VETTEL VENCE O MOVIMENTADO GP DE CINGAPURA
Sebastian Vettel dominou todo o final de semana e o coroou com mais uma vitória pela Ferrari, a terceira nesta temporada. Vitória histórica que o coloca isoladamente como o terceiro piloto que mais venceu corridas na Fórmula 1, atrás agora somente de Prost e Schumacher. O segundo lugar da corrida, ficou com o australiano Daniel Riccardo da RBR e o terceiro lugar ficou para o finlandês Kimi Raikkonen da Ferrari.
Os pilotos brasileiros tiveram resultados bem distintos. Felipe Massa, da Williams, escapou de avarias no seu carro após uma colisão com Hulkenberg, porém, com problemas no câmbio, abandonou a corrida. Já Felipe Nasr voltou a fazer uma boa corrida. Chegou a estar em 7º, mas terminou a mesma em 10º lugar e marcou mais um ponto na temporada.
A próxima etapa da temporada será o GP do Japão no Circuito de Suzuka, em Suzuka, no dia 27 de setembro, às duas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Apesar das estreitas ruas de Marina Bay, a largada transcorreu sem incidentes. Vettel manteve a ponta, seguido por Ricciardo e Raikkonen. Hamilton tentou dar o bote em Kvyat, mas sem sucesso. Bottas chegou a passar momentaneamente o sexto colocado Rosberg, mas levou o troco. Dos dez primeiros, o único que ganhou posição foi Massa, que subiu de nono para oitavo, já que a STR de Max Verstappen ficou parada no grid. Mais atrás, Nasr pulou de 16º para 14º.
Comprovando o forte ritmo da Ferrari, Vettel abriu mais de 5s para Ricciardo em apenas cinco voltas. A essa altura, Hamilton, em quinto, já estava a 10s do alemão da Ferrari. Massa se mantinha em oitavo, e Nasr na 14ª colocação. Após algumas voltas, Ricciardo começou a descontar a desvantagem para Vettel e reduziu a diferença para 3s7.
Grosjean abriu os trabalhos nos boxes na volta 10. Dos ponteiros, o primeiro a fazer o pit stop foi Kvyat. Massa fez sua parada na 12ª volta, e quando retornou a pista, acabou se envolvendo em um acidente com Hulkenberg. O alemão da Force India manteve a tangência na curva e atingiu o carro do brasileiro. Hulk abandonou, foi considerado culpado pela direção de prova e punido com a perda de três posições no grid da próxima corrida. Enquanto Massa conseguiu continuar na prova, mas precisou fazer uma nova parada.
O incidente provocou o acionamento do safety car virtual (todos os carros têm a velocidade limitada) e os pilotos que ainda não haviam parado aproveitaram para fazerem seus pit stops. O carro de segurança real entrou na volta 15.
O período do safety car mexeu com o grid. Enquanto os três primeiros, Vettel, Ricciardo e Raikkonen, mantiveram suas posições, Kvyat, que havia parado mais cedo, foi superado por Hamilton e Rosberg e caiu para sexto. Por ter feito uma segunda parada, Massa despencou para 14º. Quem lucrou com o episódio foi Nasr, que subiu para nono.
A relargada ocorreu na 19ª volta, e Vettel segurou a ponta com tranquilidade, seguido por Ricciardo, Raikkonen, Hamilton, Rosberg e Kvyat. Massa passou para 13º ao herdar a posição de Sainz Jr., que apresentou problemas momentâneos em sua STR.
Com pouco mais de 20 voltas, Hamilton começou a sofrer com perda de potência e ficou lento na pista. Com isso, foi despencando no pelotão, perdendo posições para Rosberg, Kvyat, Bottas, Pérez, Nasr e cia., caindo rapidamente para fora do top 10.
Diferentemente do início da corrida, Vettel passou a ter dificuldades para abrir de Ricciardo. A diferença entre os dois era de menos de 1s, permitindo que o australiano pudesse acionar a asa móvel para tentar a ultrapassagem. Mas depois de algumas voltas, o alemão da Ferrari mostrou que estava apenas administrando. Alterou a configuração do carro e começou a abrir do ex-companheiro de RBR.
Na 30ª volta, quem começou a apresentar dificuldades foi Massa, mais especificamente no câmbio. O brasileiro chegou a passar pelo pitlane, sem parar, mas os problemas continuaram e um giro depois a Williams pediu para seu piloto recolher para a garagem.
Enquanto isso, Hamilton arrastava-se na pista, virando acima da casa de 2m00s por volta. Em 16º, à frente apenas das duas Manor, o inglês pediu para abandonar para poupar o motor. A Mercedes ainda insistiu para o piloto continuar. Mas Lewis entrou nos boxes, os mecânicos avaliaram o carro e o recolheram para a garagem. Outro que abandonou foi Alonso, quando aparecia em 10º.
A corrida caminhava normalmente quando um episódio inusitado ocorreu na 37ª das 61 voltas. Um homem trajando camiseta e bermudas invadiu a pista de Marina Bay. O pedestre, não identificado, vagava calmamente beirando o guard rail enquanto os carros passavam a cerca de 300km/h ao seu lado. Por medida de segurança, o safety car foi imediatamente acionado. Pouco depois, o homem saiu da pista atravessando uma das grades.
A corrida ficou interrompida por três voltas e os pilotos aproveitaram para fazer mais um pit stop. Na relargada Vettel não só manteve a ponta, como abriu rapidamente de Ricciardo. Raikkonen seguiu em terceiro, acompanhado de Rosberg, Bottas e Kvyat. Nasr aparecia em 12º. No pelotão intermediário, Verstappen realizava uma bela manobra sobre Grosjean para assumir o oitavo lugar. O jovem holandês ainda protagonizou outro episódio curioso. Solicitado pela STR para deixar o companheiro Sainz passar, gritou um sonoro “não!” pelo rádio. Na parte de trás do grid, Button se envolvia em incidente com Maldonado e perdia parte do bico do carro, poucas voltas antes de recolher com problemas no câmbio.
No terço final da prova, Vettel abriu cerca de 3s5 para Ricciardo e administrou a vantagem até receber a bandeirada. O australiano da RBR cruzou em segundo, sem ser ameaçado por Raikkonen, que fechou o pódio. Rosberg e Bottas completaram o top 5. Na penúltima volta, Nasr pressionou Grosjean e levou o franco-suíço ao erro, subindo para 10º e arrancando um pontinho.
Resultado final do GP de Cingapura:
1) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 2h01m22s118
2) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +1s478
3) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +17s154
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +24s720
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +34s204
6) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +35s508
7) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +50s836
8) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +51s450
9) Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) +52s860
10) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +1m30s045
11) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +1m37s507
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)+1m37s718
13) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +1 volta
14) Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) +2 voltas
15) Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) +2 voltas
Abandonaram:
Jenson Button (ING/McLaren-Honda)
Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
Volta mais rápida: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) com 1m50s041, na 52ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 252 |
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 211 |
3 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) | 203 |
4 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 107 |
5 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 101 |
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 97 |
7 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) | 73 |
8 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) | 66 |
9 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 39 |
10 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 38 |
11 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) | 30 |
12 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 30 |
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) | 17 |
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) | 12 |
15 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) | 11 |
16 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) | 11 |
17 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) | 9 |
18 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) | 6 |
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
20 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
21 Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
22 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes | 463 |
2 Ferrari | 310 |
3 Williams-Mercedes | 198 |
4 Red Bull Racing-Renault | 139 |
5 Force India-Mercedes | 69 |
6 Lotus-Renault | 50 |
7 Toro Rosso-Renault | 41 |
8 Sauber-Ferrari | 26 |
9 McLaren-Honda | 17 |
10 Manor Marussia-Ferrari | 0 |
No Comment