GP DA ESPANHA: ROAD TO LISBOA
Tudo bem, a corrida vai ser na Catalunha e na Espanha existe toda uma rivalidade histórica entre as cidades de Madri (sede do governo central) e Barcelona (capital da província da Catalunha). Mas como a corrida é na Espanha não dá para não lembrar que, pela primeira vez, dois times da mesma cidade decidirão uma Uefa Champions League.
Em um dos principais torneios de futebol do mundo haverá uma disputa caseira. E, até agora, a temporada 2014 está sendo a mesma coisa. Neste caso é a disputa entre os companheiros de equipe Nico Rosberg e Lewis Hamilton da Mercedes. Após 3 longas semanas e com novidades nos carros, será que algo ou alguém conseguirá mudar esta realidade atual?
O circuito da corrida
O Grande Prêmio da Espanha já foi disputado em 4 circuitos diferentes (Pedralbes, Jarama, Montjuïc e Jerez) antes do que utilizado desde 1991 pela F1. O circuito localizado na cidade de Montmeló deteve por muito tempo o recorde de maior reta dos circuitos utilizados Fórmula 1 (atualmente pertence ao Circuito de Xangai, na China).
Um fato curioso ocorreu em 1986, quando a corrida era realizada em no Circuito de Jerez: Ayrton Senna venceu a corrida daquele ano com somente 14 milésimos de vantagem em relação ao inglês Nigel Mansell. Esta diferença é atualmente a terceira menor diferença de tempos entre um vencedor e um segundo colocado na história da F1.
Bem, apesar do “retão” existente é um circuito onde se é difícil ultrapassar (melhorou esta característica após os carros passarem a utilizar as asas traseiras móveis). Essa característica acabou gerando um fato, no mínimo curioso: de 1991 até 2012, todos os vencedores tinham largado necessariamente em uma das três primeiras posições no grid. Fernando Alonso quebrou esta escrita no ano passado, pois venceu a corrida, apesar de ter largado somente em quinto no grid.
O desenho atual utilizado na F1 é composto por 16 curvas, além de retas menores, nos seus 4655 metros, conforme pode ser visto na imagem seguinte.
Por anos o circuito foi utilizado pelas equipes em testes na pré-temporada. Porém este ano tais testes foram realizados nos circuitos de Jerez de la Frontera (localizado na Espanha também) e no circuito de Sakir no Barein.
Dados históricos
Nas 46 edições realizadas até agora do GP da Espanha desde 1951 (ocorreram períodos neste espaço de tempo em que a corrida não foi realizada lá ou não valeu para o campeonato daquele ano), 26 pilotos diferentes venceram lá. O argentino Juan Manuel Fangio foi o primeiro vencedor, em 1951, correndo no circuito de Pedralbes. Em Montmeló (circuito atual) o primeiro vencedor foi o inglês Nigel Mansell em 1991.
O maior vencedor de GPs da Espanha (e também maior vencedor no circuito de Montmeló) é o alemão Michael Schumacher com 6 vitórias, seguido por Jackie Stewart, Nigel Mansell, Alain Prost e Mika Häkkinen, com 3 vitórias cada. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Ferrari com 12 vitórias (8 em Montmeló), seguida pela McLaren, com 8 vitórias (4 em Montmeló).
A pole mais rápida foi feita por Mark Webber pela Red Bull em 2010 com o tempo de 1min 19s 995 (com os carros com motores V8) e a volta mais rápida foi feita por Kimi Raikkonen em 2008, pela Ferrari com o tempo de 1min 21s 670 (também com os carros com motores V8).
Expectativa das equipes
Após três semanas há uma única pergunta sendo feita para quem trabalha e acompanha a Fórmula 1: alguém será capaz de parar os carros da Mercedes? Durante esta parada as equipes desenvolveram novidades que visam diminuir o “abismo” que separa os carros alemães dos demais.
Sim, “abismo” é o termo correto. Pois depois de 4 corridas, com 4 poles, 4 vitórias (3 por dobradinha) onde em todas as corridas nenhuma equipe subiu mais de uma vez no pódio além das Mercedes (a Red Bull conseguiu duas vezes, mas Ricciardo foi desclassificado após o final da corrida na Austrália) nesta temporada, este é o termo mais apropriado para comparar o carro da Mercedes com os demais carros da atual temporada.
Será que iniciará um “novo” campeonato agora na Espanha ou a disputa “caseira” da Mercedes continuará a ser a tônica do campeonato em 2014? Como diria o ex-técnico do Cruzeiro Adílson Batista: “Vamos aguardar”.
Horários:
Classificação – 10/05/2014 (sábado), 09:00h (horário de Brasília)
Corrida – 11/05/2014 (domingo), 09:00h (horário de Brasília)
A classificação e a corrida serão transmitidos pela Rede Globo. Boa corrida para todos.
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