Ano novo resultado velho
Como esperado, a Mercedes sobrou na primeira etapa do campeonato. Hamilton venceu e Rosberg chegou em segundo no GP da Austrália. Sebastian Vettel, agora pela Ferrari, completou o pódio.
Os pilotos brasileiros conseguiram também bons resultados. Se por um lado Felipe Massa ficou um pouco frustrado por ter perdido o a vaga no pódio para Vettel (ficando em quarto), Felipe Nasr fez história. Com o quinto lugar ao final da corrida o piloto brasiliense se tornou o primeiro brasileiro a pontuar em sua corrida de estreia na Fórmula 1. A próxima etapa da temporada será o GP da Malásia no Circuito de Sepang, em Sepang, no dia 29 de março, às quatro horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Pouco antes da corrida, a delegação médica da FIA anunciou que o finlandês Valtteri Bottas não teria condições de disputar o GP da Austrália. O companheiro de Felipe Massa, que largaria em sexto lugar, sentiu dores nas costas durante o classificatório e passou a noite no hospital. Além disso, o motor Honda da McLaren de Kevin Magnussen sofreu uma pane durante a volta de reconhecimento da pista. Por fim, a RBR de Daniil Kvyat teve um problema de câmbio. Com isso, apenas 15 pilotos alinharam. Foi o menor grid desde o GP dos EUA de 2005, quando apenas seis pilotos largaram, em razão da retirada das equipes que possuíam uma marca de pneus, por questões de segurança. Além de Bottas, Magnussen e Kvyat, os dois pilotos da Manor, que não conseguiu preparar o carro a tempo da corrida, ficaram fora. Vale lembrar que Fernando Alonso também não participou da abertura da temporada por causa de um problema físico.
A largada foi agitada. Lewis Hamilton saiu bem e manteve a liderança. Rosberg e Massa também seguiram em segundo e terceiro, respectivamente. Vettel e Raikkonen brigaram pela quarta posição e o finlandês foi obrigado a tirar o pé. Felipe Nasr, que fez ótima largada, vinha rápido logo atrás e acabou tocando na Ferrari e na lotus de Maldonado, que rodou e bateu no muro. Na confusão, a lotus de Grosjean também foi avariada e abandonou a prova. Com isso, o Safety Car entrou na pista. Sobraram apenas 13 carros.
Na relargada, Massa suportou a pressão de Vettel e se manteve em terceiro. Já Felipe Nasr conseguiu a ultrapassagem sobre Sainz Jr., da STR, e assumiu a quinta posição. Volta após volta, o brasileiro da Sauber suportava a pressão de Ricciardo e Kimi Raikkonen. E era o destaque do início da corrida. Enquanto isso, Lewis Hamilton liderava a prova com tranquilidade.
Na 17ª volta, Raikkonen foi o primeiro piloto das principais equipes a parar nos boxes. Ele perdeu tempo por causa de um problema no pneu traseiro. Sem sofrer tanto com o desgaste dos pneus como na última temporada, Felipe Massa parou na 22ª volta. Fez um ótimo pit-stop de 3s. Mas retornou para a pista atrás de Ricciardo e acabou perdendo toda uma volta para conseguir a ultrapassagem. Com isso, Vettel conseguiu ganhar a posição do brasileiro após a troca de pneus. Felipe Nasr também não se deu bem e perdeu o quarto lugar para Raikkonen, que colocou pneus macios, quando voltou para a pista.
Com os pneus médios, Felipe Massa passou a ser mais lento que Vettel nos quatro setores da pista. Com isso, a distância entre os dois passou a aumentar a cada volta. Verstappen, o piloto mais jovem da história da F-1 com 17 anos e seis meses, abandonou com um problema no motor quando estava em oitavo lugar. A partir da 35º volta, Ricciardo passou a pressionar Felipe Nasr. Com isso, o brasileiro passou a se defender e Raikkonen conseguiu abrir o suficiente para trocar os pneus e permanecer na quinta posição. Ele fez a segunda parada para colocar os pneus médios na 41º volta e retornou 4s8 à frente. O que a Ferrari não contava era que a roda traseira esquerda tivesse um problema que obrigaria o finlandês abandonar a corrida poucas voltas após sair dos boxes.
Faltando 15 voltas para o fim da prova, a principal briga na pista era entre Felipe Nasr e Ricciardo. A distância entre os dois não era superior a 1s. Mas o piloto da RBR não conseguia a ultrapassagem. Com os desgastes dos pneus, o brasileiro conseguiu abrir vantagem e teve mais tranquilidade na parte final da prova.
Lá na frente, Lewis Hamilton administrava a vantagem de 2s que tinha sobre Nico Rosberg durante toda a prova. Os dois pilotos da Mercedes não chegaram a brigar pela primeira posição em nenhum momento da corrida. Já Felipe Massa buscava tirar a vantagem de Vettel. Conseguiu diminuir para 2s8. Mas não passou disso. E precisou aceitar o quarto lugar. Quem não teve um dia bom foi Jenson Button. O inglês chegou em último lugar com a McLaren-Honda, em uma prova para esquecer.
Destaque no final para o ilustre convidado que apareceu para apresentar os pilotos ao comandar a cerimônia de premiação. Nada mais, nada menos que o eterno Exterminador do Futuro, Arnold Schwarzenegger.
Resultado final do GP da Austrália:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h31m54s067
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)+1s360
3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +34s523
4) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +38s196
5) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +1m35s149
6) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +1 volta
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1 volta
8) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +1 volta
9) Carlos Sainz Jr. (ESP/STR-Renault) +1 volta
10) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
11) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +2 voltas
Abandonaram:
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Max Verstappen (HOL/STR-Renault)
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)
Não largaram:
Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault)
Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda)
Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m30s945, na 50ª volta.
Mundial de Pilotos:
1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 25
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 18
3. Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) – 15
4. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) – 12
5. Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) – 10
6. Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) – 8
7. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 6
8. Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) – 4
9. Carlos Sainz Jr. (ESP/STR-Renault) – 2
10. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) – 1
11. Jenson Button (ING/McLaren-Honda) – 0
12. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 0
13. Max Verstappen (HOL/STR-Renault) – 0
14. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 0
15. Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) – 0
16. Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) – 0
17. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) – 0
18.Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) – 0
19. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) – 0
20. Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) – 0
21. Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) – 0
Mundial de Construtores:
1 Mercedes 43
2 Ferrari 15
3 Sauber-Ferrari 14
4 Williams-Mercedes 12
5 Red Bull Racing-Renault 8
6 Force India-Mercedes 7
7 STR-Renault 2
8 McLaren-Honda 0
9 Lotus-Renault 0
10 Manor Marussia-Ferrari 0
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