Alguém será capaz de parar os dragões alemães?
Se o objetivo do novo regulamento era tirar a hegemonia da Fórmula 1 das mãos da Red Bull e de Sebastian Vettel, isto foi alcançado. O problema é que a Fórmula 1 chega à China com a sensação de que um predomínio de uma equipe continua. Só que agora este domínio é da alemã Mercedes. Mas, pelo menos, a disputa entre seus pilotos (Hamilton e Rosberg) promete ser intensa durante toda a temporada.
O circuito da corrida
Mais um dos circuitos modernos da Fórmula 1 desenhado por Hermann Tilke, o circuito de Xangai, na China guarda características semelhantes ao do circuitos de Sepang, na Malásia e de Sakir no Barein ou seja a presença de longas retas (sendo que, a reta oposta é a maior reta dos circuitos atuais da Fórmula 1, com incríveis 1170 metros de comprimento) e 16 curvas, em sua maioria lentas, nos seus 5451 metros, conforme pode ser visto na imagem seguinte.
Assim como em outros modernos circuitos, o circuito de Xangai possui diferentes formas de se montar a extensão a ser percorrida. O clima é o subtropical, e já ocorreram chuvas durante os treinos e corridas nos anos anteriores.
Dados históricos
Nas 10 edições realizadas até agora do GP da China desde 2004, 8 pilotos diferentes venceram lá. O brasileiro Rubens Barrichello foi o primeiro vencedor, em 2004. No entanto, Fernando Alonso e Lewis Hamilton são, até agora, os maiores vencedor em Xangai com 2 vitórias cada um. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Ferrari com 4 vitórias, seguida pela McLaren, com 3 vitórias.
A pole mais rápida foi feita por Sebastian Vettel pela Red Bull em 2009 com o tempo de 1min 33s 706 e a volta mais rápida foi feita por Michael Schumacher em 2004, pela Ferrari com o tempo de 1min 32s 238.
Expectativa das equipes
Enquanto o domínio da Mercedes parece cada vez mais evidente nesta temporada com uma disputa, até agora leal, entre seus dois pilotos as outras equipes buscam meios de quebrar este domínio dos carros alemães. Entre as demais principais equipes pode-se destacar o seguinte:
- A Red Bull busca se firmar como segunda equipe da temporada e, pelo menos até agora, o novato Daniel Ricciardo parece ter se adaptado melhor ao novo carro, do que o tetra-campeão Sebastian Vettel;
- A McLaren busca recuperar o rumo pois, despontava como uma possível concorrente direta a vitórias durante os testes da pré-temporada, mas não conseguiu terminar a corrida anterior com nenhum de seus dois carros;
- A Ferrari, na figura do seu presidente Luca di Montezemolo, pressiona a FIA (junto com a Red Bull) por mudanças no regulamento para ver se conseguem melhorar alguma coisa nos seus carros, já que na atual situação, a equipe está longe de alcançar um lugar no pódio, quanto mais uma vitória;
- A Willians demonstrou que tem um carro bom de velocidade final, mas que não é totalmente equilibrado aerodinamicamente. Isto, aliado ao fator de “consumir mais pneus” que os rivais, vem impedindo até agora que a equipe alcance as posições mais altas ao final das corridas.
Horários:
Classificação – 19/04/2014 (sábado), 03:00h (horário de Brasília)
Corrida – 20/04/2014 (domingo), 04:00h (horário de Brasília)
A classificação e a corrida serão transmitidos pela Rede Globo. Boa corrida para todos.
No Comment