Home»Futebol Internacional»Premier League 20 anos: uma história de sucesso

Premier League 20 anos: uma história de sucesso

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Começa neste fim de semana a 20ª temporada da Premier League inglesa. Na temporada de 1992/1993 o futebol inglês começou a sua revolução. Torcedores violentos, estádios superlotados, más administrações, tudo isso ficou para trás, e hoje a liga inglesa pode ser considerada a maior do planeta.

Os clubes ingleses haviam dominado o cenário europeu nos anos 70 e na primeira metade da década de 80, até que na final da Liga dos Campeões de 1985, na partida entre Liverpool e Juventus, aconteceu a famosa tragédia de Heysel (nome do estádio Belga onde fora realizada a partida). Os torcedores do Liverpool foram considerados culpados pelo incidente, e a punição foi severa: todos os clubes ingleses ficaram impedidos de disputar competições europeias por cinco anos.

A tragédia de Heysel não foi a primeira com envolvimento de torcedores ingleses, em 1989 outra grande tragédia abalou o futebol na terra da rainha. Mais uma vez o Liverpool estava envolvido, desta vez em partida contra o Nottingham Forest, pela semifinal da Copa da Inglaterra, onde 96 torcedores morreram devido à superlotação do estádio. O fato ficou conhecido como o “Desastre de Hillsborough”.

Com mais esse desastre, o  Lorde Taylor de Gosforth, ficou encarregado de supervisionar um relatório apontando as causa da tragédia e dando recomendações sobre maneiras de se evitar que novas vidas fossem perdidas nos estádio ingleses.

O documento que ficou conhecido como Relatório Taylor, foi um divisor de águas na história do futebol local.

Em 92/93, formada por 22 clubes (viriam a ser 20 somente em 1996) a Premier League teve início, e com isso uma revolução no futebol inglês. Estádio superlotados e a  violência nas arquibancadas foram praticamente extintas. O modelo de gestão dos clubes melhorou, as receitas se multiplicaram, o campeonato ficou mais atrativo com a chegadas de estrangeiros, a criação de ícones pop (como Beckham no Manchester United) foram fundamentais para o crescimento no faturamento da liga e no aumento de fãs ao redor do mundo.

O crescimento dos clubes ingleses nesses últimos 20 anos foi monstruoso. Entre os 20 clubes que mais arrecadam na Europa, a Inglaterra tem seis (Manchester United, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Tottenham e Manchester City). Grande parte do faturamento das equipes vem da receita da transmissão dos jogos pela TV (com exceção  do Arsenal tem a maior parte da receita vinda das bilheterias). Com o crescimento da liga, o aumento médio da receita da TV para a liga é de 26% ao ano, contando-se desde a primeira temporada.

Quanto a receita vinda das bilheterias,  o aumento também foi incrível. O Arsenal, como dito anteriormente, tem a maior parte da sua receita vinda da venda de ingressos, 41%. A construção do Emirates Stadium, com capacidade para 60.000 pessoas, foi fundamental para o aumento da receita. O antigo estádio dos Gunners, o Highbury, tinha capacidade para “apenas” 38.000 espectadores. Clubes como o Liverpool e o Chelsea tem projetos para novos estádios, o que pode alavancar ainda mais as receitas dos clubes.

Se por um lado a criação da liga foi ótimo, por outro nem tanto. Desde a criação da Premier League, somente 5 clubes foram campeões, sendo que o Manchester United venceu 12 edições, o Arsenal venceu três, assim como o Chelsea, o novo rico Manchester City venceu no ano passado e o modesto Blackburn Rovers foi o único “pequeno” a vencer a competição. Mesmo assim, Chelsea e Manchester City só passaram a ser grandes candidatos após a compra dos clubes por mecenas milionários, que causaram uma imensa revolução na história das equipes. Grandes equipes como  Liverpool e Everton, que eram o primeiro e segundo colocados em número de títulos, jamais venceram a nova competição.

Outro ponto negativo foi a queda de clubes históricos, que não se adaptaram ao novo modelo de gestão dos clubes, e ficaram parados no tempo. O Leeds United, último campeão na era pré Premier League, foi rebaixado para a segunda divisão no início da última década por problemas financeiros, e desde então nunca mais voltou a disputar a competição. O Nottingham Forest, bicampeão da então Copa dos Campeões da UEFA em 78/70 e 79/80 comandado pelo lendário treinador Brian Clough, ficou entre a Premier League e a segunda divisão nos anos 90 e teve sua última participação na competição na temproada 1998/1999.

Para esta temporada, podemos esperar mais uma vez um campeonato emocionante. O Manchester City, atual campeão e com um elenco recheado de grandes jogadores, o Manchester United, que se reforçou com Van Persie e de quebra enfraqueceu o rival Arsenal, o Chelsea, que reformulou o seu elenco e montou uma equipe jovem e talentosa, o Liverpool que começa uma nova era com o treinador Brendan Rodgers, o Arsenal, que mesmo enfraquecido ainda é um gigante serão os grandes protagonistas da competição.

A história da Premier League deve ser estudada para que ela possa ser implantada em outras ligas ao redor do mundo. A revolução feita nos últimos 20 anos no futebol inglês merece ser copiada com o intuito de alavancar outros campeonatos. Para nós, amantes do futebol, o sonho de ver grandes ligas espalhadas pelo mundo pode se tornar realidade, basta acompanhar o exemplo inglês.

Confira imagens históricas desses 20 anos de Premier League:

Previous post

Neymar volta ao Brasileirão e é destaque na Seleção da Rodada #17

Next post

Na primeira rodada de clássicos, Galo pode confirmar o "título" do primeiro turno

2 Comments

  1. 10/03/2016 at 8:58 — Responder

    Ótimo post!

    • 11/03/2016 at 0:17 — Responder

      Muito obrigado, pessoal. Vamos continuar fazendo mais post bacanas. Futebol sempre tem assunto de sobra para uma boa resenha.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *