Dez jogos memoráveis do Maraca
Os domingos de Maracanã estão de volta. O templo do futebol brasileiro foi reinaugurado neste domingo, dia 02/06, com o amistoso entre Brasil x Inglaterra, que terminou empatado em 2×2. Renovado e mais moderno, o estádio Jornalista Mario Filho ainda não está 100% para a Copa do Mundo 2014, mas já mostra que trará uma nova cara ao futebol carioca e brasileiro.
Em homenagem ao estádio que já viu grandes partidas e ainda verá inúmeras ao longo da sua história, listamos 10 jogos que entraram para a história do Maracanã.
- Brasil 2×2 Iuguslávia (1971) | Jogo de despedida de Pelé
Foi o jogo de despedida do maior de todos os jogadores de futebol. Coube a Waguinho, atacante do Atlético-MG, formar a dupla com Pelé em sua última partida. Foi a despedida do Rei do Futebol da seleção brasileira e, como não poderia ser diferente, com o Maracanã de palco.
- Brasil x Combinado Estrangeiro (1973) | Jogo de despedida de Garrincha
Não foi nem de longe a melhor atuação do Mané no Maracanã, mas foi sem dúvida um jogo emblemático. A partida marcou o agradecimento de uma nação a um jogador que fez a alegria reinar no futebol. Um artista da bola que desfilou um futebol ingenuo e incrivelmente produtivo pelos gramados do mundo, tendo o Maraca como seu maior palco.
- Flamengo 2×1 Cobreloa (1981) | Final da Copa Libertadores
Libertadores nunca foi a onda do Maracanã. Em toda a história da competição apenas o Flamengo conquistou o título mandando seus jogos no estádio. Mas em 1981, não teve jeito. O melhor futebol do Flamengo superou a deslealdade e violência do time chileno e garantiu o primeiro título de um carioca na Libertadores.
- Fluminense 3×2 Flamengo (1995) | Final do Campeonato Carioca
Um jogaço que até o finzinho dava o título carioca ao Flamengo. Mas no meio do caminho tinha a barriga salvadora de Ranato Gaúcho, que entrou para a história do clássico com o seu gol inusitado. Foi uma daquelas partidas com todos os elementos para entrar para a história, inclusive, um gol de barriga.
- Brasil 3×1 URSS (1983) | O Grande Desafio de Vôlei Masculino
Como uma forma de promover o vôlei no Brasil, a CBV realizou uma série de quatro amistosos entre aquela que viria a ser a geração de prata do vôlei masculino brasileiro e a atual campeão mundial e olímpica, a poderosa União Soviética. Numa quadra montada no Maracanã, embaixo de chuva e sob os olhares de 95.887 pagantes (o maior público a céu aberto de um esporte olímpico). E deu Brasil, por três sets a um, de virada, com direito a um desabafo do narrador e organizador do evento, Luciano do Valle.
Sob o olhar atento de mais de 65 mil espectadores Pelé cobrou o pênalti mais famoso de sua carreira, marcando sobre Andrada o seu milésimo gol. Dizem que foi uma boa partida, mas todos os que foram ao estádio queriam ver apenas o gol de Pelé. E ele veio, tornando-se muito mais famoso do que a própria partida.
- Fluminense 1×1 Corinthians (1976) | Semifinal do Campeonato Brasileiro
Essa foi aquela que ficou conhecida como a invasão corintiana ao Maracanã. Valendo vaga na final do Brasileirão daquele ano, o jogo terminou empatado em 1×1 e foi decidido nos pênaltis, com vitória do Timão por 4×1. Reza a lenda que foram mais de 70 mil torcedores se deslocando de São Paulo para o Rio, dividindo ao meio o Maraca.
- Santos 4×2 Milan (1963) | Final do Mundial Interclubes
O jogo chave para o bicampeonato mundial do Santos de Pelé. Depois de ser atropelado em Milão com um 4×2 que colocou todos em alerta. No Maracanã, com cerca de 150 espectadores, o Santos saiu para o intervalo perdendo de 2×0, mas no segundo tempo fez quatro gols de forma espetacular e devolveu o placar de Milão, forçando a terceira partida. O jogo desempate também foi no Maraca e ficou 1×0 para o Santos, que garantiu assim o bicampeonato mundial.
- Flamengo 3×2 Atlético-MG (1980) | Final do Campeonato Brasileiro
Aquele que é tido por muitos como o melhor jogo da história do Brasileirão. Uma decisão entre as duas melhores equipes da época, com Reinaldo e Zico jogando o fino da bola. Mas aquele dia o jogo era de Nunes, que garantiu ao Mengão seu primeiro título de campeão brasileiro.
- Brasil 1×2 Uruguai (1950) | Final da Copa do Mundo
Era a chance de ganhar a primeira Copa do Mundo, jogando em casa e com o melhor time. O Brasil atropelou todo mundo e precisava apenas empatar com o Uruguai, mas não foi bem o que aconteceu. Barbosa que o diga.
Se não concordar fique a vontade para citar o seu jogo favorito. É mesmo uma heresia listar apenas 10.
No Comment