1993 | SENNA SE TORNA O REI DE MÔNACO
Nada é mais exótico na Fórmula 1 que o GP de Mônaco. É a única etapa onde não é percorrida a distância mínima de 305 km (são somente 260 km) e como bem definiu o tricampeão Nelson Piquet (naquela frase que você á ouviu um bilhão de vezes): “Pilotar em Mônaco é como andar de bicicleta dentro de uma cozinha”.
O principado de Mônaco transpira história quando o assunto é automobilismo. A primeira corrida ocorreu por lá em 1929, 21 anos antes da existência da Fórmula 1. De 1950 pra cá, somente não ocorreu um GP de Fórmula 1 entre 1951 e 1954. Os quatro maiores vencedores em corridas de Fórmula 1 por lá somam nada mais, nada menos, que 16 títulos de mundiais de pilotos.
Mas a história de hoje trata do GP de Mônaco de 1993, quando Ayrton Senna da Silva se tornou de vez o “Rei de Mônaco”.
Antes da corrida daquele dia 23/05/1993, Damon Hill ouviu bastante da imprensa que Senna poderia tomar de seu pai, Graham Hill, o título de “Rei de Mônaco”, caso vencesse sua sexta corrida em Monte Carlo. Não seria fácil, pois o brasileiro largaria em terceiro.
Nada mudou na largada, exceto para Alain Prost. Ele queimou a largada e foi penalizado em 10 segundos. Não bastasse isso, o motor da sua Williams falhou e ele só conseguiu voltar depois de tomar uma volta de Schumacher, o novo líder.
Enquanto o alemão disparava na frente, Senna se contentava com o segundo lugar, que já lhe valia a liderança do campeonato. Mas um inesperado aconteceu.
O motor Ford de Schumi sofreu uma falha hidráulica na volta 33, tirando-o da briga e deixando o caminho livre para Senna. O tricampeão estava com tanta sorte, que os 16 segundos de vantagem para Damon Hill já bastavam, mas sua folga ainda aumentou. Tudo graças ao incidente envolvendo Hill e Berger na volta 70. Hill conseguiu se manter na prova, mas Berger acabou sendo obrigado a abandonar por causa da colisão. O pódio terminou com Senna, Hill e Jean Alesi, que levou sua Ferrari até o fim e herdou o terceiro posto do austríaco. Prost sobreviveu a toda falta de sorte e, com os problemas dos outros, acabou chegando em quarto. O brasileiro Christian Fittipaldi conseguiu um ótimo quinto lugar com a Minardi e Martin Brundle fehcou a zona de pontuação com o sexto lugar.
Após o GP de Mônaco, Senna se tornou líder do campeonato, com 42 pontos, contra 37 do vice, Alain Prost. Aliás, o brasileiro fez questão de destacar o fato de ter ultrapassado Prost duas vezes e colocado uma volta no seu principal rival.
“Ainda apertei o ritmo para evitar surpresas” (Ayrton Senna)
No pódio, Ayrton Senna ficou feliz com a elegância de Damon Hill, o segundo colocado, que o felicitou:
“Parabéns, Rei de Mônaco. Se meu pai fosse vivo, certamente viria cumprimentá-lo”
Trechos retirados do site: www.ayrtonsenna.com.br
Esse GP de Mônaco foi 39ª vitória de Senna na carreira e a terceira na temporada de 1993, justamente quando a Williams dominava a temporada. Ele não ficou com o título, como sabemos hoje, mas mostrou estar no auge de sua performance de Senna.
No vídeo a seguir podemos ver as voltas finais daquela corrida (a bandeirada ocorre em 4min36s).
Em Mônaco tudo pode acontecer. Em uma pista aonde vale muito mais o acerto aerodinâmico do que a potência final do motor é onde geralmente vemos resultados inesperados acontecer. Mas com Senna, nada podia ser considerado inesperado.
Para saber mais sobre o GP de Mônaco, ver o circuito e suas estatísticas, clique aqui.
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