Home»+ Esportes»A VOLTA DO GIGANTE DO FUTSAL: CARLOS BARBOSA É PENTA

A VOLTA DO GIGANTE DO FUTSAL: CARLOS BARBOSA É PENTA

0
Shares
Pinterest WhatsApp
Carlos Barbosa comemora o título na Liga Nacional. FOTO: Luca Erbes/Futura Press
Carlos Barbosa comemora o título na Liga Nacional. FOTO: Luca Erbes/Futura Press

O clube de futsal mais importante do esporte brasileiro está de volta ao topo. O Carlos Barbosa conquistou um inédito pentacampeonato da Liga Nacional de Futsal, superando os quatro títulos do Jaraguá. Um prêmio a excelência na administração de um esporte que vive refém de patrocinadores.

A história do clube está intimamente ligada à do futsal brasileiro. A Associação Carlos Barbosa de Futsal, ou simplesmente ACBF, foi fundada no dia 1º de março de 1976, na cidade de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul. É tricampeão mundial de clubes da FIFA (2001, 2004 e 2012), atrás apenas da equipe Espanhola do Inter/Movistar. Por sua causa, a cidade é tida como capital brasileira do futsal. E o mais importante: sobreviveu ao canibalismo da profissionalização do futsal.

Como na maioria das ligas brasileiras, como a de vôlei e de basquete, a Liga Futsal tomou por característica ser povoada por times de patrocinadores. Equipes fortes como Joinville, Orlândia, Jaraguá e Sorocaba, vivem dependentes de seus mecenas. O Corinthians, por exemplo, que tem o suporte do clube de futebol, e chegou entre os quatro primeiros nas últimas seis Ligas, vai cortar 70% do investimento no esporte e praticamente desmontar seu time. Outros, como Santos, Inter, Vasco e Atlético-MG, tiveram como destino o fim quando não se atrelaram a patrocinadores fortes. A ACBF sobreviveu a isso.

O time também precisa dos patrocinadores, mas construiu uma estrutura de base muito forte e, com toda a identidade que tem com seu município foi abraçado pela cidade. Isso ficou claro no título da liga. Com seu caldeirão, o ginásio Sérgio Luiz Guerra lotado, o time foi soberano contra os adversários e, depois de dois anos fora das semifinais voltou demolindo os adversários.

A torcida do Carlos Barbosa abraçou Pito e o time do Carlos Barbosa. FOTO: Ricardo Artifon
A torcida do Carlos Barbosa abraçou Pito e o time do Carlos Barbosa. FOTO: Ricardo Artifon

Foi segundo lugar na fase inicial com 13 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, ficando atrás apenas do ADC Intelli/Orlândia. Na segunda fase liderou seu grupo com 9 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Nas quartas-de-final despachou o São Paulo com um 4×1 e 4×2. Aí, veio o grande duelo da competição.

O Carlos Barbosa jogou a semifinal com o favorito Brasil Kirin/Sorocaba, de Falcão, que semanas depois seria campeão da Libertadores. Perdeu fora de casa por 3×0 e criou um clima típico de decisão para o jogo de volta. Com o ginásio lotado e uma pressão imensa da torcida, venceu por 7×5 e levou o jogo para a prorrogação. E foi no tempo extra que aconteceu a grande guinada rumo ao título. Uma vitória por 3×1, lindos gols e com direito ao craque Falcão brigando com torcedores e ficando de fora da decisão da Liga pela primeira vez desde 2005.

A final foi mais fácil do que se apresentava. Duas vitórias contra o ADC Intelli/Orlândia, por 5×3 e 5×1 garantiram o pentacampeonato da Liga Futsal. Teve até gol de bicicleta do nome da decisão e porque não do campeonato, Pito.

Um fator preponderante para esse sucesso vem da manutenção do técnico Marquinhos Xavier, questionado depois da eliminação para o Corinthians nas quartas-de-final da Liga do ano passado.

Melhor campanha, três jogadores na seleção da competição, momentos memoráveis e um show da torcida em todas as partidas. A verdade é que foi merecido demais o título. O Liga Futsal voltou para a sua casa. Parabéns ao Carlos Barbosa.

Previous post

PALMEIRAS E MARCELO DÃO A VOLTA POR CIMA E VENCEM A COPA DO BRASIL

Next post

JOGADAS DA SEMANA | AVE MARIA DOS PACKERS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *