GP DO BRASIL 75 | A VITÓRIA DE PACE E A 1ª DOBRADINHA BRASILEIRA NA F1
![](https://blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2016/11/podiogpbrasil75.jpg)
Vencer no seu país uma corrida de Fórmula 1 costuma ser muito marcante na carreira de um piloto. Ter um companheiro da mesma nacionalidade logo atrás adiciona mais história ao acontecido.
Na etapa em nossa casa, relembraremos hoje o GP do Brasil que se destacou por ter sido palco da primeira dobradinha brasileira na história da Fórmula 1. E tinha que ser logo em casa, no antigo Interlagos, na tarde de 26 de janeiro de 1975.
![José Carlos Pace em 1975. FOTO: autogaragem.wordpress.com](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pace75.jpg)
Na largada, Jarier alinhou no primeiro colchete, ao lado de Emerson. Na segunda fila estavam Carlos Reutemann e Niki Lauda, seguidos por Clay Regazzoni e José Carlos Pace. Na largada, Reutemann saltou à frente de Jarier, Emerson se distraiu e foi pego pela bandeirada sem giro suficiente para arrancar forte. Largou mal e caiu para sétimo, enquanto Pace ganhou três posições e foi para terceiro, atrás de Jarier.
![Logo após a largada: Reutemann, Jarier, Pace, Regazzoni, Lauda, Scheckter e Emerson. FOTO: F1.com](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2016/11/largada75.jpg)
![Reutemann, Jarier e Pace. FOTO: Reprodução Revista Quatro Rodas fev/1975](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Reutemann_Jarier_Pace.jpg)
Na quinta volta Jarier passou Reutemann para assumir a ponta e passou a imprimir um ritmo muito rápido. Na volta seguinte ele já abria dois segundos de vantagem em relação ao argentino — em parte por que Reutemann havia diminuído seu ritmo de corrida, aparentemente por conta dos pneus dianteiros escolhidos.
Só que apesar da velocidade baixa entre a Ferradura e a Junção, Reutemann não deu chances de ultrapassagem, o que acabou segurando o pelotão atrás dele. Foi somente na 13ª volta que Pace conseguiu passar o argentino, após ganhar uma freada na Curva 3. Sem ninguém para amarrá-lo, ele começou a abrir distância de seu companheiro da Brabham, mas sem muitas chances de alcançar Jarier, que abrira mais de 30 segundos de vantagem.
Enquanto isso, Emerson ganhou a posição de Jody Scheckter, que abandonou a prova com problemas mecânicos e chegou em Lauda. À sua frente Clay Regazzoni passou Carlos Reuteman, cada vez mais lento, assumindo a terceira posição. Na 19ª volta, Emerson venceu a freada com Lauda na entrada da curva do Sargento e assumiu a quinta posição, atrás de Reutemann. Em duas voltas Emerson entrou no vácuo do Argentino, que percebeu que seria ultrapassado na Curva 3 e não defendeu a posição.
![Jarier sozinho em Interlagos. FOTO: F1.com](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2016/11/jarrier.jpg)
À essa altura Jarier e seu Shadow mantinham a vantagem arrasadora para os demais carros. Pace também estava bem à frente de Regazzoni que, por sua vez era mais rápido que Fittipaldi nas retas — diferentemente de Lauda. Por isso, Emerson decidiu poupar o carro e tentar uma ultrapassagem surpresa na curva do Laranja. Na 28ª volta ele saiu do vácuo do suíço da Ferrari, entrou na curva pelo lado de dentro e o passou para assumir a terceira posição, mais de dez segundos atrás de Pace. Emerson sabia que seria difícil, mas tentou diminuir a diferença para seu amigo e rival.
Jarier estava 24 segundos à frente de Pace, que imprimia um ritmo constante e cauteloso, quando o motor de seu Shadow começou a apresentar problemas. Em menos de duas voltas, no giro 33, o francês abandonou a prova deixando a dianteira livre para Pace, que só precisaria continuar ali por oito voltas para levantar o caneco. Emerson ainda tentou alcançar Pace, mas seu McLaren começou a escapar de traseira de forma anormal (lembram dos pneus doados por Donohue?) e o bicampeão achou mais prudente se manter em segundo e garantir mais seis pontos para a contagem do campeonato. Com cuidado e concentração Pace cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Emerson. Finalmente ele chegava ao topo. Finalmente o Brasil tinha dois de seus pilotos no pódio da Fórmula 1.
![José Carlos Pace a bordo de sua Williams. FOTO: F1.com](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pacewiliams.jpg)
Pace foi carregado pela multidão que invadiu a pista, subiu ao pódio com a esposa grávida, ganhou a coroa de louros — e deu um banho sem querer em Jochen Mass. Foi a primeira dobradinha brasileira na Fórmula 1, algo que se repetiria em julho daquele ano, desta vez com posições invertidas — Emerson no topo e Pace em segundo. (texto retirado do site flatout.com.br)
O vídeo a seguir mostra um resumo daquela histórica corrida.
Quem precisa mais do que nunca vencer pela primeira vez na terra do seu ídolo Ayrton Senna é o inglês Lewis Hamilton. Com Rosberg com uma grande vantagem de 19 pontos e com o alemão podendo ser campeão em terras tupiniquins, só resta ao inglês alcançar o topo mais alto do pódio para adiar a decisão do título para a última prova em Abu Dhabi. Pois caso seja Rosberg o vencedor da corrida, o título do Mundial de Pilotos será conquistado pela primeira vez pelo alemão da Mercedes.
