ROSBERG VENCE NA ITÁLIA E VOLTA DE VEZ PARA A BRIGA PELO TÍTULO
Em uma corrida com pouca emoção após as primeiras voltas, Nico Rosberg (Mercedes) aproveitou-se do erro de largada do pole position Lewis Hamilton (Mercedes) e venceu o GP da Itália e diminuiu para somente dois pontos à distância em relação ao ainda líder Hamilton que, apesar da largada ruim, terminou a prova em segundo lugar. Sebastian Vettel (Ferrari) completou o pódio em terceiro lugar, para a alegria dos “tifosis” presentes em Monza.
Os pilotos brasileiros tiveram mais um final de semana ruim. Felipe Massa, que anunciou a sua aposentadoria da Fórmula 1 na Itália, terminou somente em 10º. Já Felipe Nasr, abandonou a corrida algumas voltas após se envolver em um acidente com Joylon Palmer (Renault) no início da corrida.
A próxima etapa da temporada será o GP de Cingapura no Circuito Urbano de Marina Bay, em Cingapura, no dia 18 de setembro às 9 horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Largada: Pole position, Hamilton demorou a arrancar e foi engolido por seus principais rivais, caindo para a sexto. Rosberg assumiu a ponta, seguido por Vettel, Raikkonen, Bottas e Ricciardo. Verstappen foi outro que largou mal e caiu de 7º para 10º. De 11º, Massa fez uma largada agressiva, deu um chega pra lá em Alonso e mergulhou por dentro na primeira variante, ganhando duas posições e subindo para 9º.
2/53 – Tentando se recuperar logo do prejuízo, Hamilton passou Ricciardo e assumiu o 5º lugar.
2/53 – Felipe Nasr, que largara em 18º, envolveu-se em um incidente com Palmer, teve um pneu furado e foi para os boxes. O inglês da Renault quebrou a asa dianteira no choque e também precisou fazer reparos.
6/53 – Nasr até tentou voltar para a corrida, mas recolheu para a garagem pouco depois.
9/53 – Três voltas depois foi a vez de Palmer também deixar a prova.
10/53 – Hamilton, enfim, conseguiu se aproximar de Bottas, acionou a asa móvel na reta principal e fez a ultrapassagem por fora, subindo para 4º.
14/53 – Quinto colocado, Bottas foi o primeiro dos ponteiros a ir para os boxes. O finlandês trocou os supermacios por macios e retornou em 8º.
15/53 – Imprimindo um ritmo forte, o líder Rosberg já havia aberto mais de 12s do segundo colocado Vettel em apenas 15 voltas.
16/53 – Considerado responsável pela batida com Palmer, Nasr foi punido com 10s pela direção de prova e só voltou para a pista para cumpri-la, recolhendo logo depois novamente.
16/53 – Em nono, Massa fez seu pit stop, colocou novo jogo de compostos macios e voltou em 10º.
17 e 18/53 – Vettel e Raikkonen fizeram suas paradas e colocaram outros jogos de pneus supermacios. Com isso, Hamilton subiu para a segunda posição.
20/53 – Rosberg e Hamilton, que largaram de pneus macios, eram os únicos dos líderes que não haviam parado nos boxes. Com 35s de vantagem para o terceiro colocado Vettel, o alemão da Mercedes poupava equipamento, enquanto o britânico, 15s atrás do líder, tentava recuperar terreno.
25/53 – O líder Rosberg fez seu pit stop e trocou os pneus macios pelos médios, visando ir até o fim da prova com apenas uma parada.
26/53 – Em segundo, Hamilton foi aos boxes na volta seguinte e seguiu a escolha de Rosberg, pneus médios para uma parada única, retornando em 4º, atrás da dupla da Ferrari.
28/53 – Pascal Wehrlein teve uma pane no carro da Manor e teve que parar na lateral da pista, sendo mais um a abandonar.
31 a 38/53 – Bottas,Vettel, Raikkonen, Ricciardo, Verstappen e Massa fizeram mais um pit stop.
38/53 – Punido com 5s por exceder o limite de velocidade nos boxes, Daniil Kvyat, da STR, preferiu recolher para a garagem e abandonou.
40/53 – Após 40 voltas, Rosberg liderava com 10s de vantagem sobre Hamilton. Vettel vinha 15s atrás, seguido por Raikkonen, Bottas, Ricciardo, Pérez e Verstappen. Completavam o top 10, Massa e Hulkenberg.
41/53 – Tentando se aproximar de Rosberg, Hamilton errou a freada na primeira chicane e teve que passar por fora da pista, vendo o companheiro abrir ainda mais na frente.
45/53 – A corrida seguiu com poucas movimentações ao longo de diversas voltas. A única atração era um duelo amistoso entre Alonso e Button, parceiros de McLaren, pelo 12º lugar. Melhor para o inglês, que estava com pneus supermacios contra macios do espanhol, e levou a melhor.
47/53 – Ricciardo quebrou a monotonia com uma bela manobra sobre Bottas. O australiano mergulhou por dentro na primeira chicane, freou o mais tarde possível e tomou o 4º lugar no braço.
53/53 – Com extrema tranquilidade, Rosberg levou sua Mercedes até a bandeirada, cruzando a linha de chegada com 15s de vantagem sobre Hamilton. Vettel completou o pódio, seguido de Raikkonen, Ricciardo e Bottas. Verstappen, Pérez, Massa e Hulk fecharam a zona de pontuação.
Resultado final do GP da Itália:
Volta mais rápida: Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) com 1m25s340, na 51ª volta.
Classificação
No Comment