HAMILTON 900
No histórico GP de Fórmula 1 de número 900, realizado no Barein, Lewis Hamilton fez um final de corrida épico e garantiu a vitória contra seu companheiro de equipe Nico Rosberg, que não conseguiu passar o inglês nas 10 voltas finais, mesmo usando pneus macios, de melhor rendimento que os duros utilizados por Hamilton. O mexicano Sergio Pérez chegou em 3º lugar com a Force India, completando o pódio.
Felipe Massa fez uma boa largada de novo saindo de sétimo para terceiro. No entanto, como a Willians optou por fazer três pit stops, terminou novamente em sétimo, e novamente, logo a frente de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, que terminou em oitavo.
A próxima corrida será disputada em Xangai, na China, no dia 20 de abril às quatro horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Enquanto Hamilton superou seu companheiro de equipe Rosberg, que tinha feito a pole position no dia anterior, Felipe Massa fez uma largada espetacular saindo de sétimo para terceiro, ficando atrás somente dos carros da Mercedes que protagonizavam uma disputa intensa, mas leal, entre ambos. Rosberg ultrapassou Hamilton mais tarde, porém o mesmo recuperou a primeira posição após a primeira sequência de Pit Stops.
Enquanto isso Massa foi ultrapassado por Sergio Pérez caindo para quarto, posição que manteve até à parada nos boxes. Massa conseguiu recuperar a terceira posição mais tarde, porém como a Willians optou por que seus pilotos fizessem três paradas ele não conseguiu sustentar esta posição.
A corrida teve emoção do início ao fim, onde o principal destaques foram as várias disputas entre pilotos da mesma equipe.
Porém a corrida também teve um momento muito feio. Na volta 41 o venezuelano Pastor Maldonado da Lotus foi o causador de um acidente em que acertou Esteban Gutiérrez da Sauber no final da reta dos boxes. Maldonado, que estava saindo do Pit Stop acertou Gutiérrez, que deu um giro de 360º no ar e teve que sair da corrida. Maldonado teve que cumprir um Stop and Go de 10 segundos terminando nas últimas posições da corrida. Aliás, a Lotus é uma das grandes decepções neste início de temporada entre as equipes que estão disputando a temporada de 2014.
O acidente forçou a entrada do Safety Car. Hamilton e Rosberg aproveitaram e fizeram seus últimos Pit Stops. Porém, em função de diferentes táticas, Hamilton saiu com pneus “duros” enquanto Rosberg saiu com pneus “macios”, de maior rendimento, porém de menor durabilidade. O mais curioso era que, entre os nove primeiros, os companheiros de equipe de Mercedes, Force India, Red Bull e Willians estavam juntos disputando diretamente posições na corrida. Após a relargada as disputas foram intensas. O principal destaque ficou por conta de Daniel Ricciardo da Red Bull. Ele conseguiu superar seu companheiro de equipe Sebastian Vettel e Nico Hulkenberg da Force India, e terminou em quarto, colado no terceiro colocado Sergio Pérez.
Hamilton deu uma aula de pilotagem nas voltas finais e não deixou que seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, mesmo com pneus de maior rendimento, o ultrapassasse, garantindo a vitória no GP 900 da história da Fórmula 1 e diminuindo a diferença para o líder Rosberg.
Massa fez uma boa corrida, mas em função da diferente estratégia optada pela Willians, de 3 paradas, perdeu posições para quatro carros, terminando novamente em sétimo. Outro aspecto interessante desta corrida é que cinco equipes, (Mercedes, Force India, Red Bull, Willians e Ferrari) puseram seus dois carros entre os 10 primeiros.
Resultado final do GP do Barein:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h38m42s743
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1s085
3) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +24s067
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +24s489
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +28s654
6) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +29s879
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +31s200
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +31s800
9) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +32s500
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +33s400
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +41s300
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +43s100
13) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +59s900
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1m02s800
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1m27s900
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 Volta
17) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +2 Voltas
Não completaram:
Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 40 Voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 39 Voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 33 Voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 18 Voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 17 Voltas
Melhor volta: Nico Rosberg (ALE / Mercedes) – 1m37s020 na volta 49
Mundial de Pilotos:
Classificação |
Pontos |
1 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) |
61 |
2 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) |
50 |
3 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Ferrari) |
28 |
4 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) |
26 |
5 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) |
23 |
6 Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) |
23 |
7 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) |
20 |
8 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) |
18 |
9 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) |
16 |
10 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) |
12 |
11 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) |
12 |
12 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) |
7 |
13 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) |
4 |
14 Daniil Kyvat (RUS/STR-Renault) |
3 |
15 Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) |
0 |
16 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) |
0 |
17 Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) |
0 |
18 Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) |
0 |
19 Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) |
0 |
20 Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) |
0 |
21 Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) |
0 |
22 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) |
0 |
Mundial de Construtores:
Classificação |
Pontos |
1 Mercedes |
111 |
2 Force India-Mercedes |
44 |
3 McLaren-Mercedes |
43 |
4 RBR-Renault |
35 |
5 Ferrari |
33 |
6 Williams-Mercedes |
30 |
7 STR-Renault |
7 |
8 Sauber-Ferrari |
0 |
9 Lotus-Renault |
0 |
10 Caterham-Renault |
0 |
11 Marussia-Ferrari |
0 |
No Comment