República Tcheca elimina os donos da casa em jogo tenso
A República Tcheca venceu a Polônia por 1 x 0 e conseguiu sua classificação à segunda fase da Euro 2012, de quebra, os tchecos eliminaram os donos da casa.
No final da primeira rodada do Grupo A, após ser goleada por 4 x 1 pela Rússia, muitos já descartavam a seleção tcheca na briga pela vaga na segunda fase. Porém, após vencer a Grécia na segunda rodada, e conseguir parar o empolgação dos donos da casa, a República Tcheca irá jogar a segunda fase, e agora espera a definição dos classificados no Grupo B.
A Polônia começou melhor a partida, tendo como grande trunfo o entrosamento entre Błaszczykowski (vulgo Kuba) e Lewandowski, que atuam juntos no Borussia Dortmund da Alemanha. Lewandowski perdeu boa chance aos 9 minutos, e Boenisch arriscou da intermediária aos 22, para boa defesa de Cech. Os tchecos, que passaram a ter mais posse de bola, só conseguiram chegar ao gol de Tylon no final da partida, em arremates de Plasil e Pilar.
Na segunda etapa, os thcecos continuaram com maior posse de bola, porém começaram a mantê-la no campo de ataque, rondando o gol polonês. A pressão surtiu efeito, e aos 26 minutos, Baros passou para Jiracek, que passou pela marcação e anotou o gol que deu a classificação a República Tcheca e calou o estádio polonês.
Com o resultado final, os Tchecos conseguiram mudar a imagem de “cachorro morto” do grupo, para se classificar para a segunda fase da Euro. Já para a Polônia, a empolgação e a linda festa dos fãs não foi suficiente para empurrar o selecionado local rumo à classificação, por outro lado, os torcedores poloneses podem ter alguma esperança de ver o seu país representado na copa de 2014, já que tem alguns jogadores de talento como Kuba, Lewandowski e Piszczec.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_W50uI7r_uc&w=560&h=315]
POLÔNIA 0 x 1 REPÚBLICA TCHECA
Polônia: Tyton; Boenisch, Wasilewski, Perquis e Piszczek; Dudka, Polanski (Grosicki) e Obraniak (Brozek); Murawski (Mierzejewski) e Błaszczykowski; Lewandowski. Téc: Franciszek Smuda
República Tcheca: Cech, Selassie, Sivok, Kladec e Limbersky; Jiracek (Rajtoral), Hubschman, Plasil, Pilar (Rezek) e Kolar; Baros (Pekhart). Téc: Michal Bilek
Gol: Jiracek, aos 26 minutos do segundo tempo
Amarelos: Murawski, Polanski, Błaszczykowski e Wasilewski (Polônia); Limbersky e Plasil (Rep. Tcheca)
Árbitro: Craig Thomson (Escócia) Auxiliares: Alasdair Ross (Escócia) e Derek Rose (Escócia)
Local: Estádio Municipal, em Breslávia (Polônia)
No Comment