O circuito da corrida
O Grande Prêmio do Brasil faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 1972, mas somente passou a ser oficialmente aceito como etapa oficial da categoria no ano seguinte.
Nestes 43 anos ininterruptos de GP do Brasil somente dois autódromos foram utilizados para o GP do Brasil: o extinto Autódromo Internacional Nelson Piquet (Autódromo de Jacarepaguá) e o atual o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos.
![Vista aérea do Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Circuito de Interlagos, bairro de São Paulo em que está situado. FOTO: rafaelschelb.wordpress.com](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2014/11/interlagos-1.png)
O Autódromo de Interlagos era um pouco diferente do que é hoje quando foi inaugurado. O circuito era bem maior, possuía 7960 metros.
Com a reforma iniciada em 1989 o autódromo “encolheu” e surgiu o famoso “S do Senna”. A montagem a seguir sobrepõem o circuito antigo e a versão atual para uma melhor diferenciação entre os dois.
![Sobreposição mostrando as diferenças entre o circuito de Interlagos de hoje e de 1973. FOTO: pt.wikipedia.org](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2014/11/sinulacao-interlagos-2.png)
Apesar de “encolhido” o Autódromo de Interlagos é ainda muito desafiador para os pilotos da categoria. Composto por duas longas retas e 15 curvas num total de 4309 metros de extensão. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa brasileira da Fórmula 1. O traçado do circuito pode ser visto na figura a seguir.
![Atual traçado do Circuito de Interlagos onde se realiza o GP do Brasil. FOTO: pt.wikipedia.org](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/11/interlagos-2015.jpg)
As condições climáticas do GP do Brasil são uma loteria. Treinos ocorreram em com pista seca e corridas com chuva e o contrário também é válido. Treinos e corrida começam com uma condição climática e mudam durante a realização dos mesmos. Uma loucura total.
Dados históricos
Foram realizadas até agora, 43 edições do GP do Brasil desde 1973, ano em que passou a valer como etapa oficial no calendário da Fórmula 1. De lá para cá 23 pilotos diferentes já venceram a nossa etapa da Fórmula 1. O brasileiro Emerson Fittipaldi foi o primeiro vencedor naquele ano no antigo Interlagos. Em Jacarepaguá o argentino Carlos Reutemann foi o primeiro vencedor em 1978. No novo traçado de Interlagos, o primeiro vencedor foi o francês Alain Prost em 1990.
Falando no francês ele é o maior vencedor de GPs do Brasil com 6 vitórias (5 em Jacarepaguá). Já em Interlagos o maior vencedor (e segundo em GPs do Brasil) é o alemão Michael Schumacher com 4 vitórias. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a McLaren com 12 vitórias (8 em Interlagos), seguida pela Ferrari com 10 vitórias (também 8 em Interlagos).
![O alemão é o maior vencedor em Interlagos, com 4 vitórias. FOTO: entrelinhasf1.blogspot.com](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2015/11/schumi.jpg)
A pole mais rápida do atual Interlagos foi feita por Nico Rosberg com uma Mercedes em 2014 com o tempo de 1min 10s 023 (com os carros com motores V6 turbo) e a volta mais rápida foi feita por Juan Pablo Montoya com uma Willians, também em 2004, com o tempo de 1min 11s 473 (com os carros com motores V10).
Expectativa para a corrida
O Mundial de Pilotos poderá ser decidido pela sétima vez na história no Brasil. Para que isto ocorra, o alemão Nico Rosberg precisa marcar sete pontos a mais que o seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton. A forma mais simples de isso ocorrer é Rosberg vencer pela terceira vez seguida no Brasil.
Mas há um fator que pode transformar o GP do Brasil numa loteria: a chuva. Segundo a previsão do tempo, há uma probabilidade de chuva para a hora do treino classificatório de 30% e para a hora da corrida de 80%.
Isso pode ajudar e muito Hamilton, que precisa vencer e que Rosberg seja no máximo 4º lugar para que ele chegue em Abu Dhabi, dependendo só do seu resultado para conquistar o tetra.
O problema é que o histórico de Hamilton no Brasil não ajuda. Nunca venceu por aqui, já perdeu um título mundial praticamente na mão (2007) e quase perdeu outro no ano seguinte. Traduzindo: Hamilton vai ter que lutar “contra tudo e contra todos” para manter-se vivo na disputa pelo Mundial de Pilotos de 2016.
Já para os pilotos brasileiros destaque para o último GP do Brasil de Felipe Massa na Fórmula 1. O piloto da Williams que venceu duas vezes aqui no Brasil (só não foram três porque Massa deixou Raikkonen vencer para que ele fosse campeão em 2007) se despede da Fórmula 1 ao final desta temporada. Massa fez bons trabalhos antes do acidente da mola na Hungria em 2009 e só não foi campeão no ano anterior por causa de erros bisonhos da Ferrari ao longo daquela temporada. Agora sem “braço” e sem “carro” vai tentar buscar uma melhor sorte em outras categorias do automobilismo mundial. Boa sorte Massa!
A diversão este final de semana é no nosso quintal. “Fé em Deus” e “Pé na Tábua” galera!
![Hamilton venceu no México, mas Rosberg tem grandes chances de ser campeão no Brasil. FOTO: formula1.com](http://www.blogstartsports.com.br/wp-content/uploads/2016/10/podiogpmexico16.png)
Horários:
Classificação – 12/11/2015 (sábado), 14:00h (horário de Brasília)
Corrida – 13/11/2015 (domingo), 14:00h (horário de Brasília)
O treino e a corrida serão transmitidos pela Rede Globo. Boa corrida para todos.
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