Home»Futebol Nacional»O NORDESTE É DO BAHIA!

O NORDESTE É DO BAHIA!

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A Copa do Nordeste é o maior êxito do futebol Brasileiro em muitos anos. Não tem como escapar desta conclusão ao se analisar as médias de público de campeonato brasileiro, seleção tomando vaia até culminar com o famigerado 7×1 (que não serviu de ensino e ainda colocaram Dunga mais uma vez para ‘treinar’ o time nacional). Existe um retrato do futebol brasileiro, e existe um outro retrato da Copa do Nordeste.

Isso se deve a uma fórmula interessante, reunindo times com lastro esportivo e passional, que vêm na competição a verdadeira oportunidade de ganhar um título fora das suas fronteiras estaduais. Naquele retrato do futebol brasileiro, tem uma mancha muito feia no que tange à exclusão dos times fora da região centro-sul do país, que praticamente elimina as chances dos times do Nordeste de ganharem o campeonato brasileiro e também da Copa do Brasil. Talvez a parte mais triste do tal retrato, que elimina torcidas enormes e apaixonadas do certame nacional.

Campeonato que vale, com muitos jogos decisivos, com times nivelados entre si. Isso só pode ter um resultado: um campeonato bacana igual à Copa do Nordeste.

Nesta edição, a final calhou ainda calhou de envolver os dois times nordestinos com mais títulos em nível nacional. Bahia e Sport já ostentam títulos Campeonatos Brasileiros, Copa do Brasil e títulos nordestinos, nesta e em outras encarnações da competição. Desta vez disputaram mais um regional e fizeram uma senhora final. Do jeito que a competição merece!

Na ida, Ilha de Lost do Retiro lotada para um empate em 1×1. Jogo nervoso, pegado, truncado…. Do jeito que se imagina um jogo de ida de uma final. Na volta, padrão FIFA à parte, Fonte Nova como nos velhos tempos: tomada de tricolores, uma festa maravilhosa, como baianos sabem bem fazer. O recebimento ao time no estádio, o momento da ascensão do esquadrão á cancha, e a festa do título depois. Imagens fantásticas de um futebol de verdade. Vale à pena buscar estas imagens para se inspirar para sua próxima vez em um jogo do seu time.

 

O jogo, o esperado de uma finalíssima: Bahia jogou bem, não deu muita chance ao Sport, mas só fez um gol. Aí ficou daquele jeito que podemos imaginar: à flor da pele! Afinal, um lance fortuito podia empatar a contenda, e acabou que o Bahia se sagrou campeão com o 1×0.

Bahia ergue a taça. FOTO: ESPN

Um jogo nervoso, coroado com uma vitória, gera uma enxurrada de emoções. Bonito de ver a festa do título. A torcida do Bahia penou na Série B nos últimos anos, e quando viu seu time voltar para o lugar que a história concede aos tricolores da boa terra, na Série A e disputando títulos, soltou o grito e o choro. Merece!

No calendário embolado do futebol brasileiro, não dá muito tempo para o Bahia comemorar e nem para o Sport chorar as pitangas. Aliás, o Leão está envolvido em 5 (cinco!) competições simultâneas (Campeonato pernambucano – que não acabou ainda –, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sulamericana, ufa!). Mas vale à pena demais ver o Baêa ganhando novamente. Naturalmente, foi carnaval em Salvador.

Previous post

VETTEL AUMENTA VANTAGEM COM VITÓRIA EM MÔNACO

Next post

STARTCAST #3 - ADEUS, TOTTI!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *