HAMILTON VENCE NO CANADÁ E SEGUE À CAÇA DE ROSBERG
Em uma corrida sem grandes incidentes e contando com mais um erro na tática dos adversários, Lewis Hamilton venceu sua segunda corrida seguida em 2016 e diminuiu a diferença entre ele e o líder Nico Rosberg para somente 9 pontos. A tarefa de Hamilton foi facilitada por um erro da Ferrari que fez um pit stop a mais que o necessário em Sebastian Vettel (segundo colocado na corrida) e depois Hamilton usou a sua habilidade para segurar o alemão o restante da corrida. Valtteri Bottas da Williams completou o pódio em terceiro.
Os pilotos brasileiros não tiveram um bom final de semana. Felipe Massa estava fazendo uma boa corrida, mas teve que abandonar a mesma por problema de superaquecimento em seu motor. Já Felipe Nasr, que se envolveu em um acidente com Kevin Magnussen, terminou somente em 18º lugar.
A próxima etapa da temporada será o retorno do GP da Europa, só que desta vez a etapa europeia será realizada no Azerbaijão, no Circuito Urbano de Baku, em Baku, no dia 19 de junho às 9 horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Largada: Partindo de 3º, Vettel surpreendeu as duas Mercedes e pulou para a ponta. Pole, Hamilton acabou tocando roda com roda com Rosberg ao tentar defender o segundo lugar. Quem levou a pior foi o alemão da Mercedes, que saiu da pista e acabou despencando para nono, atrás de Alonso. Massa, que largou em oitavo, subiu para sétimo. Já Nasr, que começara em 18º, foi tocado por Magnussen, rodou e caiu para último.
1/70: Líder da corrida, Vettel errou a freada da última curva do circuito e teve que cortar a chicane. Mesmo assim, conseguiu se manter na frente. Hulk ganhou as posições de Alonso e Rosberg e subiu para oitavo. Após a primeira volta, a classificação era a seguinte: Vettel, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Raikkonen, Bottas, Massa, Hulkenberg, Rosberg e Alonso.
3/70: Rosberg ultrapassou Alonso e passou para nono.
7/70: Lá na frente, Vettel mantinha uma vantagem de cerca de 1s para Hamilton. Mais atrás, Rosberg, o nono, saiu da pista na chicane final e perdeu contato com o oitavo colocado Hulkenberg. Enquanto isso, Massa se distanciava na sétima posição.
10/70: RBR pede para Max Verstappen, 3º colocado, dar passagem para Daniel Ricciardo. Mas pilotos não trocam de posição.
11/70: Com um princípio de incêndio no motor, Jenson Button (McLaren) abandonou. O safety car virtual foi acionado.
12/70: Vettel aproveitou o período de safety car virtual, onde os pilotos precisam respeitar um limite de velocidade, para antecipar seu primeiro pit stop. Alemão trocou os ultramacios (faixa roxa) por supermacios (faixa vermelha) e retornou em quarto. Assim, Hamilton assumiu a ponta, seguido por Verstappen e Ricciardo. Vale lembrar que, como os pneus macios (amarelo) são obrigatórios na prova, Vettel ainda precisaria parar mais uma vez. Sexto, Raikkonen também parou e voltou em 14º e adotou tática igual ao do companheiro. Com isso, Massa subiu para sexto. Rosberg, por sua vez, deixou Hulk para trás e passou para oitavo.
17/70: Com um pit stop a mais, Vettel coloca por dentro de Ricciardo no hairpin e assume o terceiro lugar.
18/70: Um giro depois, alemão da Ferrari engoliu Verstappen na reta oposta e pulou para segundo. Enquanto isso, Raikkonen escalava posições e já aparecia entre os dez primeiros. Já Rosberg tentava pressionar Massa na briga pelo sexto lugar.
19/70: Jolyon Palmer (Renault) recolheu para a garagem. Fim de prova para o britânico.
21 a 24/70: Verstappen, Ricciardo, Bottas, Massa e Rosberg fazem suas paradas e colocam pneus macios (faixa amarela). Hamilton prefere seguir na pista e lidera, seguido por Vettel, Verstappen, Raikkonen, Ricciardo, Bottas, Pérez, Rosberg, Massa e Hulk.
25/70: Hamilton, enfim, faz seu pit stop e retorna em segundo. Vettel reassume a liderança, com 13s de vantagem para o britânico. Rosberg passa Pérez e sobe para sétimo.
34/70: Raikkonen para mais uma vez nos boxes e coloca os pneus macios (faixa amarela). Finlandês da Ferrari retorna em oitavo, atrás de Massa.
36/70: Mais veloz que Vettel, Hamilton reduziu a desvantagem para o alemão para menos de 10s.
37/70: Felipe Massa, que estava em sétimo, recolheu para a garagem e abandonou a corrida.
38/70: Por causa da obrigatoriedade do uso dos pneus macios, Vettel precisou parar mais uma vez nos boxes. Antes com cerca de 10s de vantagem para Hamilton, o alemão retornou 8s atrás do britânico, novo líder. Agora com pneus novos, ele teria 31 voltas para caçar o piloto da Mercedes.
39/70: Ricciardo errou a freada da chicane final e acabou perdendo o quarto lugar para Bottas na curva 1. Perdendo ritmo, o australiano fez outro pit stop na volta seguinte. E perdeu mais tempo pois a RBR demorou novamente nos boxes. Piloto voltou em sétimo.
41/70: Com pneus mais novos, Vettel passou a imprimir ritmo mais forte que Hamilton e reduziu a diferença para 6 segundos.
46/70: Em quinto, atrás de Bottas, Rosberg perguntava à Mercedes a respeito de algum problema em seu carro, já que diversos alertas piscavam em seu volante.
47/70: Em quinto, mas com vantagem segura para Raikkonen, Verstappen preferiu fazer mais um pit stop e colocou um novo jogo de pneus macios.
50/70: A 20 voltas do fim, Vettel reduziu a desvantagem para Hamilton para menos de 5 segundos.
52/70: Por causa de um pequeno furo no pneu, que o fazia perder pressão a cada volta, Rosberg precisou ir para os boxes, colocou outro jogo de compostos macios e voltou em 7º.
57/70: Com a faca nos dentes para tentar se aproximar de Hamilton, Vettel perdeu o ponto de freada da chicane final, passou reto e viu a vantagem subir para quase 6s.
58/70: Com pneus mais novos, Rosberg ultrapassa Raikkonen e sobe para quinto.
60/70: Enquanto Hamilton administrava a ponta com tranquilidade, Vettel tentava desesperadamente alcançar o inglês. O alemão, porém, voltar a errar a chicane final e viu a diferença subir para 7s. Após mais um erro, o piloto da Ferrari parece ter aberto mão da luta pela vitória.
65/70: Rosberg colou no quarto colocado Verstappen. O alemão tentou dar o bote, mas encontrou um jovem holandês encrespado, que não queria vender a posição barato.
69/70: Partindo para o tudo ou nada, Rosberg tentou passar Verstappen por fora na última curva e acabou rodando.
70/70: Lá na frente, Hamilton cruzou a linha de chegada com 5s de vantagem para Vettel. Bottas completou o pódio 45 atrás do britânico.
Resultado final do GP do Canadá:
Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m15s599, na 60ª volta.
No Comment