Home»+ Esportes»Grandes Rivalidades | Petra Schneider e Tracy Caulkins

Grandes Rivalidades | Petra Schneider e Tracy Caulkins

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Que tal nascer no mesmo dia da sua arqui-viral e passar boa parte da vida duelando com ela nas piscinas mundo afora? Pois o dia 11 de janeiro de 1963 deu ao mundo duas grandes rivais e campeãs olímpicas: a americana Tracy Caulkins e a alemã Petra Schneider.

Untitled-1

Petra nasceu em Chemnitz, na então Alemanha Oriental e Tracy em Winona, Minessota. As duas eram especialistas no nado medley (onde se mescla os quatro estilos de natação) e seu primeiro duelo foi no Campeonato Mundial de Natação de 1978, em Berlim, na prova dos 400 m medley. Tracy ainda conquistou mais quatro ouros nos 200 m medley, 200 m borboleta e nos revezamentos 4×100 livres e 4×100 medley, além da prata nos 100 m peito. Foi tida naquele ano como a maior revelação da natação feminina.

Entretanto, a partir de então, foi a vez de Petra se destacar. Depois da derrota em Berlim, a alemã nunca mais perdeu a prova dos 400 m medley para a rival americana. Se aproveitando do boicote americano aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, ela reinou soberana Baixou o recorde mundial de Tracy três vezes até a final (de 4:40.83 para 4:36.29) e levou o ouro nos 400 m medley, deixando a medalhista de prata Sharon Davies da Grã Bretanha 10 segundos atrás. Ela era detentora do recorde mundial da prova dos 200 m medley, mas como a prova foi cancela nos Jogos de Moscou, perdeu a chance de mais um ouro. Conquistou ainda a prata nos 400 m livres.

Petra em 1979, em preparação para os jogos de Moscou.
Petra em 1979, em preparação para os jogos de Moscou.

As duas se enfrentariam de novo no Mundial de Guayaquil, no Equador, em 1982. Petra venceu Tracy nas duas provas de medley, sendo que a americana ainda decepcionou, ficando com o bronze nas duas. A alemã ainda ganhou uma prata nos 400 m livres e quebrou seu próprio recorde mundial dos 400 m medley, com a marca de 4:36.10, que só seria quebrada em 1997.

Petra durante os Jogos Olímpicos de Moscou. FOTO: FINA
Petra durante os Jogos Olímpicos de Moscou. FOTO: FINA

Tracy parecia ter acusado o golpe. Petra vencia a americana sucessivamente e parecia imbatível. O novo encontro das duas seria em Los Angeles, para os Jogos Olímpicos de 1984, mas isso não aconteceu, pois foi a vez do bloco soviético boicotar os jogos. Assim, Petra não foi aos EUA e foi a vez Tracy dar show. Disputou e venceu as duas provas individuais de medley e mais o revezamento 4×100 m medley, mas sem conseguir bater os recordes mundiais da alemã. Mas não foi a mesma coisa.

Tracy durante competição na década de 70.
Tracy durante competição na década de 70.

Petra ainda teve uma mancha em sua carreira. Suas realizações eram vistas com desconfiança, devido à execução de um programa sistemático de doping na Alemanha Oriental, que mais tarde foi comprovado. Petra admitiu ter feito uso de esteróides e, em 2005, pediu para que o seu último recorde restante, o nacional alemão nos 400 m medley, fosse retirado.

Tracy em uma das finais de Loas Angeles, 1984.
Tracy em uma das finais de Loas Angeles, 1984.

Ao fim, as duas se aposentaram como grandes campeãs, mas sem o direito de um tira-teima final. No auge de suas carreiras, foram dois mundiais, sendo que cada uma superou a outra em um. Infelizmente, por culpa da Guerra Fria, esse grande duelo nunca foi visto em Olimpíadas.

 

Previous post

DIA DO FOTÓGRAFO | Imagens que marcaram a história do esporte

Next post

BALLON D'OR FIFA 2013 | CR7 É O MELHOR DO MUNDO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *