MINAS BOWL E A ARRANCADA DO FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL
O Minas Bowl foi histórico. Por uma série de fatores que serão tratados aqui, mas principalmente por um: pontuou em grande estilo o crescimento do futebol americano no Brasil.
O Mineirão recebeu pela primeira vez em cinquenta anos um jogo de futebol americano. Isso é algo emblemático. Quando Minas Locomotiva e Belo Horizonte Get Eagles entraram no gramado do gigante da Pampulha o esporte alcançou seu momento máximo no estado, justamente num dia marcante para a história da modalidade no Brasil. Houve também o Gigante Bowl, que levou a decisão do Campeonato Gaúcho para o Beira Rio. Já pensou nisso: dois dos maiores e mais importantes estádios do país transformados em arenas de futebol americano? Quem diria que isso aconteceria dez anos atrás?
A realidade do esporte é dura no Brasil. Jogar em uma arena de Copa do Mundo, com vestiário, água quente e estrutura para os atletas é uma exceção. As histórias de viagens épicas para realizar jogos em locais com condições adversas e dos malabarismos que os jogadores de futebol americano tem que fazer no Brasil não são poucas. Por isso, mais do que decidir o título, os dois times que protagonizaram o Minas Bowl estão afirmando a posição do esporte no país. Aliás não só deles.
Temos que ressaltar a importância do esforço dos outros quatro times que disputaram o Campeonato Mineiro. Pouso Alegre Gladiadores, Uberlândia Lobos, Timóteo Titans e Uberaba Zebus tem que ser aplaudidos de pé depois de toda a determinação que mostraram. Não tiveram a oportunidade de jogar nem na abertura, no Independência, nem no Minas Bowl, mas fizeram em suas cidades e na viagens que tiveram de fazer o seu papel de manter a competição viva. Sem isso não chegaríamos ao Minas Bowl. E que Minas Bowl, meus amigos!
Um jogo espetacular! O Minas Locomotiva chegou com a tradição de dois títulos e dez anos de história. Já os Eagles com pouco mais de um ano e meio de caminhada, já chegava com pinta de grande rival. Aliás as duas torcidas deram colorido de clássico ao jogo e fizeram um show nas arquibancadas, garantindo um público pagante de 8.067, para 8.720 presentes.
Se o Get Eagles começou arrasador e abriu 12×0, até a metade do terceiro quarto, o Minas Locomotiva se manteve vivo quando parecia que tudo estava perdido e tirou um coelho da cartola no último quarto.
Confira alguns videos da partida.
Com direito a mudança de quarterback e muita ousadia, conseguiu uma virada incrível, e anotou 21 a 17. Com direito a um touchdown decisivo no fim do jogo, anotado por Vitor Vilaça. Foi o bastante para a explosão da torcida do Reds na arquibancada do Mineirão.
Vale ressaltar isso: foi uma festa do esporte! Desse esporte que mais cresce no país. Desse esporte que é feito pelos atletas, que muitas vezes são também equipe técnica, organização, imprensa… Dessa modalidade que chegou para ficar e é feita por quem a ama.
Que o Minas Bowl tenha sido só o começo. Que haja cada vez mais eventos e mais apoio. E que o Brasil de espaço a essa e a outras modalidades, que ainda sobrevivem à margem do estrelato.
No Comment