Home»Futebol Nacional»Brasileirão»Clássico Flamengo x Atlético MG vai muito além de R49 x Torcida Rubro-negra

Clássico Flamengo x Atlético MG vai muito além de R49 x Torcida Rubro-negra

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Hoje a noite, Flamengo e Atlético MG disputam a partida polemicamente adiada da 14ª rodada do Brasileirão, e finalmente a classificação do campeonato deixará de ter asteriscos. A partida é importantíssima para as duas equipes, primeiro por se tratar de três pontos que estão sendo colocados como fundamentais para ambas. Para o Fla, significa que a equipe irá alcançar os 34 pontos, dez a menos que o quarto colocado Vasco da Gama, e devido à mística pela campanha do título Nacional de 2009 (quando a esta altura do campeonato o Fla estava dez pontos atrás do líder), que pode impulsionar uma nova arrancada rumo ao G4. Já para o Galo, a vitória significa a diminuição da  vantagem do líder Fluminense, que cairia para apenas um ponto.

A partida também marca a volta de Ronaldinho Gaúcho ao Engenhão lotado com torcedores do Fla. O então R10 rompeu o seu contrato com o Fla unilateralmente, entrou com uma ação na justiça trabalhista pedindo o pagamento de mais de R$ 40 milhões devido a atraso de salários e direitos de imagem, além de multa. A ação trabalhista foi só a ponta do iceberg, já que a torcida cobrava uma melhor postura do craque dentro do clube, já que o jogador era figurinha fácil na noite carioca. A torcida do Fla promete uma recepção nada amistosa para o agora R49.

Devido ao adiamento da partida, a situação de cada equipe dentro do campeonato mudou. O Fla tinha acabado de contratar Dorival Jr, e seria a terceira partida do novo comandante rubro-negro. O Flamengo vinha em péssima fase, e havia sido goleado pelo São Paulo por 4 x 1 no Morumbi. Hoje a situação continua crítica, porém a equipe recebeu reforços e vem de uma vitória sobre o lanterna Atlético GO, triunfo que veio após sete rodadas de jejum. O Fla se encontrava na 13º colocação, e hoje está na 14ª, ainda ameaçado pelo rebaixamento.

Antes da 14ª rodada, o Galo era o líder do Brasileirão e vinha com uma longa série de invencibilidade. Na rodada anterior, os mineiro haviam empatado com o Fluminense, então terceiro colocado, e vinham embalados para conquistar mais uma vitória, agora sobre um Flamengo em crise. Hoje o Galo está em segundo lugar, quatro pontos atrás do líder Fluminense. A equipe sofreu uma brusca queda de rendimento no início do segundo, mas agora conta com a volta do atacante Jô para tentar a recuperação.

Mesmo com mudanças na situação das equipes, a vantagem continua sendo o Atlético MG, que continua tendo uma campanha muito melhor, porém a partida será realizada no Rio de Janeiro, e com um estádio lotado de flamenguistas, que  mesmo que compareçam para ridicularizar Ronaldinho Gaúcho, irá apoiar a sua equipe na busca pela vitória, que é fundamental para que o clube carioca tente ao menos se afastar do Z4.

Além de reunir todos estes ingredientes citados, Flamengo e Atlético MG já protagonizaram confrontos históricos no futebol Brasileiro. O primeiro deles foi a decisão do Campeonato Brasileiro de 1980, onde o Flamengo venceu o seu primeiro título nacional em uma das partidas mais sensacionais da história do futebol. Em 1981 as duas equipes se reencontraram na Libertadores, e após empatarem na disputa pelo grupo, “jogaram” um jogo desempate no Serra Dourada, na partida que nunca terminou graças ao polêmico árbitro José Roberto Wright. Em 2004, em uma fase negra para as duas equipes, Fla e Galo se enfrentaram pelo Brasileirão em que as duas equipes corriam risco de rebaixamento. O Galo venceu por 6 x 1. No fim as duas equipes escaparam da degola.

A partida de hoje promete ser mais um capítulo dessa história rivalidade, cheia de ingredientes para apimentar a partida mas com o grande intuito de somar mais três pontos em busca do objetivo maior, que para o Fla é a sonhada arrancada para o G4, e para o Galo a conquista do Brasileirão 2012.

Previous post

Palmeiras e Lusa comandam a seleção da 26ª rodada

Next post

Rodada quente no brasileirão com a direito a prova de fogo para o líder

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *