Home»Futebol Nacional»Brasileirão»Série B»AS ALEGRIAS E TRISTEZAS DAS QUATRO DIVISÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO – SÉRIE B

AS ALEGRIAS E TRISTEZAS DAS QUATRO DIVISÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO – SÉRIE B

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Brasileirão

Joinville conquista sua primeira Série B e Santa Catarina irá fazer a festa na Série A em 2015

Desde a era dos Campeonatos Brasileiros lotados de times na década de 70, o estado de Santa Catarina não tinha tantos times na primeira divisão do Brasileirão. Além de Figueirense e Chapecoense que permaneceram na Série A em 2014, o Avaí e o Joinville, campeão da Série B, farão se Santa Catarina o segundo estado com mais times na Série A em 2015, atrás somente do estado de São Paulo.

Catarinenses farão a festa na Série A em 2015. FOTO: ndonline.com.br.
Catarinenses farão a festa na Série A em 2015. FOTO: ndonline.com.br.

O título do Joinville, aliás, não foi nada fácil de ser conquistado. O clube sempre esteve perto das primeiras posições. Porém durante o segundo turno o time teve uma sequência ruim de jogos e chegou a sair da zona de classificação para a Série A. Porém o time reagiu e após uma boa sequência de vitórias alcançou o acesso com 4 rodadas de antecedência. A liderança foi obtida em definitivo após a vitória no confronto direto contra a Ponte Preta na rodada seguinte.

O título só veio na última rodada. O Joinville precisava somente de um empate fora de casa contra o Oeste em Itápolis para ser campeão. Porém o adversário lutava contra o rebaixamento e precisava da vitória para não depender do resultado dos concorrentes. Enquanto isto a Ponte Preta, precisava vencer o desmotivado Náutico fora de casa e torcer por uma derrota do Joinville para ser campeã.

Enquanto em Recife o Náutico fez 1 a 0 na Ponte Preta, com Vinícius, o placar em Itápolis seguiu no 0 a 0 ao final do primeiro tempo.

A tensão subiu quando Cristiano fez 1 a 0 para o Oeste, aos 8 minutos do segundo tempo, e subiu mais ainda quando Renato Cajá empatou para a Ponte Preta, aos 15 do segundo tempo. Os dois jogos seguiam sem muita movimentação e o título se encaminhava para o Joinville, até que aos 47 do segundo tempo Adrianinho perdeu o que seria o gol do primeiro título de expressão da história centenária da Ponte Preta.

Adrianinho (ao centro) jogou pra fora a chance do título da Ponte Preta. FOTO: Anderson Stevens / Agência Estado.
Adrianinho (ao centro) jogou pra fora a chance do título da Ponte Preta. FOTO: Anderson Stevens / Agência Estado.

Melhor para o Joinville que mesmo com sem vencer seus últimos 3 jogos sagrou-se pela primeira vez campeão da Série B do Brasileirão.

Resultado final do campeão após 38 rodadas:

Pontos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra* Saldo
70 21 7 10 54 33 21

*Melhor defesa do campeonato.

Imagem dos campeões da Série B. FOTO: placar.abril.com.br
Imagem dos campeões da Série B. FOTO: placar.abril.com.br

Subiu, mas pela porta dos fundos

A grande decepção desta Série B foi o Vasco. Se em 2009 o “Time da Colina” subiu e foi campeão com várias rodadas de antecedência, em 2014 o time carioca subiu somente na penúltima rodada, após um frustrante empate de 1 a 1 num Maracanã lotado contra o Icasa. Ao final do jogo, ao invés de festa, ouviu-se foi uma sonora vaia vinda das arquibancadas do estádio. Os cariocas terminaram somente em terceiro lugar ao final do campeonato (só não foi pior por causa dos 6 pontos perdidos pelo América-MG). O vídeo a seguir mostra os gols do jogo e as vaias ao final do mesmo.

Competência e Sorte

A última vaga na Série A ficou com o Avaí. O time catarinense ficou por muitas rodadas entre os 4 primeiros, mas uma sequência de 5 derrotas tirou o Avaí do G4. Assim sendo, o time catarinense iniciou a última rodada em sexto lugar, precisando vencer seu jogo e contar com tropeços do Boa Esporte e do Atlético-GO para garantir o acesso.

