BAHREIN 2010 – ALONSO VENCE NA ESTREIA PELA FERRARI
Pilotar um carro da Ferrari é algo desejado por muitos. Estrear e, de quebra, vencer é algo para poucos. Neste artigo relembraremos a vitória de Fernando Alonso, em sua estreia pela Ferrari no GP do Bahrein de 2010.
Em 2010 a temporada da Fórmula 1 começou… pelo Bahrein. Foi a única vez desde 1996 que uma temporada da Fórmula não começou na Austrália. Isto deveria ter ocorrido de novo em 2011. Mas devido a episódios relacionados à Primavera Árabe, a etapa do Bahrein não foi realizada neste ano.
Cercada de novidades, incluindo a etapa inicial, a Fórmula 1 iniciou sua caminhada em 2010 no Bahrein, pequeno país localizado no Oriente Médio aonde cuja riqueza que possui é obtida a partir da exploração de petróleo em seu território.
A temporada daquele ano prometia ser interessante: novas equipes, novo sistema de pontuação e o retorno às pistas do heptacampeão Michael Schumacher, eram somente alguns dos ingredientes que compunham a primeira corrida daquela temporada.
No sábado Sebastian Vettel fez a pole, com Felipe Massa em segundo, Fernando Alonso em terceiro e Lewis Hamilton em quarto.
“Na largada no dia seguinte, Sebastian Vettel manteve a ponta, Alonso superou Massa e partiu em perseguição ao alemão da Red Bull, mas sempre de olho no retrovisor. Rosberg roubou o 4º lugar de Lewis Hamilton. Michael Schumacher superou Webber, Button se manteve em 8º. Vitantonio Liuzzi pulou para o 9º e Rubens Barrichello ficou em 10º. Demonstrando que todos os pilotos que largaram do lado sujo da pista, tiveram mais dificuldade.
A única confusão no inicio da prova, foi de Adrian Sutil com Robert Kubica. O alemão da Force India fez sua primeira vítima do ano. E estragou o excelente fim de semana do polonês da Renault, que ainda sim, terminou em 11º. E o barbeiro do Adrian em 12º. Entre os pilotos novatos, destaque para Vitaly Petrov, da Renault. Vinha bem, colocando pressão em cima do Rubens, mas quebrou a suspensão dianteira de sua Renault. Hulkenberg, da Williams foi um que testou as áreas de escape do circuito e finalizou em 14º. Dos times novatos, apenas a querida Lotus finalizou, e com os dois carros.
Bruno Senna conseguiu andar 19 voltas com a Hispania, após o abandono, durante a entrevista, não entrou na onda emotiva da Globo, principalmente de Galvão Bueno, que queria que ele citasse o tio. Bruno limitou-se falar sobre sua corrida e que sua equipe terá um longo aprendizado. Pronto, papo encerrado. Se alguém achou a corrida chata, o trio da emissora conseguiu piorar ainda mais, aliás, as transmissões desse ano prometem ser um porre.
Tudo corria bem para a vitória de Vettel que não cometeu um erro sequer, e dominava a corrida, mas o carro da Red Bull começou a apresentar falta de potência no motor Renault, devido a um problema no escapamento. E Vettel, conheceu quem será realmente, seu maior adversário no ano, a confiabilidade. Foi superado facilmente nas retas por Alonso, Massa e Hamilton, que assim, formaram o pódio.
Com muita dificuldade e luta, o alemão da Red Bull chegou em 4º lugar. A dupla da Mercedes-Benz veio logo em seguida, com Rosberg à frente de Michael. Jenson Button, atual campeão, com a outra McLaren em um discreto 7º lugar. Mark Webber apenas em 8º, e um ótimo Vitantonio Liuzzi em 9º e Rubens Barrichello, fechando a zona dos dez que pontuaram”. texto retirado do blog Histórias e Velocidade.
Assim sendo, Fernando Alonso venceu a sua primeira corrida pela Ferrari logo na estreia. O vídeo mostrando um resumo desta corrida, pode ser visto a seguir.
