ROSBERG VENCE EM ABU DHABI E FAZ A TRINCA NO FIM DA TEMPORADA
Nico Rosberg resolveu “acordar” após o título conquistado por Hamilton e venceu pela terceira vez seguida neste final de temporada. Com a vitória em Abu Dhabi, Rosberg “manda um recado” para seu companheiro Lewis Hamilton que terminou mais uma vez em segundo lugar: em 2016, não será tão fácil para o inglês ser campeão, como foi nesta temporada. Independente disto, a Mercedes confirmou a sua supremacia em 2015, com a 12ª dobradinha conquistada nesta temporada. Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio em terceiro e tomou do compatriota Valtteri Bottas, da Wiliams, o 4º lugar no Mundial de Pilotos.
Os pilotos brasileiros não tiveram um bom final de semana novamente. Felipe Massa terminou em um discreto oitavo lugar, enquanto Felipe Nasr terminou sua primeira temporada na Fórmula 1 somente em 15º lugar.
Há de se ressaltar uma curiosidade nesta temporada de 2015: o hino alemão tocou ao final de todas as corridas. No caso das vitórias de Rosberg e Vettel por eles serem alemães e nas vitórias de Hamilton para a equipe alemã Mercedes. Glückwunsch Deutschland.
A corrida
Rosberg controlou Hamilton e manteve a ponta na largada, que teve bandeira amarela após incidente entre Maldonado e Alonso na primeira curva. O episódio teve início com toque entre Nasr e o piloto da McLaren, que acabou afetando o venezuelano da Lotus, forçado a abandonar a corrida. O espanhol se encaminhou aos boxes para reparos e foi punido com um drive through, passagem direta pelos boxes.
Massa largou em oitavo, perdeu e ganhou posições nas primeiras curvas, completando a volta de abertura em sua posição original. Nasr era o 14º, enquanto Vettel ganhou três posições e aparecia em 12º. A largada foi ruim para o finlandês Bottas, que caiu de sexto para 10º. Enquanto isso, Rosberg tratava de abrir distância em relação a Hamilton, que era seguido de perto pela Ferrari de Kimi Raikkonen.
Os pilotos começaram a parar nos boxes na oitava volta. Pouco depois, uma barbeiragem inacreditável chamou a atenção no pitlane. A Williams liberou Bottas sem ver a aproximação de Button, e o finlandês acabou acertando o inglês. Em razão do incidente, o companheiro de Massa foi punido em 5s a serem acrescidos em seu pit stop seguinte. Hamilton fez sua parada na 12ª volta e retornou em terceiro, atrás de Vettel, que preferiu adotar uma estratégia de retardar a primeira visita aos boxes.
O inglês da Mercedes passou Vettel na 14ª e recuperou a segunda posição, enquanto a diferença em relação a Rosberg já superava a casa de 7 segundos. Felipe Massa era o nono, e Nasr o 15º, ambos tendo perdido uma posição em relação à largada. Com pneus mais novos, Raikkonen reassumiu o terceiro lugar ao passar o companheiro Vettel, que não mostrou resistência e deixou o caminho aberto por estar em tática diferente.
Pouco antes da metade da prova, Hamilton começou a investida pela ponta, reduzindo a desvantagem para Rosberg de 7s para 4s8. A esta altura, os brasileiros apareciam na frente dos respectivos companheiros de equipe, com Massa em 9º, bem à frente de Bottas, o 16º, e Nasr em 13º, à frente de Ericsson, o 14º.
Vettel, enfim, fez seu primeiro pit stop, na volta 24. O alemão colocou um novo jogo de pneus macios e retornou em sexto, guardando os supermacios para o fim da prova, para tentar uma grande sequência de voltas mais rápidas. Conhecida por aprontar durante os pit stops, a Williams voltou a prejudicar seus pilotos nos boxes. Desta vez, foi Massa, que gastou longos 4s1 para trocar os pneus na volta 26 e retornou em 11º.
Na volta 28, a diferença de Rosberg e Hamilton já havia caído para 1s5. A essa altura, Massa era o nono, caçando Kvyat, quando a Williams convocou Bottas para os boxes. O finlandês cumpriu os 5s de punição por causa do incidente com Button, e ainda gastou incríveis 5s7 no pitlane, voltando apenas em 16º.
Rosberg fez mais um pit stop na volta 32, em apenas 2s6, enquanto Hamilton preferiu seguir na pista, com a liderança provisória da prova. Vettel fez seu segundo pit stop na volta 40 e retornou em sexto, atrás de Ricciardo. Foi então que o britânico da Mercedes começou a discutir uma mudança de tática. Após reclamar de ter que fazer a mesma estratégia do companheiro, Lewis foi liberado pela Mercedes a escolher o próprio caminho. O campeão mundial seguiu algumas voltas na pista e até sugeriu continuar até o fim da prova sem parar, mas foi desaconselhado pelos engenheiros. Com os pneus desgastados, Hamilton foi para os boxes. Mas em vez de colocar um jogo de pneus supermacios para tentar um “sprint final” em busca da vitória, o inglês viu o time optar pelos compostos macios.
Hamilton retornou à pista com uma desvantagem de 12s para o líder Rosberg. Com 10 voltas para o fim, o britânico até ameçou tirar a diferença. Fez a melhor marca da corrida e andava quase 1s mais rápido que Rosberg. No entanto, poucas voltas depois, passou a tirar apenas 0s3 do alemão.
Enquanto isso, Massa finalmente conseguiu desbancar o russo Kvyat e assumiu a oitava colocação, sua posição original de largada. Nasr seguia em 15º, à caça do companheiro Ericsson. Verstappen foi punido em 5s por usar a parte de fora da pista para adquirir vantagem em briga com Button.
Rosberg passou a sustentar uma vantagem de cerca de 7s sobre Hamilton, caminhando para uma vitória tranquila. Na última volta, um susto. O alemão começou a reclamar de uma vibração intensa na parte traseira da Mercedes. Mas o problema não impediu Nico de acelerar de forma paciente rumo à vitória, seguido pelo companheiro Hamilton, 8s atrás. Kimi apareceu em terceiro, 11s atrás do britânico. Vettel e Pérez completaram o top 5. Massa cruzou a linha de chegada em 8º, e Nasr em 16º, mas se classificando em 15º graças a uma punição de 5s a Verstappen.
Resultado final do GP de Abu Dhabi:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1h38m30s175
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +8s271
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +19s430
4) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +43s735
5) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m03s952
6) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +1m05s010
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1m33s618
8) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1m37s751
9) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) +1m38s201
10) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +1m42s371
11) Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) +1m43s525
12) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +1 volta
13) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1 volta
14) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +1 volta
15) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +1 volta
16) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +1 volta
17) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) +2 voltas
18) Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) +2 voltas
19) Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) +3 voltas
Abandonou: Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes)
Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) com 1m44s517, na 44ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação Final de 2015 Pontos
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) (Campeão) 381
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 322
3 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) 278
4 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 150
5 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 136
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 121
7 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) 95
8 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 92
9 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 78
10 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 58
11 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) 51
12 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) 49
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) 27
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) 27
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) 18
16 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) 16
17 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 11
18 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) 9
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) 0
20 Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) 0
21 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) 0
22 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) 0
Mundial de Construtores:
Classificação Final de 2015 | Pontos |
1 Mercedes (Campeã) | 703 |
2 Ferrari | 428 |
3 Williams-Mercedes | 257 |
4 Red Bull Racing-Renault | 187 |
5 Force India-Mercedes | 136 |
6 Lotus-Mercedes | 78 |
7 Toro Rosso-Renault | 67 |
8 Sauber-Ferrari | 36 |
9 McLaren-Honda | 27 |
10 Manor Marussia-Ferrari | 0 |
Em 2016 a Fórmula 1 iniciará sua temporada mais uma vez na Austrália, no dia 20 de março do respectivo ano. Até lá pessoal.
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