Home»Fórmula 1»GP DA INGLATERRA: ONDE TUDO COMEÇOU

GP DA INGLATERRA: ONDE TUDO COMEÇOU

0
Shares
Pinterest WhatsApp

f1

Imersos nas fases decisivas da Copa do Mundo, ás vezes temos a impressão de que o resto do mundo do esporte parou por causa da Copa. Porém, com a Fórmula 1 não é assim. E neste final de semana acontece a corrida em mais um templo sagrado da F1. Aliás, mais um não, o templo maior.

É impossível falar da história da Fórmula 1 sem citar o Circuito de Silverstone, pois foi simplesmente lá que ocorreu a primeira corrida da história da Fórmula 1.

Imagem da primeira largada de uma corrida de Fórmula 1 na data de 13 de maio de 1950. FOTO: totalrace.com.br.
Imagem da primeira largada de uma corrida de Fórmula 1 na data de 13 de maio de 1950. FOTO: totalrace.com.br.

Na data de 13 de maio de 1950, para um público estimado de 100 mil pessoas, entre eles o rei e a rainha da Inglaterra foi realizada a primeira corrida de Fórmula 1 da história em um antigo aeroporto militar utilizado durante a Segunda Guerra Mundial na cidade de Silverstone na Inglaterra, adaptado como circuito automobilístico. Era o primeiro capítulo desta modalidade esportiva que já possui 64 anos e que já transformou pessoas comuns em deuses do Olimpo esportivo mundial.

Imagem do traçado de Silverstone em 1950 onde pode-se ver as antigas pistas utilizadas como aeroporto militar durante a Segunda Guerra Mundial. FOTO: wp.clicrbs.com.br.
Imagem do traçado de Silverstone em 1950 onde pode-se ver as antigas pistas utilizadas como aeroporto militar durante a Segunda Guerra Mundial. FOTO: wp.clicrbs.com.br.

Voltando para 2014, após a vitória de Ricciardo no Canadá e a dobradinha da Willians nos treinos classificatórios do GP da Áustria, parecia que a realidade mudaria um pouco na disputa do campeonato este ano. Porém as Mercedes colocaram “ordem na casa” e fizeram novamente mais uma dobradinha ao final do GP austríaco com Rosberg ampliando sua vantagem sobre Hamilton. É melhor o inglês aproveitar a corrida em casa e começar a reagir logo, antes que seja tarde demais na disputa do campeonato deste ano.

  O circuito da corrida

O Grande Prêmio da Grã Bretanha (mais conhecido no Brasil como GP da Inglaterra) junto com o GP da Itália constituem-se nas únicas etapas da história da Fórmula 1 que sempre aconteceram de forma interrupta, ou seja, nestes 64 anos sempre durante uma temporada de Fórmula 1 as etapas da Grã Bretanha e da Itália sempre estiveram presentes no calendário da F1.

Além de Silverstone, a Fórmula 1 na “Ilha da Rainha” já utilizou os circuitos de Aintree e de Brands Hatch pare realização de corridas da categoria, sendo que 1955 á 1986 a corrida ocorria um ano e Silverstone e no ano seguinte em Aintree ou Brands Hatch e voltando no outro ano para Silverstone. Somente em 1987 é que a etapa da Grã Bretanha passou a ocorrer somente em Silverstone.  Ainda ocorreu uma corrida em Donington Park no ano de 1993, mas que valeu como GP da Europa e não como GP da Grã Bretanha.

O lendário circuito de Silverstone passou por várias modificações desde a primeira corrida realizada por lá em 1950 para atender as exigências da FIA ao longo dos últimos anos. O traçado atual utilizado composto por retas, várias curvas rápidas e algumas lentas (onde o traçado pode ser montado com combinações diferentes) possui 5891 metros e pode ser visto na figura abaixo.

Untitled-1
Circuito de Silverstone onde se realiza o GP da Inglaterra. Em cinza pode-se ver as outras formas de como pode ser montado o traçado do circuito. Foto: ra-gmr.blogspot.com.br

Pilotos e equipes devem ficar atentos. Na cinzenta Inglaterra a chuva é sempre possível de ocorrer, adicionando mais emoção à corrida.

Dados históricos

Nas 64 edições realizadas até agora do GP da Grã Bretanha desde 1950, 38 pilotos diferentes venceram lá. O italiano Giuseppe Farinafoi o primeiro vencedor, em 1950, correndo no antigo traçado de Silverstone.

Os maiores vencedores de GPs da Grã Bretanha são o inglês Jim Clark e o  francês Alain Prost com 5 vitórias cada, sendo que Prost é o maior vencedor em Silverstone, pois todas as suas 5 vitórias foram conquistadas lá. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Ferrari com 16 vitórias (13 em Silverstone), seguida pela McLaren, com 14 vitórias (12 em Silverstone).

A pole mais rápida do atual traçado foi feita por Lewis Hamilton pela Mercedes em 2013 com o tempo de 1min 29s 507 (com os carros com motores V8) e a volta mais rápida foi feita por Fernando Alonso em 2008, pela Ferrari com o tempo de 1min 30s 874 (também com os carros com motores V8).

Expectativa para a corrida

Após um suspiro de uma possível novidade na disputa do campeonato deste ano com a vitória de Ricciardo no Canadá e a dobradinha das Willians no treino classificatório da Áustria Rosberg e Hamilton puseram a “casa em ordem” e fizeram novamente mais uma dobradinha vitoriosa ao final da corrida da Áustria.

Porém quem “lucrou” mais nestas duas últimas corridas foi Rosberg que anulou qualquer possível efeito negativo após a polêmica vitória em Mônaco e abriu uma boa diferença para seu companheiro de equipe Lewis Hamilton.

O inglês, aliás, deve aproveitar o fator “casa” e voltar a vencer, antes que a equipe comece a favorecer Rosberg na disputa pelo campeonato de pilotos.

A principal expectativa está em torno dos carros da Willians. Após o bom desempenho na Áustria, o time de Frank Wilians espera se firmar como segunda força nesta temporada, pois os títulos, tanto de pilotos, quanto de construtores, parece cada vez mais nas mãos da Mercedes.

Previous post

HISTÓRIAS DE COPAS | O MITO DA META AMERICANA: TIM HOWARD

Next post

MESMO SEM NEYMAR, VAI TER BRASIL E ALEMANHA!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *