Home»+ Esportes»Jogos Olímpicos»5º dia de competições mantém ostracismo brasileiro

5º dia de competições mantém ostracismo brasileiro

0
Shares
Pinterest WhatsApp

O Brasil segue em queda livre no quadro de medalhas e, apesar de algumas decepções no 5º dia, ainda tem bons motivos para acreditar em um desempenho melhor. Punições, recordes e principalmente momentos emocionantes marcaram o dia de competições.

Na canoagem, o italiano Danieli Molmenti conquistou o ouro na prova de slalom no caiaque k1. A prata foi para a Rep. Tcheca, com Vavrinec Hradilek, e o bronze para a Alemanha, com Hannes Aigner.

No tênis a dupla brasileira Bruno Soares e Marcelo Melo completaram a partida iniciada na terça-feira e bateram os tchecos Berdych e Stepanek por 2 sets a 1, batendo o recorde de maior partida de duplas no torneio olímpico de tênis, com 4h21 de duração. No torneio de simples, os favoritos seguem em frente, com destaque para o suíço Roger Federer, que, apesar da eliminação nas duplas, se classificou com facilidade.

Na competição de ciclismo o dia foi de muita velocidade na prova contra o relógio individual. No masculino a vitória ficou com Bradley Winngins, da Grã-Bretanha (que se tornou o maior medalhista olímpico do país), seguido de Tony Martin, da Alemanha, e do também britânico Christopher Froome. No feminino o ouro ficou com a americana Kristin Armstrong, que já havia conquistado o ouro em Pequim, se aposentado para ter seu filho e decidido voltar para competir em Londres. A prata foi para a alemã Judith Arndt e o bronze para a russa Olga Zabelynskaia.

A mamãe americana no topo do pódio no contra o relógio. FOTO: Getty Images

Na natação a decepção maior ficou com Cesar Cielo nos 100m livres que, apesar de não ser sua melhor prova, ficou apenas com o 4º lugar. O ouro ficou com o americano Nathan Adrian, que venceu por um centésimo. A prata ficou com o australiano James Magnussen e o canadense Brent Hayden em terceiro. Outros três brasileiros foram eliminados precocemente: Leonardo de Deus nos 200m costas, Daynara de Paula nos 100m borboleta e Henrique Rodrigues nos 200m medley. No revezamento 4x200m livres feminino, ouro para os EUA, prata para a Austrália e bronze para a França. Na final dos 200m borboleta feminino, mais uma vitória chinesa, com Liuyang Jiao. A prata ficou com Mireia Belmonte Garcia, da Espanha, e o bronze com Natsumi Hosh, do Japão. Na prova dos 200m peito masculino, vitória de Daniel Gyurta, da Hungria, seguido de Michael Jamieson, da Grã-Bretanha, e Rio Tateishi, do Japão.

Adrian vence por um centésimo a final dos 100m livres. FOTO: Reuters

As competições de tiro com arco tiveram um dia de eliminatórias no individual masculino e feminino. No badminton, o dia foi de eliminatórias individuais e das quartas de final nas duplas. O grande destaque foi a punição à falta de espírito esportivo, que expulsou quatro duplas dos jogos, por tentarem perder para escolher adversários mais fracos nas fazes seguintes. As atletas punidas foram chinesas Wang Xiaoli e Yu Yang, as indonésias Greysia Polii e Meiliana Jauhari, e as sul-coreanas Jung Kyung-eun, Kim Ha-na, Ha Jung-eun e Kim Min Jung. Por essa razão, as canadenses Alex Bruce e Michele Li alcançaram as semifinais vencendo apenas uma partida, já nas quartas. Elas haviam perdido todas as três partidas da fase de grupos, amargando a lanterna do Grupo A, mas só entraram em quadra pelas quartas devido à exclusão de Wang/Yu, da China, e Jung/Kim, da Coreia do Sul. Outro fato que marcou o dia, foi a lesão da japonesa Sayaka Sato, que teve que sair de quadra aos prantos, numa cadeira de rodas.

Após corpo mole, duplas da China e da Coréia do Sul são expulsas. FOTO: Reuters

A sul-coreana Jangmi Kim levou o ouro na prova de pistola de 25m feminina, ao derrotar a chinesa Yng Chen (prata) e a ucraniana Olena Kostevich (prata).

No boxe, boa notícia para o Brasil na categoria peso-galo. Robenílson Vieira de Jesus venceu Sergey Vodopiyanov, da Rússia, e avançou às quartas de final, o que o deixa a uma vitória do pódio.

Na vela, em dia sem regata para Robert Scheidt e Bruno Prada, os brasileiros não foram bem. Ricardo Winicki, o Bimba, não manteve o ritmo da primeira prova do dia e terminou as disputas desta quarta na 12ª colocação geral, com 52 pontos perdidos. Bruno Fontes, na classe Star, teve um décimo e um 27º lugares e caiu dois postos na classificação – é o 13º agora. Adriana Kostiw manteve 21º lugar na Radial, e Patrícia Freitas é a 13ª na RS-X.