Porém, como bem sabemos, após 5 temporadas sem conseguir ser campeão pela equipe italiana, Alonso foi para a McLaren ano passado e, por causa do acidente que sofreu na Austrália, ficará de fora da etapa do Bahrein em 2016.
A Ferrari tentará incomodar novamente as Mercedes como fez na Austrália. Mas quem deve está incomodado é mesmo Lewis Hamilton. Desde que foi campeão nos Estados Unidos ano passado, já são 4 corridas terminadas atrás de seu companheiro de equipe Nico Rosberg. É Hamilton, a vida não “tá” fácil pra ninguém.
O circuito da corrida
O Grande Prêmio do Bahrein faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 2004. De lá pra cá só não esteve presente no calendário da principal categoria do automobilismo mundial em 2011, em função dos protestos da população durante a chamada “Primavera Árabe”.
O circuito utilizado é o Circuito Internacional do Bahrein localizado na cidade de Sakhir. A pista do Barein foi desenhada por Hermann Tilke e, por isso, se assemelha muito a outros circuitos desenhados pelo alemão (como os circuitos de Sepang, Xangai, Marina Bay, Yas Marina, entre outros).
As quatro longas retas e 15 curvas, em sua maioria lentas, nos seus 5412 metros são servidas por grandes áreas de escape asfaltadas que dão uma grande segurança para os pilotos quando estão em ação a bordo de seus carros. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 57 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa do Bahrein da Fórmula 1.
O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.
Assim como em outros modernos circuitos, o circuito de Sakir possui diferentes formas de se montar a extensão a ser percorrida, incluindo uma versão em formato de oval não homologada. O clima é o desértico, caracterizado por dias quentes, noites frias e chuvas quase ausentes.
Dados históricos
Foram realizadas até agora, 11 edições do GP do Bahrein desde 2004. De lá pra cá, 6 pilotos diferentes venceram lá. O alemão Michael Schumacher foi o primeiro vencedor, em 2004. No entanto, Fernando Alonso é, até agora, o maior vencedor em Sakir (3 vitórias), seguido por Felipe Massa e Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, com duas vitórias cada um. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Ferrari com 4 vitórias, seguida pela Red Bull, Renault e Mercedes com 2 vitórias cada.
A pole mais rápida foi feita por Fernando Alonso pela Renault em 2005, com o tempo de 1min 29s 848 e a volta mais rápida foi feita por Michael Schumacher, em 2004, pela Ferrari, com o tempo de 1min 30s 252.
Expectativa para a corrida
Na noite do Bahrein veremos o que esperar das Ferraris para este início de temporada. Apesar de mais uma dobradinha da Mercedes, os carros italianos lideraram boa parte do GP da Austrália e prometem ser uma ameaça real ao domínio das Mercedes em 2016.
Já no time alemão Rosberg venceu o primeiro duelo da temporada com Lewis Hamilton. Se considerarmos desde o final da temporada de 2015, já são 4 vitórias seguidas de Rosberg, o que já gera um certo incômodo para Hamilton.
Fernando Alonso não disputará a corrida deste final de semana. Com fraturas na costela em função do forte acidente sofrido na Austrália o espanhol será substituído pelo piloto de testes da McLaren o belga Stoffel Vandoorne, de 24 anos, que fará sua estreia na Fórmula 1.
Os brasileiros vão fazer uma corrida no limite da capacidade de seus carros. Felipe Massa, se conseguir qualquer coisa acima do 5º lugar estará no lucro. Já Felipe Nasr, deve novamente ficar na parte de trás do grid. Com um carro mal nascido, a Sauber em 2016, tem tudo para terminar o ano somente a frente da nanica Manor. Traduzindo: vida dura para Nasr neste ano.
Horários:
Classificação – 02/04/2016 (sábado), 12:00h (12:45 começa a transmissão na TV aberta) (horário de Brasília),
Corrida – 03/04/2016 (domingo), 12:00h (horário de Brasília)
O treino e a corrida serão transmitidos pela Rede Globo. Boa corrida para todos.
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