AS ALEGRIAS E TRISTEZAS DAS QUATRO DIVISÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO – SÉRIE A
Pois é leitores. Dezembro e Janeiro são sempre meses de agonia para os apaixonados pelo futebol no Brasil. São as férias e a pré-temporada dos times para o início de mais uma temporada no futebol nacional. Para diminuir esta agonia, vamos relembrar nesta e nas próximas edições quem fez bonito e quem “pagou mico” nas 4 divisões do futebol brasileiro na temporada de 2014.
SÉRIE A
Máquina azul celeste demole recordes e conquista o tetra
Durante boa parte da história do Campeonato Brasileiro foram poucos os times que conseguiram manter a hegemonia no principal torneio de futebol nacional por mais de uma temporada. Para se ter uma ideia de 1959 até 2013 somente Santos (1961 a 1965), Palmeiras (1972-1973 e 1993-1994), Internacional (1975-1976), Flamengo (1982-1983), Corinthians (1998-1999) e São Paulo (2006 a 2008) haviam conseguido conquistar o Brasileirão por duas ou mais temporadas seguidas.
Agora mais um time se ajunta a este grupo. O Cruzeiro Esporte Clube manteve boa parte do time campeão de 2013 e, com duas rodadas de antecedência, sagrou-se bicampeão consecutivo e tetracampeão somando-se as conquistas de 1966 e 2003 aos títulos de 2013 e 2014.
O título desta vez veio mais tarde – em 2013 o time celeste tinha sido campeão com 4 rodadas de antecedência – porém serviu para a Raposa estabelecer dois recordes:
- O de maior número de pontos conquistados na era dos pontos corridos (a partir de 2006, quando o campeonato passou a ter 20 clubes): 80 pontos;
- O maior número de vitórias em um campeonato (nas mesmas condições anteriores): 24 vitórias.
O jogo da taça foi contra o Goiás, na 36ª rodada. Em um Mineirão lotado e com o gramado muito encharcado por causa da chuva que caía na capital mineira, o Cruzeiro abriu o placar aos 12 minutos com Ricardo Goulart. Aos 22, Samuel empatou o jogo para os goianos.
O resultado ainda dava o título ao Cruzeiro, porém o São Paulo fez 1 a 0 no Santos, aos 9 do segundo tempo, aumentando a tensão no Mineirão. Porém, aos 17 minutos a tensão virou alegria com o gol de Everton Ribeiro, confirmando o que já se esperava há algumas rodadas: o quarto título brasileiro da raposa, colorindo de azul novamente o Brasil.
Os gols desta conquista histórica podem ser vistos a baixo, com a emocionante narração de Osvaldo Reis, o Pequitito, da Rádio Globo.
Resultado final do campeão após 38 rodadas:
Pontos | Vitórias | Empates | Derrotas | Gols Pró* | Gols Contra | Saldo |
80 | 24 | 8 | 6 | 67 | 38 | 29 |
* Melhor ataque da competição.
Também irão para a Libertadores em 2015
Além do campeão do Brasileirão, Cruzeiro, e o da Copa do Brasil, Atlético-MG (5º colocado no Brasileirão), São Paulo, Internacional e Corinthians serão os times brasileiros na Copa Libertadores em 2015.
Dos 5 times, somente o Corinthians terá que passar pela chamada “Pré Libertadores”, contra o Once Caldas da Colômbia. Abre o olho Corinthians. Esse filme eu já vi em 2011 com o Tolima.
Ficaram no quase
Grêmio e Fluminense ficaram durante a maior parte do campeonato dentro ou próximos do G4. Porém frustraram suas torcidas e ficaram no quase. Menos mal para o Grêmio que conseguiu a vaga para entrar na Copa do Brasil somente a partir das oitavas de final.
No meio da tabela
Atlético-PR, Santos, Flamengo, Sport, Goiás, Figueirense e Coritiba ficaram no meio da tabela. Enquanto uns chegaram a namorar as primeiras posições da tabela, outros ficaram durante muito tempo lutando contra a degola.
A surpresa do campeonato
Cotada pela maioria dos especialistas em futebol no início do campeonato como possível rebaixada e até lanterna do Brasileirão 2014, a Chapecoense não só se manteve na primeira divisão como ganhou a singela alcunha de “Chapeterror”, principalmente após imprimir goleadas expressivas sobre o Internacional (5×0) e Fluminense (4×1). A turma de Chapecó seguirá firme na Série A de 2015.
Salvo na tábua da beirada
O ano do centenário para os times no Brasil não costumam ser bom. No Palmeiras a escrita foi mantida. Com várias trocas de técnicos e contratações de qualidade duvidosa, o alviverde paulista só se livrou do rebaixamento na última rodada.
O empate por 1 a 1 com o Atlético-PR só foi suficiente porque o Santos, com um gol de Thiago Ribeiro, venceu o vitória por 1 a 0 em Salvador e impediu os baianos de superar os paulistas na tábua de classificação.
Vão jogar a Série B em 2015
Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma foram os quatro rebaixados para a Série B em 2015. Dos quatro que caíram o Botafogo merece um destaque especial. Após um bom ano de 2013 aonde o time terminou em quarto lugar no Brasileirão daquele ano e obteve uma vaga na Libertadores depois de 18 anos, esperava-se para 2014 algo melhor para o alvinegro carioca.
Porém a eliminação ainda na fase de grupos do torneio continental aliada à crise financeira do clube destruíram todo o bom trabalho feito em 2013 e levaram o time da “estrela solitária” novamente para a Série B do Brasileirão como já havia acontecido em 2002 .
Agora cabe a nova diretoria reerguer o “Glorioso” e coloca-lo novamente no caminho das vitórias e títulos que maçaram por muito tempo a história do Botafogo.
No Comment