Com golaço de Ibrahimovic, Suécia vence e complica a França
A Suécia venceu a França por 2 x0 no encerramento do grupo D da Euro 2012, jogando em Kiev, na Ucrânia. O resultado foi comemorado à exaustão pelos fãs suecos, e muito lamentado pelos Franceses, que agora enfrentarão a Espanha nas quartas de final.
A Suécia já chegou eliminada para esta rodada e, como já haviamos dito no post do último jogo dos escandinavos, jogava pela sua honra diante da França, que buscava a classificação e defendia uma invencibilidade de 23 jogos.
A primeira chance da partida foi criada por Ribéry, que chutou para defesa de Isaksson. Pouco depois, Toivonen invadiu a área e chutou na trave do gol defendido por Lloris. No restante da primeira etapa, o jogo perdeu emoção, e a impressão era de que os franceses estavam levando o jogo em banho maria, já que a combinação dos empates em Kiev e Donetsk, já daria a classificação para a França em primeiro lugar do grupo.
No início da segunda etapa o cenário mudou completamente para os franceses com o gol da Inglaterra na partida em Donetsk. Pouco depois de saber o resultado da outra partida, os Franceses ficaram em desvantagem no placar. Após cruzamento da direita, Ibrahimovic acertou um voleio clássico, de movimentos perfeitos, e marcou o primeiro gol sueco na partida.
Após o gol, a Suécia obrigou o goleiro Lloris a fazer duas grandes intervenções. A primeira em um chute de Wilhelmsson, e a segunda em uma cabeçada de Mellberg.
Pouco depois a França retomou o controle do jogo e criou algumas chances de gol, mas sem grande eficiência nas finalizações. Para piorar a situação, a Suécia marcou o segundo gol no final da partida, com Larsson, encerrando de vez a invencibilidade francesa.
O resultado serviu para amenizar a eliminação sueca, que mesmo saindo da competição na primeira fase, mostrou um bom futebol contra Inglaterra e França, as duas favoritas no grupo, porém se complicou ao perder para a Ucrânia na primeira rodada. Na França, a derrota de hoje pode gerar duas situações distintas. Primeiro é deixar a equipe cabisbaixa e sem grandes perspectivas para a próxima partida, já que foram derrotadas por uma equipe já eliminada. A outra, que deverá ser explorada por Laurent Blac, é o fato de ter perdido a invencibilidade na hora certa (se é que existe boa hora para derrotas), pois essa má partida de hoje pode servir de alerta para enfrentar os atuais campeões europeus e mundiais.
SUÉCIA 2 x 0 FRANÇA
Suécia: Isaksson, Granqvist, Mellberg, J Olsson e M Olsson; Svensson (Holmén), Kallstrom, Larsson e Bajrami (Wilhelmsson); Ibrahimovic e Toivonen (Wernbloom). Téc: Erik Hamrén.
França: Lloris, Debuchy, Rami, Mexès e Clichy; Diarra, Nasri (Ménez), M’Vila (Giroud), Ben Arfa (Malouda) e Ribéry; Benzema. Téc: Laurent Blanc
Gols: no segundo tempo: Ibrahimovic, aos 8 minutos, Larsson, aos 46 minutos
Amarelos: Svensson e Holmén (SUE) e Mexès(FRA)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Local: Estádio Olímpico de Kiev.
No Comment