O Avaí pegou o desmotivado Vasco, mas que mesmo assim deu muito trabalho aos catarinenses. Aos 27 do primeiro tempo Marquinhos de pênalti inaugurou o placar para os catarinenses. O placar seguiu inalterado até o final do jogo. Restava ao Avaí torcer pelo tropeço dos adversários. E eles tropeçaram para a alegria dos torcedores presentes na Ressacada que comemoraram o acesso ao final do jogo.

Marquinhos foi o herói do acesso do Avaí. FOTO: Jamira Furlani/Avaí FC.
Marquinhos foi o herói do acesso do Avaí. FOTO: Jamira Furlani/Avaí FC.

O injustiçado

O América-MG com certeza foi o time mais injustiçado da Série B. Líder da competição durante as primeiras rodadas o time mineiro chegou a perder 21 pontos pela escalação de um jogador irregular, denunciada pelo Joinville e apoiada pelo Boa Esporte, e cair para a lanterna do campeonato. Recuperou 15 deles mais tarde, porém os pontos perdidos tiraram o acesso do Coelhão em 2014. Resta agora lutar por um novo acesso em 2015. Avante Coelho!

América “subiu” em campo, mas perdeu a vaga no “tapetão”. FOTO: esportes.opovo.com.br.
América “subiu” em campo, mas perdeu a vaga no “tapetão”. FOTO: esportes.opovo.com.br.

Ficaram também no quase

Boa Esporte, Atlético-GO e Ceará chegaram à última rodada também com possibilidade de subirem para a Série A. A situação do time de Varginha era melhor, pois dependia somente dele mesmo para alcançar o acesso, enquanto o Atlético- GO e o Ceará tinham que vencer seus jogos e torcer por tropeços dos concorrentes.

O Atlético-GO, mesmo jogando em casa contra o desmotivado Santa Cruz, perdeu por 3 a 2 e viu o tropeço de alguns adversários não servirem para nada.

O Ceará além de não contar com os tropeços de alguns adversários foi derrotado por 1 a 0 para o Luverdense e ficará mais uma temporada na Série B.

Já o Boa pegou o rebaixado Icasa, no Ceará. O time de Varginha abriu o placar, mas sofreu a virada, e a derrota por 3 a 2, associada às vitórias de Avaí e América-MG tiraram da Coruja o inédito acesso à Série A do Brasileirão.

Icasa caiu, mas impediu acesso do Boa Esporte. FOTO: superesportes.com.br.
Icasa caiu, mas impediu acesso do Boa Esporte. FOTO: superesportes.com.br.

Continuam na Série B em 2015

Santa Cruz, Sampaio Corrêa, Paraná, Luverdense, Náutico, ABC, Oeste e Bragantino também seguirão na disputa da Série B em 2015. Enquanto uns chegaram a namorar as primeiras posições da tabela, outros ficaram durante muito tempo lutando contra a degola.

Mesmo com o apoio de sua torcida o Santa Cruz não conseguiu o acesso para a Série A. FOTO: blogs.ne10.uol.com.br
Mesmo com o apoio de sua torcida o Santa Cruz não conseguiu o acesso para a Série A. FOTO: blogs.ne10.uol.com.br

Vão para a Série C em 2015

América-RN, Icasa, Vila Nova-GO e Portuguesa irão jogar a Série C em 2015. Destaque para a Lusa que, após o rebaixamento na Série A em 2013, no STJD, por causa da escalação irregular do jogador Héverton na última rodada (em circunstâncias ainda meio nebulosas), não conseguiu recuperar-se deste baque e caiu agora para a Série C do Brasileirão. Será que a Lusa terá forças para se reerguer em 2015?

Portuguesa caiu novamente e jogará a Série C do Brasileirão em 2015. FOTO: jovempan.uol.com.br
Portuguesa caiu novamente e jogará a Série C do Brasileirão em 2015. FOTO: jovempan.uol.com.br

Previous post

AS ALEGRIAS E TRISTEZAS DAS QUATRO DIVISÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO - SÉRIE A

Next post

EMOÇÃO NAS QUARTAS DE FINAL DA COPINHA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *