CINGAPURA: O BRILHO DE UM ESCÂNDALO
Bernie Ecclestone sempre foi adepto de coisas excêntricas e de um bom contrato com altos rendimentos financeiros. Juntando as duas coisas, ao mesmo tempo Bernie firmou em 2007 um contrato com o Governo de Cingapura e a empresa SingTel para o estabelecimento do Grande Prêmio de Cingapura, que teve uma grande novidade: seria a primeira vez que uma corrida de Fórmula 1 ia ser realizada à noite.
Para não fazer feio foi instalada na área do circuito uma iluminação muito potente para compensar a falta da luz do sol. O resultado? Uma imagem vale mais que mil palavras.
Mas logo em sua primeira temporada (2008) a corrida de Cingapura já foi alvo de polêmicas e trapalhadas. Tudo por conta do acidente do brasileiro Nelsinho Piquet durante a corrida. Apesar de estranho, nada fazia crer que naquele acidente havia uma intenção oculta nele. O mesmo pode ser visto no vídeo a seguir.
No entanto após ser demitido da Renault em 2009, Nelsinho resolveu revelar toda a trama envolvida entorno do seu acidente. Ele revelou que seu chefe, Flavio Briatore, mandou que ele batesse o carro de propósito para beneficiar seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, pois o mesmo já havia feito seu pit stop e os outros pilotos não o haviam feito ainda.
Com trocas de acusações de ambos os lados – incluindo até questionamentos por parte de Briatore sobre a orientação sexual de Nelsinho -, Briatore, Alonso, Nelsinho e o chefe de engenharia da Renault, Pat Symonds foram julgados. Nelsinho não sofreu punição e Alonso foi considerado inocente. Briatore e Symonds foram banidos da Fórmula 1 e de qualquer evento organizado pela FIA. No entanto, os dirigentes da Renault recorreram e no ano seguinte o banimento que fora estabelecido, acabou sendo suspenso.
A trapalhada ficou por conta da Ferrari. Felipe Massa liderava a corrida e foi fazer seu pit stop aproveitando a entrada do Safety Car, por causa justamente do acidente de Nelsinho Piquet. Porém a Ferrari havia implantado naquela temporada um novo sistema de comunicação para os pit stops, que substituía o clássico “pirulito” colocado à frente do piloto, por meio de sinais que apareciam no capacete do piloto. Se o sinal estivesse vermelho o piloto não podia sair. Só quando o mesmo ficasse verde é que o piloto poderia sair. Porém, algo deu errado e Massa foi liberado antes do seu reabastecimento ser concluído. O resultado disto…
E no final das contas, essa “barbeiragem” da Ferrari custou caro, pois naquela corrida o brasileiro não pontuou e Massa perdeu o título do campeonato de pilotos em 2008 para Hamilton, por apenas 1 ponto de diferença.
Retornando para 2014, LewisHamilton voltou a vencer uma corrida nesta temporada e demonstrou para todo mundo que ainda está vivo na disputa pelo campeonato de pilotos. O resultado também serviu para demonstrar que, quando nada de diferente ocorre, os carros da Mercedes continuam como francos favoritos para faturarem poles e corridas nesta temporada.
Felipe Massa finalmente conseguiu fazer uma corrida sem problemas e alcançou seu primeiro pódio este ano pela Willians. Fora da disputa pelo título, resta ao brasileiro tentar vencer a disputa interna com seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, para ver quem termina na frente do outro ao final da temporada. A vantagem de Bottas é grande, mas Massa quer demonstrar que ainda é capaz de pilotar em alto nível.
O circuito da corrida
O Grande Prêmio de Cingapura pertence à nova leva de países que passaram a integrar o calendário mundial da Fórmula 1 a partir de 1999, quando Bernie Ecclestone decidiu levar a Fórmula 1 para novos lugares, principalmente na Ásia.
Feito nas ruas do pequeno país asiático, cujo porto é o mais movimentado do mundo, a corrida apresenta justamente o diferencial de ser realizada à noite (fato que já não é exclusivamente de lá, visto que nos EAU a corrida começa de dia e acaba de noite e no Barein este ano a corrida passou a ser à noite). Composto por retas curtas e médias e incríveis 23 curvas, o traçado possui 5065 metros e pode ser visto na figura a seguir.
Apesar de ter condições climáticas semelhantes à da Malásia, a chuva não é presença muito vista nas corridas realizadas por lá até hoje.
Dados históricos
Nas 6 edições realizadas até agora do GP de Cingapura, desde 2008, 3 pilotos diferentes venceram lá. O espanhol Fernando Alonso foi o primeiro vencedor, pilotando uma Renault.
O maior vencedor do GP de Cingapura é o alemão Sebastian Vettel, com 3 vitórias alcançadas; seguido pelo espanhol Fernando Alonso, com 2 vitórias alcançadas. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Red Bull, com 3 vitórias, seguida pela Renault, McLaren e Ferrari com 1 vitória cada.
A pole mais rápida foi feita por Sebastian Vettel, pela Red Bull, em 2013, com o tempo de 1min 42s 841 (com os carros com motores V8) e a volta mais rápida por Kimi Raikkonen, pela Ferrari, em 2008, com o tempo de 1min 45s 599 (também os carros com motores V8).
Expectativa para a corrida
Após mais uma dobradinha da Mercedes parece que a possibilidade de surgir um outro postulante na disputa pelo título do campeonato de pilotos está descartada. Após o acidente na Bélgica, em que ambos os pilotos da Mercedes foram muito criticados (principalmente Rosberg) por todos na equipe, por terem jogado fora uma dobradinha certa, Hamilton e Rosberg não chegaram a protagonizar um confronto direto na Itália. Rosberg liderava, mas foi superado por Hamilton quando “passou reto” pela segunda vez na chicane da reta dos boxes. Em Cingapura será que este respeito mútuo continuará a ser feito?
Felipe Massa finalmente conseguiu aproveitar o que de melhor tem o carro da Willians e conseguiu subir ao pódio pela primeira vez nesta temporada na Itália. Será que em Cingapura a sorte continuará a sorrir para o brasileiro? Vamos aguardar.
Horários:
Classificação – 20/09/2014 (sábado), 10:30h (horário de Brasília). Corrida – 21/09/2014 (domingo), 08:40h (horário de Brasília). Boa corrida para todos.
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