No basquete feminino, o time brasileiro sofreu sua terceira derrota, dessa vez para a forte Austrália, por 67×61, o que obriga a equipe a vencer suas duas últimas partidas se quiser se classificar.

No judô, o dia foi de lutas pela categoria médio. No masculino Tiago Camilo lutou bem, mas terminou em quarto na categoria médio. Perdeu nas semifinais para o sul-coreano Song Dae-Nam e depois foi derrotado na disputa do bronze pelo grego Ilias Iliadis. O outro bronze ficou com Masashi Nishiyama, do Japão. A prata ficou com o cubano Asley González e o ouro foi para Dae-Nam Song, da Coréia do Sul. No feminino, Maria Portela foi derrotada logo na primeira luta pela colombiana Yuri Alvear, que viria a ganhar o bronze. Lucie Decosse, da França, derrotou a alemã Kerstin Thiele e ficou com a medalha de ouro. O outro bronze ficou com Edith Bosch, da Venezuela.

O domínio chinês nos saltos ornamentais fica mais evidente a cada dia. Desta vez, o ouro foi na plataforma de 3m sincronizada masculina, seguido da prata da Rússia e o bronze dos EUA.

No vôlei de praia passeio da dupla brasileira Juliana e Larissa na vitória por 2×0 sobre a dupla da Rep. Tcheca Hajeckova e Klapalova. No masculino jogo duro para Pedro e Ricardo, mas que terminou com vitória sobre os canadenses Binstock e Reader, por 2×0. Na quadra, a surpresa foi a surra sofrida pela seleção brasileira feminina, que perdeu por 3×0 para a Coréia do Sul, se complicando no grupo.

Coreanas comemoram vitória sobre a apática seleção brasileira. FOTO: Reuters
Larissa e Juliana seguem invictas na praia. FOTO: Reuters

No handebol os bons resultados da seleção brasileira feminina começam a empolgar. A equipe conquistou sua terceira vitória em três jogos, contra a Grã-Bretanha, por fáceis 30 a 17, garantindo por antecedência vaga nas quartas de final.

As finais do remo foram emocionantes. Na prova de 8 masculina, ouro para a Alemanha, prata para o Canadá e bronze para a Grã-Bretanha. Na prova de skiff com 4 feminina, ouro para a Ucrânia, prata para a Alemanha e bronze para os EUA. Na dupla feminina, o grande momento até agora das provas de remo: o ouro da dupla britânica foi muito comemorado, por ter sido o primeiro dos donos da casa nos Jogos de Londres. Além disso, uma das atletas tinha começado a competir depois de ver os Jogos de Pequim e, quatro anos depois, ganhou a medalha de ouro. A prata foi para a Austrália e o bronze para a Nova Zelândia.

No hóquei masculino teve mais um dia de eliminatórias na fase de grupos.

No futebol o dia foi de definição dos classificados para as quartas de final. O Brasil, com vários reservas derrotou a Nova Zelândia por 3×0, com gols de Danilo, Leandro Damião e Sandro, o que garantiu a equipe em 1º lugar do grupo com 100% de aproveitamento. O próximo adversário será Honduras, surpresa do grupo da competição. A grande decepção do torneio, a Espanha, saiu sem vitória e sem marcar gol. Outra decepção foi o Uruguai, que perdeu para a Grã-Bretanha e ficou fora da próxima fase. Nas quartas de final, os confrontos serão: Grã-Bretanha x Coréia do Sul, México x Senegal, Japão x Egito e Brasil x Honduras.

As provas de levantamento de peso foram dominadas pos asiáticos. No masculino, categoria até 77kg, ouro para Xiojun Lu, da China; prata para Haojie Lu, da China; e bronze para Ivan Cambar Rodriguez, de Cuba. No feminino, categoria até 69kg, ouro para a Coréia do Norte, com Jong Sim Him; a prata foi para a romena Roxana Daniela Cocos; e o bronze com Maryna Shkermankova, da Bielorússia. O ponto negativo foi a fratura séria sofrida por Jaehyouk Sa, da Coréia do Sul, que quebrou o braço tentando levantar 158kg.

Sul-coreano quebra o braço na prova de levantamento de peso. FOTO: Reuters

No polo aquático feminino, o destaque foi o massacre da Austrália sobre as donas da casa, por 16×3.

Na final da ginástica masculina, no individual geral, o brasileiro Sérgio Sasaki tornou-se o primeiro brasileiro a participar de uma final olímpica dessa categoria, terminando em décimo. O tricampeão mundial Kohei Uchimura, do Japão, conquistou o ouro. A prata foi para Marcel Nguyen, da Alemanha, e o bronze para Danell Leyva, dos EUA.

Previous post

O dia em que Michael Phelps se tornou o maior atleta olímpico da história

Next post

Na fase nacional da Copa Sul-americana, Barcos é o grande destaque com dois golaços

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *