Home»+ Esportes»A HISTÓRIA DO SUPER BOWL

A HISTÓRIA DO SUPER BOWL

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Todo fã de NFL tem dois dias sagrados em cada ano do calendário Juliano, criado em 46 A.C. São eles, a primeira quinta-feira do mês de Setembro e o primeiro Domingo do mês de Fevereiro. O primeiro é o dia do êxtase total, que consiste no início da temporada, onde é quebrado o longo e tenebroso inverno da off-season. Já o segundo é um misto entre a expectativa e a tristeza (já que a data precede a off-season) que envolvem a grande final, o Super Bowl!

O Super Bowl é uma grande tradição para todos os amantes desse esporte maravilhoso. É o dia do ano em que pessoas pelo mundo todo, e não só os americanos, se programam para acompanharem a partida mais esperada de toda a temporada e de quebra aproveitar para celebrar o momento com amigos.

Mas nem sempre a grande final da NFL teve todo esse status na sociedade. Até meados dos anos 50, o futebol americano não era o primeiro esporte na preferência dos americanos, essa posição era ocupada pelo Beisebol. Tudo isso começou a mudar em 1958, quando a antiga NFL teve como finalistas o Baltimore Colts e o New York Giants. Os Colts venceram a partida por 23×17 e a peleja ficou conhecida como “The Greatest Game Ever Played” (O maior jogo já jogado, em tradução literal). Até então, este jogo teve a maior audiência já registrada e a partida foi jogada por nada mais nada menos do que 17 jogadores que integrariam o Hall da Fama no futuro.

Aproveitando o crescente interesse dos fãs, em 1960 foi criada a AFL (American Football League), uma liga que se mostrou uma grande rival para a NFL, que fora criada em 1920.

Pela primeira vez em sua história, a NFL se sentiu ameaçada e após a temporada de 1965, ambas as ligas resolveram fazer uma parceria e criaram uma partida que seria o tira-teima entre os seus campeões para saber qual era o melhor time dos EUA.

Inicialmente a partida se chamaria “The Big One”, porém o então presidente da AFL, Lamar Hunt, sugeriu o nome Super Bowl, em referência aos tradicionais Bowls universitários (jogos festivos entre equipes do College Football), pois o novo nome daria a impressão de que a partida seria o grande jogo no calendário esportivo americano.

Lamar Hunt foi o responsável pelo Super Bowl. FOTO:
Sporting News Collection Hologram/MEARS Photo LOA

Após todas as definições, ao final da temporada de 1966, Green Bay Packers, campeão da NFL, e o Kansas City Chiefs, campeão da AFL, se enfrentaram no Los Angeles Memorial Coliseum e protagonizaram o primeiro Super Bowl. A partida foi testemunhada por 61.946 espectadores e nem de longe teve o glamour dos dias de atuais.

A cobertura da imprensa, o show do intervalo, a expectativa dos fãs e os comerciais de televisão nem de longe lembram todo o ambiente no entorno das partidas atuais. Porém, dentro de campo a partida foi memorável e os Packers venceram por 35-10.

O formato permaneceu até a temporada de 1969, quando no ano seguinte NFL e AFL se fundiram e foi criada a nova NFL, que passou a ser dividida entre National Football Conference (NFC) e American Football Conference (AFC), onde as equipes que antes disputavam ligas diferentes, passaram a fazer parte da mesma liga e foram separadas em divisões. Após a temporada regular surgiram os playoffs e os vencedores de cada conferência seriam os protagonistas do Super Bowl.

Desde então, a grande partida da NFL passou por grandes transformações. A audiência televisiva aumentou ano a ano, os espaços publicitários cresceram exponencialmente, os shows do intervalo foram ganhando notoriedade e podemos afirmar que, hoje, o Super Bowl é um dos três maiores eventos esportivos do mundo, junto das Olímpiadas e da Copa do Mundo FIFA.

A você, fã de NFL, aproveite o próximo dia 3 de Fevereiro e faça todos os seus rituais sagrados do Super Bowl, principalmente se o seu time estiver entre os finalistas.

Já para os que ainda não são fiéis desse esporte, o Super Bowl pode servir como porta de entrada para o seu amor pelo jogo, pois posso garantir que muitos de nós iniciamos nossa trajetória em um Super Bowl qualquer do passado.

Previous post

GÊNIOS DO ESPORTE | MICHAEL SCHUMACHER, O ALEMÃO

Next post

PATRIOTS E A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *