Home»Futebol Internacional»Mundial de Clubes da FIFA»Mundial de Clubes da FIFA encerra a temporada em grande estilo

Mundial de Clubes da FIFA encerra a temporada em grande estilo

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Mundial-de-Clubes-da-FIFA

por Bruno Santos

Já é dezembro e praticamente todos os times estão em ritmo de fim de ano, ou se preparando para a próxima temporada. Entretanto, para algumas equipes resta uma última competição, que pode garantir o presente de Natal graúdo para o vencedor. Começou a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, competição que reuni os campeões continentais no Japão, para um mata-mata que decidirá quem vai levantar mais um dos troféus da FIFA. Infelizmente, por vários fatores, a competição não é unânime entre todas equipes, tanto que para alguns times europeus ela não passa de uma formalidade. Entretanto, pelas bandas aqui do sul, tem o peso devido de maior competição de clubes a nível mundial.

A competição de 2012 tem como principais destaques o Chelsea, campeão da Champions, e o Corinthians, campeão da Libertadores, que seguindo a lógica, deverão decidir a competição. Porém, mas nada impede que outras equipes repitam o feito do Mazembe, que conseguiu ir a final eliminando o Inter, em 2010. A propósito, completam a lista de participantes o Hiroshima (representando o país sede), o Auckland City (campeão da Oceania), o Al Ahly (campeão da africano), o Ulsan Hyundai (campeão asiático) e Monterrey (campeão da Concacaf).

A competição começa para valer nas semi-finais, quando os favoritos entram em campo, mas nas prévias a bola já rolou. Pelos playoffs,  uma fase eliminatória com as duas equipes “menos qualificadas”, teve o confronto entre Hiroshima e Auckland, onde os japoneses eliminaram os neozelandeses por 1×0, garantindo sua presença nas quartas. Essa fase, que na verdade é mais uma seletiva para saber quem vai ter a honra de enfrentar os dois favoritos, teve suas duas partidas disputadas no último domingo, dia 09/12.

O adversário do Corinthians será o experiente time egípcio do Al Ahly, que comandado por Aboutrika eliminou os donos da casa, Hiroshima, por 2×1, embaixo de neve. Do outro lado, o time mexicano do Monterrey chegou a decisão após eliminar sem dificuldades os coreanos do Ulsan, por 3×1, com boa atuação de César Delgado. Dentre as duas equipes, o Al Ahly é, sem dúvida, a equipe mais perigosa.

Corinthians e Chelsea é a grande partida esperada por todos. Ambos são estreantes na competição e ganharam pela primeira vez o título continental, mas a fase do Timão é de longe melhor que a dos Blues.

O time de Londres vem de uma eliminação precoce na Champions League, onde foi o primeiro atual campeão a ser eliminado na fase de grupos, e passa por uma crise de desconfiança da torcida com o técnico Rafa Benítez, que assumiu depois da queda do italiano Roberto Di Matteo. Ainda assim o time é forte e conta com os destaques Ramires, Oscar, Mata, Hazard e sempre instável Fernando Torres.

Por outro lado, o Corinthians vive o sonho de disputar o mundial, no ano mágico do fim do longo tabu na Libertadores. O time paulista terminou o Brasileirão numa crescente e manteve seu esquema compacto, onde o conjunto se sobressai ao individual, mesmo com ótimos nomes no elenco, como Paulinho, Guerrero e Emerson. Soma-se a isso a invasão fanática torcida corintiana ao Japão, que vêm demonstrando amor à equipe regada a uma série de atitudes insanas e porque não bossais, como no evento do embarque da equipe para Tóquio.

Numa análise fria, deixando de lado a enfadonha e irritante cobertura bairrista feita TV brasileira, que cobre o Corinthians como se fosse assunto de primeira grandeza para a pátria (coisa nunca feita anteriormente com nenhum dos outros oito times brasileiros que foram ao Mundial), o time paulista é sim favorito ao título. Entretanto não esqueçam dos valores individuais do Chelsea, de maior qualidade que os do Timão.

Previous post

Seleção da última rodada rodada tem Náutico e São Paulo como destaques

Next post

O título do São Paulo e o jogo que não terminou

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *