O MOVIMENTADO GP DA CHINA DE F1 DE 2010
Há corridas que costumam ser tão movimentadas e cheias de alternativas que é impossível destacar somente um personagem ou episódio importante. Hoje vamos lembrar o que aconteceu no movimentado GP da China do ano de 2010.
“O GP da China, 4° etapa do mundial de F1, foi marcado mais uma vez pela chuva, que tornou a corrida confusa e bastante emocionante. E contando com uma estratégia oportunista, de não trocar os pneus logo no início da prova, Jenson Button da McLaren conseguiu sua segunda vitória no ano e assume a liderança do campeonato. Lewis Hamilton também fez uma ótima corrida, conseguindo varias ultrapassagens e chegou a apenas 1s5 atrás de Button garantindo a dobradinha da equipe Mclaren. Nico Rosberg da Mercedes também andou muito bem, e conseguiu subir ao pódio na 3° posição.
Fernando Alonso protagonizou uma corrida marcada por confusões misturada com ousadia, queimou a largada e foi punido, com um drive-trough. Quando a chuva voltou todos foram para os pits novamente, e o espanhol fez uma ousada e perigosa ultrapassagem em cima de Felipe Massa na entrada dos boxes, Massa foi obrigado a por as quatro rodas de sua Ferrari na grama. Alonso conseguiu terminar em uma ótima 4° posição.” O vídeo a seguir mostra a manobra em questão:
“Robert Kubica mais uma vez soube tirar proveito das condições adversas da pista para conseguir um bom lugar na prova. Assim como Button e Rosberg o piloto da Renault não parou nos boxes para colocar pneus para chuva no começo da corrida, e com isto andou sempre entre os lideres, cruzando a linha de chegada em 5°.
Sebastian Vettel da Red Bull largou na pole, mas viu a liderança ir por água abaixo, quando a chuva começou a cair no circuito de Xangai, ele optou por ir logo para o boxes trocar os pneus, enquanto que os outros pilotos ficaram na pista. Vettel fez algumas ultrapassagens e travou uma dura disputa com Lewis Hamilton nos boxes, e ao final terminou na razoável 6° posição.
A zona de pontuação foi completada com o russo Vitaly Petrov que fez uma surpreendente prova levando sua Renault embaixo de chuva a 7° posição. Mark Webber com a outra Red Bull foi o 8°.
Felipe Massa, fez uma prova apagada, andando sempre mais lento que Alonso, Massa foi surpreendido com a ultrapassagem quase que desleal do espanhol na entrada dos pits, o que deixou-o esperando para trocar os pneus, Massa andou sempre no pelotão intermediário. E faltando 2 voltas para o fim, o brasileiro ainda conseguiu ultrapassar Michael Schumacher e ficar com a 9° posição.
Michael Schumacher mostrou claramente que ainda não se adaptou ao carro da Mercedes, o alemão que já está com 41 anos, sofreu com os adversários, não tendo um bom desempenho foi ultrapassado várias vezes, superado até mesmo pelo estreante da Renault, Vitaly Petrov. Ao final Schumi completou a zona de pontuação com o 10° lugar na prova.
Rubens Barrichello não conseguiu passar da 12° posição com sua Williams. Bruno Senna mesmo 2 voltas atrás dos lideres, levou sua limitada Hispania até o final da prova, chegando em 16°. Já Lucas Di Grassi, mais uma vez foi deixado a pé pelo carro da Virgin, e não completou a corrida.” (Texto retirado do site: Encontra Carros)
Neste ano de 2016, quem precisa reagir é o atual campeão Lewis Hamilton. Com duas poles, mas duas largadas ruins, o inglês está vendo o seu companheiro de equipe Nico Rosberg ter um início perfeito de temporada até agora, com duas vitórias em duas corridas. Abre o olho Hamilton! Rosberg parece que na temporada de 2016, não está somente a passeio.
O circuito da corrida
O Grande Prêmio da China faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 2004. De lá pra cá esteve sempre presente no calendário da principal categoria do automobilismo mundial.
O circuito utilizado é o Circuito Internacional de Xangai localizado na cidade de mesmo nome. A pista chinesa foi desenhada por Hermann Tilke e, por isso, se assemelha muito a outros circuitos desenhados pelo alemão (como os circuitos de Sepang, Sakir, Marina Bay, Yas Marina, entre outros).
Traduzindo: o circuito chinês possui longas retas (sendo que, a reta oposta é a maior reta dos circuitos atuais da Fórmula 1, com incríveis 1170 metros de comprimento) e 16 curvas, em sua maioria lentas, ao longo dos seus 5451 metros, as quais os pilotos deverão fazê-lo, em situações normais, por 54 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa chinesa da Fórmula 1.
O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.
Dados históricos
Foram realizadas até agora, 12 edições do GP da China desde 2004. De lá pra cá, 8 pilotos diferentes venceram. O brasileiro Rubens Barrichello foi o primeiro vencedor, em 2004. No entanto, o inglês Lewis Hamilton é o piloto que até agora mais venceu em Xangai com 4 vitórias, seguido por Fernando Alonso, com 2 vitórias. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a Ferrari com 4 vitórias, seguida pela McLaren e Mercedes, com 3 vitórias cada.
A pole mais rápida foi feita por Sebastian Vettel pela Red Bull em 2011 com o tempo de 1min 33s 706 e a volta mais rápida foi feita por Michael Schumacher em 2004, pela Ferrari com o tempo de 1min 32s 238.
Expectativa para a corrida
Se Hamilton faz a pole no sábado, perde a mesma logo na largada no domingo e Rosberg termina a corrida como vencedor. Pelo menos foi este o roteiro até agora das duas primeiras corridas na temporada. Com a retirada dos controles de tração na largada Hamilton vem “apanhando” mais para executar a mesma. E pra piorar Rosberg está nesta temporada de ânimo renovado.
Porém o que não estava nos planos foi o desastroso resultado do inglês nos treinos. Hamilton largará em último, devido a problemas no sistema de recuperação de energia de sua Mercedes. Como Nico sabe que um dia a atual supremacia da Mercedes pode acabar e ele não quer perder a chance de ser campeão do mundo possuindo o melhor carro da atual Fórmula 1, tratou logo de fazer a pole.
As Ferraris continuam por ali. Se destacaram nos treinos livres e sempre constituem uma ameaça à Mercedes. Só que no final das contas a impressão é que o time de Maranello ainda não tem condições de disputar de igual para igual com os carros alemães. Mas tratou de botar seus carros em terceiro e quarto.
Grosjean e a Haas vêm tendo excelentes atuações para uma equipe estreante na Fórmula 1. Com um 6º e um 5º lugares nas duas primeiras corridas é até agora a grata revelação desta temporada.
A Williams mostrou na corrida passada que possui um bom carro. Mas não sabe fazer estratégia. Após assumir o segundo e terceiro lugares logo na largada da mesma, optou por uma tática ruim que fez Massa e Bottas terminarem somente em 8º e 9º lugares respectivamente. Mais atenção Williams.
Já para Felipe Nasr esta temporada parece perdida. Com um carro muito ruim dificilmente conseguirá repetir as boas atuações da temporada passada. Força Nasr!
Por fim, esperto foi o Ricciardo, que aproveitou o dia ruim de Hamilton para beliscar a segunda posição. Vamos ver o que a corrida nos reserva e, tomara, que nos espere uma prova bem movimentada, como a que relembramos hoje.
Resultado do treino classificatório
Horários:
Corrida – 17/04/2015 (domingo), 03:00h (horário de Brasília). Boa corrida a todos.
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