ROSBERG VENCE E MASSA É DESTAQUE NO GP DA ÁUSTRIA
Nico Rosberg mostrou que não desanimou com o resultado da corrida passada e venceu o GP da Áustria de 2015, diminuindo novamente para 10 pontos a diferença entre ele e o líder do campeonato, Lewis Hamilton, que chegou em segundo lugar, configurando mais uma dobradinha da Mercedes nesta temporada.
Dos pilotos brasileiros destaque para Felipe Massa. O piloto da Williams largou em 4º lugar, manteve esta posição durante boa parte da corrida. Quando a Ferrari errou no pit stop de Sebastian Vettel, assumiu a terceira posição, que não largou até o final da corrida, mesmo tendo passado boa parte do final da mesma sofrendo intensa pressão do piloto alemão da Ferrari. Já Felipe Nasr largou em 8º e ficou boa parte da corrida dentro da zona de pontuação. Mas, com problemas nos freios, terminou somente em 11º lugar.
A próxima etapa da temporada será o GP da Grã-Bretanha no Circuito Silverstone, em Silverstone, no dia 05 de julho, às nove da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Largando do lado de dentro, Rosberg tracionou melhor e roubou a liderança de Hamilton logo na primeira curva. Surpreendido, o britânico tentou retomar a ponta, sem sucesso, durante toda a primeira volta. Vettel se manteve em terceiro, Massa, em quarto, e Nasr, em oitavo.
Um forte acidente entre Kimi Raikkonen e Fernando Alonso precisou paralisar a corrida logo na primeira volta. Os dois se chocaram na saída da curva 2 e acabaram no guard rail. A McLaren do espanhol acabou trepada em cima da Ferrari do finlandês. O Safety Car teve que ser acionado para a retirada dos carros. E antes da prova recomeçar, Jenson Button não precisou nem cumprir o stop and go, acumulado em razão da punição de 25 posições no grid. Com problemas na McLaren, o britânico recolheu para a garagem na segunda volta e abandonou.
Na relargada, nenhuma mudança relevante nas primeiras posições. Nas primeiras 20 voltas, as disputas ficaram por conta de Valtteri Bottas tentando passar o quinto colocado Nico Hulkenberg, e Felipe Nasr, o oitavo, segurando a pressão da STR de Carlos Sainz Jr. Lá na frente, Rosberg abria uma vantagem de 3s sobre Hamilton.
Na rodada de pit stops, a Ferrari vacilou ao retardar ao máximo a parada de Vettel. Felipe Massa aproveitou que o alemão ficou um bom tempo na pista com pneus desgastados, imprimiu um ritmo forte e assumiu, com folga, o terceiro lugar do tetracampeão, que ainda teve problemas para a fixação de uma das rodas no trabalho dos boxes. Antes das paradas, Bottas havia ganho a posição de Hulkenberg, que desistiu de segurar a Williams.
Já Hamilton viu a vitória ficar ainda mais distante: foi penalizado com 5s por ter tocado a linha branca na saída dos boxes. Como a Mercedes tinha se programado para uma estratégia de apenas um pit stop, o tempo seria adicionado ao resultado final do britânico. Com isso, para vencer, Lewis teria que passar Rosberg e abrir 5s de vantagem. Mas essa era uma situação muito improvável: o alemão liderava com folga, com 6s de sobra.
No pelotão intermediário, Nasr se virava contra Maldonado, Pérez, Ricciardo e Kvyat para tentar se manter na zona de pontuação. Mas com uma limitada Sauber, o brasileiro não conseguiu segurar a pressão e deixou o top 10 ao ser superado pelo australiano da RBR.
Enquanto isso, Massa, em terceiro, começava a se preocupar com a aproximação de Vettel. O alemão voltou dos boxes quase 4s atrás e ia descontando a desvantagem pouco a pouco. A dez voltas do fim, a diferença entre os dois era de menos de 2s. Nos instantes finais, Vettel colou de vez e passou a ter o direito de usar a asa móvel. O brasileiro se manteve firme. Conteve a pressão e não deu chances para o tetracampeão mundial. Lá na frente, Rosberg recebia a bandeirada para uma vitória tranquila, com Hamilton em segundo.
Resultado final do GP da Áustria:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1h30m16s930
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +8s800
3) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +17s573
4) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +18s181
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +53s604
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1m04s075
7) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
8) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +1 volta
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
10) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +1 volta
11) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +1 volta
12) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +1 volta
13) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +2 voltas
14) Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) +3 voltas
Abandonaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault)
Jenson Button (ING/McLaren-Honda)
Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m11s235, na 35ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação Pontos
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 169
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 159
3 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) – 120
4 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 72
5 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) – 67
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) – 62
7 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) – 36
8 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) – 19
9 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 18
10 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 17
11 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) – 16
12 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) – 13
13 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) – 12
14 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) – 10
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) – 9
16 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) – 5
17 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) – 4
18 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) – 0
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) – 0
20 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) – 0
21 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) – 0
Mundial de Construtores:
Classificação Pontos
1 Mercedes – 328
2 Ferrari – 192
3 Williams-Mercedes – 129
4 Red Bull Racing-Renault – 55
5 Force India-Mercedes – 31
6 Lotus-Renault – 29
7 Sauber-Ferrari – 21
8 Toro Rosso – Renault – 19
9 McLaren-Honda – 4
10 Manor Marussia-Ferrari – 0
No Comment