Home»+ Esportes»SADA/CRUZEIRO: O MELHOR TIME DE VÔLEI DO MUNDO?

SADA/CRUZEIRO: O MELHOR TIME DE VÔLEI DO MUNDO?

0
Shares
Pinterest WhatsApp

mundial-de-clubes

Para o torcedor cruzeirense não existe a menor dúvida. Ainda mais depois de vencer seu segundo título mundial. Mas se quisermos fazer uma análise mais fria dos dados vamos ver que não é de todo o exagero. Guardadas as devidas proporções é claro.

Vamos começar com os dados absolutos. A parceria entre o time do Cruzeiro e a empresa SADA – que já tinha uma experiência de investimento no vôlei desde 2006, inclusive com o projeto que não vingou do time de vôlei do Betim – começou em 2010 e se mostrou uma das mais vitoriosas das últimas décadas.

O levantador Willian ergue a taça de bicampeão Mundial. FOTO: Douglas Magno / DM Press / SADA Cruzeiro
O levantador Willian ergue a taça de bicampeão Mundial. FOTO: Douglas Magno / DM Press / SADA Cruzeiro

Nesse período foram 23 campeonatos disputados, 21 finais e 17 títulos conquistados, com destaque para a Copa Brasil, o tricampeonato da Superliga, o bicampeonato Sul-Americano e o bicampeonato Mundial. As conquistas colocaram o time celeste ao lado de grandes equipes que marcaram época no vôlei nacional, como o Minas Tênis Clube, o Banespa, a Ulbra e o CIMED/Florianópolis.

A estrutura do SADA/Cruzeiro não é a mais cara do país, uma vez que na própria Superliga, o SESI e o finado RJX chegaram a ter investimentos que chegavam a ser o dobro do time mineiro. Entretanto, a estrutura e o projeto de base fazem diferença. O time celeste investe nas categorias de base e forma jogadores para a equipe de cima, tendo ainda o SADA/Cruzeiro B, equipe que disputa a Superliga B, segunda divisão da competição nacional. Detalhe: venceu as duas divisões.

Jogadores festejam os pontos da decisão contra o Zenit Kazan. FOTO: Douglas Magno / DM Press / SADA Cruzeiro
Jogadores festejam os pontos da decisão contra o Zenit Kazan. FOTO: Douglas Magno / DM Press / SADA Cruzeiro

A nível nacional, só não é mais vencedor que seu arquirrival Minas Tênis Clube e das extintas equipes do Banespa, Pirelli, Botafogo e CIMED/Florianópolis. A nível sul-americano, tem uma forte rivalidade com o UPCN Vôlei Clube da Argentina, com quem disputa a hegemonia do atual vôlei da América do Sul. A nível mundial se tornou a única equipe brasileira e sul-americana a levantar o título do Mundial de Clubes da FIVB.

Em quatro edições disputadas, SADA/Cruzeiro foi a três finais e venceu. Na primeira participação, em 2012, em Doha, os mineiros não foram capazes de impedir o tetra campeonato mundial do Trentino da Itália. Em 2013, em Betim, e com a apoio da torcida os mineiros venceram o inédito título em cima do forte time russo Lokomotiv Novosibirsk. Em 2014, frustração. No Mineirinho o time não passou das semifinais e ainda pedeu o terceiro lugar para o UPCN. De volta a Betim, a coroação da grande fase da equipe.

O cubano Leão é eleito MVP da competição. FOTO: Douglas Magno / DM Press / SADA Cruzeiro
O cubano Leão é eleito MVP da competição. FOTO: Douglas Magno / DM Press / SADA Cruzeiro

Com um 3×1 indiscutível, o Cruzeiro superou o Zenit Kazan da Rússia, atual campeão europeu, detentor de meia seleção da Rússia e os destaques da seleção americana e cubana, Leon. Título indiscutível do melhor time do Brasil e da América do Sul. Evidente que não vimos esse time enfrentar os fortes clubes da liga italiana ou da russa, mas vimos esse time vencer o campeão europeu por duas vezes. Por isso, se formos considerar os resultados, já podemos chamar o Sada/Cruzeiro de melhor time do mundo.

De qualquer forma, aplausos para um dos raros projetos de longo prazo do vôlei brasileiro, que já se acostumou a ver grandes equipes surgirem e se extinguirem e alguns poucos anos, ao sabor dos interesses de patrocinadores. Temos aqui uma parceria que desde 2006 mantém viva a esperança de organização e seriedade no vôlei brasileiro.

Jogadores do Cruzeiro festejam com a taça. FOTO: Douglas Magno / DM Press / SADA Cruzeiro
Jogadores do Cruzeiro festejam com a taça. FOTO: Douglas Magno / DM Press / SADA Cruzeiro
Previous post

O BRASILEIRÃO ANTES E DEPOIS DE GALO X CORINTHIANS

Next post

COPA DO MUNDO DE RÚGBI – TEMOS O GRANDE CAMPEÃO: ALL BLACKS

1 Comment

  1. Orlando Alves Ferreira
    08/04/2017 at 20:30 — Responder

    “Putakilparil”!… Aí é realmente fóda!…. Ser o melhor time do Mundo o SADA CRUZEIRO é o orgulho do Brasil!
    Orgulhamos nós lá de Oliveira, da famosa Candeias e de Belo Horizonte. O Cruzeirense tá rindo à toa!
    Falar o quê do Sada Cruzeiro??????????????? É a inveja terrível dos “atreticanos”, coitados, os que gostam de volei
    são obrigados a torcer para o SADA CRUZEIRO.
    Parabéns SADA CRUZEIRO vocês são realmente “FÓDAS”. Vocês são FANTÁSTICOS, os melhores do mundo
    sem respeito algum (não nenhum) à todas às seleções de qualquer país. Vocês são meus ídolos.
    Orlando Alves Ferreira
    Belo Horizonte – M.G. – BR. 08/04/17

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *