaixonado de sua namorada, a cantora Nicole Scherzinger.
Destaque para Nico Rosberg que, ao final da corrida cumprimentou Hamilton pelo título e reconheceu como merecida a conquista do companheiro de equipe.
Resultado final do GP dos Emirados Árabes Unidos:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h39m02s619
2) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +2s5
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +28s8
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +37s2
5) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1m00s3
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1m02s1
7) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m11s0
8) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +1m12s0
9) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +1m25s8
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1m27s8
11) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1m30s3
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +1m31s9
13) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +1 volta
14) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1 volta
15) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
16) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1 volta
17) Will Stevens (ING/Caterham-Renault) +1 volta
Abandonaram:
Kamui Kobayashi (SUE/Caterham-Renault) 42 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 26 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 14 voltas
Volta mais rápida: Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) com 1m44s496, na 50ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) (Campeão) | 384 |
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 317 |
3 Daniel Ricciardo (ALE/RBR-Renault) | 238 |
4 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 186 |
5 Sebastian Vettel (AUS/RBR-Renault) | 167 |
6 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) | 161 |
7 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 134 |
8 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) | 126 |
9 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 96 |
10 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 59 |
11 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) | 55 |
12 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 55 |
13 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) | 22 |
14 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 8 |
15 Daniil Kyvat (RUS/STR-Renault) | 8 |
16 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) | 2 |
17 Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) | 2 |
18 Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) | 0 |
19 Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) | 0 |
20 Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) | 0 |
21 Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) | 0 |
22 Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) | 0 |
23 Will Stevens (ING/Caterham-Renault) | 0 |
24 Andre Lotterer (ALE/Caterham-Renault) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes (Campeã) | 701 |
2 Red Bull Racing-Renault | 405 |
3 Williams-Mercedes | 320 |
4 Ferrari | 216 |
5 McLaren-Mercedes | 181 |
5 Force India-Mercedes | 155 |
7 STR-Renault | 30 |
8 Lotus-Renault | 10 |
9 Marussia-Ferrari | 2 |
10 Sauber-Ferrari | 0 |
11 Caterham-Renault | 0 |
Para 2015
Para a temporada de 2015 as modificações que ocorrerão acontecerão mais fora dos carros desta vez. Ao contrário da última temporada onde os carros foram muito modificados (motores V6 Turbo no lugar dos motores V8, mudanças grandes na aerodinâmica, entre outras) a única mudança que será feita nos carros se trata em relação a uma nova regulamentação das dimensões dos bicos dos carros. Segundo a FIA, o objetivo desta mudança será melhorar a segurança e também o visual dos monopostos. Neste ano, por causa do novo regulamento técnico da categoria, várias equipes chamaram a atenção por terem adotado soluções aerodinâmicas que deixaram os carros feios ou, no mínimo, de gosto duvidoso.
Outra mudança diz respeito ao uso de motores para as equipes durante a temporada. Em 2015 só serão permitidos o uso de quatro motores para os pilotos durante uma temporada, ou seja, cada motor terá que durar, em média 5 corridas na temporada. O piloto que exceder este limite terá que largar do fim do grid e não dos boxes como na regra atual.
A principal novidade para a temporada de 2015 é a relargada com os carros parados. Tirando algumas exceções, onde a relargada em movimento será mantida, isto servirá para adicionar uma emoção adicional nas corridas. Além destas medidas, outras como o Safety Car virtual e a restrição na passagem de informações dos boxes para os pilotos vão passar a valer de maneira efetiva em 2015.
O calendário da temporada de 2015 será muito parecido com o de 2014. A principal diferença é o retorno do GP do México, que não ocorria desde 1992. O circuito será o mesmo utilizado até 1992, o Autódromo Hermanos Rodriguez localizado na Cidade do México, só que com sua estrutura reformada e traçado um pouco modificado em relação o utilizado até 1992. A corrida do México será realizada entre as corridas dos Estados Unidos e do Brasil, segundo o calendário divulgado até agora.
Uma das novidades mais esperadas para 2015 é o retorno da parceria entre McLaren e Honda. Ingleses e japoneses retomam a parceria que marcou a época mais vitoriosa da McLaren na Fórmula 1. Simplesmente os carros ingleses com motores japoneses, pilotados por Senna e Prost, ganharam 15 das 16 etapas da temporada de 1988, recorde quebrado somente pela Mercedes este ano. Porém as 16 vitórias da Mercedes foram conquistadas em 19 etapas. Ou seja, em números relativos o recorde ainda é dos ingleses. Será que o sucesso se repetirá em 2015?
Acerca disso, nada chama mais a atenção do que a “dança das cadeiras” de uma temporada para a outra. Mercedes e Willians continuarão com os mesmos pilotos da atual temporada, ou seja, Hamilton e Rosberg e Bottas e Massa continuarão nos mesmos lugares em 2015.
A Ferrari trouxe o alemão Sebastian Vettel da RBR para Maranello. Vettel terá a grande responsabilidade de levar novamente a Ferrari ao título do mundial de pilotos, fato que não ocorre desde 2007 e terá um duplo fardo pesado para carregar: o fato de o compatriota Michael Schumacher ter feito história na equipe, com cinco campeonatos de pilotos com a escuderia italiana, e a necessidade de ter que comprovar que é mesmo um grande piloto, independente de onde estiver. A temporada ruim de Vettel em 2014 colocou parte da sua reputação em xeque. Com certeza será um grande desafio para o novo alemão da Ferrari.
Se Vettel chega, Alonso sai. Após não conseguir conquistar um título pela equipe italiana, Alonso voltará para a McLaren, de onde saiu com alguns assuntos mal resolvidos em 2007. Mas pelo visto todas as “arestas” foram acertadas e Alonso será fundamental neste momento de mudança dos motores da equipe inglesa. Só ainda não sabe quem será seu companheiro de equipe. Button deu claros sinais de que irá se retirar da Fórmula 1 a partir de 2015 e Magnussen ainda não renovou contrato com os ingleses. E Raikkonen deve continuar da Ferrari em 2015.
A Red Bull manterá Daniel Ricciardo e o mesmo terá a companhia do russo Daniil Kvyat,vindo da Toro Rosso em 2015. Outro destaque será a estreia do brasileiro Felipe Nasr como piloto principal na próxima temporada. Durante o ano de 2014 o brasileiro correu a GP2 (categoria de acesso a Fórmula 1) e foi piloto de testes da Willians. Agora ele tentará a sorte na Sauber, que este ano fez uma temporada péssima. Não marcou pontos e ficou somente a frente da Caterham no mundial de construtores deste ano.
Falando na Caterham, a equipe ainda não sabe se conseguirá disputar a temporada de 2015. Com sérios problemas financeiros, tenta encontrar um novo investidor. A equipe já obteve uma vitória, com a permissão da FIA para que a equipe possa disputar a temporada de 2015 com o carro de 2014.
A Marussia não estará mais presente na Fórmula 1. Mesmo marcando seus dois primeiros pontos este ano, a equipe russa decidiu não continuar na F1, também pro problemas financeiros da mesma.
Outra equipe que terá que melhorar muito em 2015 é a Lotus. A equipe que chegou a vencer corridas em 2013, marcou somente 10 pontos em 2014 e ficou a frente apenas da Marussia, Sauber e Caterham no mundial de construtores este ano. Maldonado deve se arrepender amargamente de ter trocado a Willians pela Lotus em 2014.
Na contramão, a Willians foi a grande “ressurreição” desta temporada. Após marcar somente cinco pontos em 2013, a equipe inglesa renasceu nesta temporada. Associando-se um carro “bem nascido” ao motor Mercedes (o melhor desta temporada) a equipe de Sir Frank Willians voltou a ser competitiva. Fez a única pole position que não foi dos carros da Mercedes, na Áustria, e seus pilotos, Valtteri Bottas e Felipe Massa, subiram várias vezes no pódio ao longo do ano, sendo que em Abu Dhabi chegou a ter a possibilidade de vencer a corrida. A equipe inglesa conseguiu este ano o terceiro lugar no mundial de construtores. Para 2015, quem sabe as vitórias reaparecem?
E a Mercedes? Conseguirá manter o domínio amplo obtido em 2014, ou alguém será capaz de incomodar os alemães em 2015? O fato é que a temporada de 2014 acabou. Serão longos meses de espera até ouvirmos novamente o ronco dos motores. Até lá pessoal.
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