VETTEL AUMENTA VANTAGEM COM VITÓRIA EM MÔNACO
Em uma corrida movimentada somente nas últimas 20 voltas, Sebastian Vettel (Ferrari) deu uma de Schumacher – superando Kimi Raikkonen (Ferrari) numa parada de pit stop – e venceu o GP de Mônaco pela segunda vez na sua carreira. Com a vitória e o 7º lugar do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), Vettel abriu 25 pontos de vantagem na liderança do Mundial de Pilotos. Daniel Ricciardo (Red Bull) completou o pódio. Felipe Massa (Williams) fez uma corrida dentro das possibilidades do seu carro e terminou a corrida em 9º lugar.
A próxima etapa da temporada será o GP do Canadá no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, no dia 11 de junho às 3 horas da tarde, horário de Brasília.
A corrida
Quando Jensen Button alinhou para a largada no GP de Mônaco, veio a surpresa. Direto de Indianápolis, Fernando Alonso mandou uma mensagem ao vivo pelo rádio. Button substituiu o espanhol na Mclaren em Monte Carlo, já que Alonso resolveu correr as 500 Milhas de Indianápolis (e como correu!).
Ao contrário do que costuma acontecer, a largada do GP de Mônaco foi limpa, sem nenhum grande entrevero. Kimi Raikkonen manteve a liderança com tranquilidade, seguido de Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. Tentando a ultrapassagem sobre Max Verstappen, Daniel Ricciardo tocou de leve o companheiro de equipe, mas ambos mantiveram suas posições, com o holandês em quarto e o australiano em quinto. Largando da 13ª colocação, Hamilton tracionou melhor e conseguiu a ultrapassagem sobre Stoffel Vandoorne. Felipe Massa manteve o 14º lugar. Voltando à F1, Jenson Button saiu dos boxes em último.
Vindo de um grande resultado em Barcelona, onde foi oitavo, Pascal Wehrlein largou em 18º, teve de ir aos boxes, e acabou solto pela Sauber na frente de Button. A FIA resolveu punir o alemão em 5s por ter atrapalhado o campeão mundial de 2009. Os dois ainda viriam a se encontram no fim da corrida em um acidente BIZARRO! Acompanhe…
Nico Hulkenberg teve problemas com o câmbio no carro da Renault, e foi obrigado a abandonar a corrida. Quase que simultaneamente, Sergio Pérez foi aos boxes efetuar a troca da asa dianteira, que estava danificada graças a um leve toque no muro. Com isso, Hamilton entrou na zona de pontuação pela primeira vez no dia, assumindo o 10º lugar.
Verstappen foi o primeiro do Top 5 a parar, e calçou sua RBR com pneus supermacios. O holandês voltou à pista na quinta colocação, iniciando uma perseguição à Mercedes de Bottas.
Na volta 34, o líder Raikkonen enfim foi aos boxes para efetuar a troca de pneus. A Ferrari perdeu um pouco de tempo na troca da roda traseira esquerda, em um pit stop de 3s4.
Com a pista livre, Vettel passou a voar baixo na tentativa de abrir uma distância suficiente para conseguir parar, e depois voltar na frente de Raikkonen. Deu certo. O alemão entrou nos boxes na volta 39, colocou pneus supermacios, e conseguiu voltar ainda na liderança.
Após o acidente de Jensen Button e Pascol Wehrlein, o safety car foi acionado. Na relargada, Vettel sustenta a liderança e ruma tranquilo para a vitória.
Ainda deu tempo para Ericsson, e depois Vandoorne errarem sozinhos, com ambos abandonando a prova. Desespero na McLaren, que estava conseguindo marcar o seu primeiro ponto na temporada…
Pérez também não quis ficar atrás, e fez uma barbeiragem, jogando Kvyat no muro. Melhor para o brasileiro Felipe Massa, que ganhou duas posições e terminou a prova em 9º lugar, entrando na zona de pontuação depois de um fim de semana bem complicado com a Williams.
Resultado final do GP de Mônaco:
Volta mais rápida: Sergio Pérez (MEX/Force India – Mercedes) com 1m14s820, na 76ª volta.
No Comment