HAMILTON VENCE NA BÉLGICA COM ERRO “INÉDITO” DA WILLIAMS
Lewis Hamilton pôs a “casa em ordem” e venceu o GP da Bélgica de 2015, e ampliou a vantagem em 28 pontos em relação ao vice-líder e segundo lugar da corrida, Nico Rosberg, configurando mais uma dobradinha da Mercedes nesta temporada. Romain Grosjean, da Lotus, completou o pódio em 3º lugar.
Destaque para o erro “inédito” da Williams. No primeiro pit stop de Valtteri Bottas um dos mecânicos errou na escolha de um dos pneus e fez o piloto ter que andar várias voltas com 3 pneus “macios” e um “médio”. A barbeiragem custou caro: Bottas tomou um “Drive Trough” de punição e terminou a corrida somente em 9º lugar.
Os pilotos brasileiros não foram bem neste final de semana. O carro da Williams não rendeu o esperado e Felipe Massa terminou a corrida em 6º lugar. Já Felipe Nasr, que vem sofrendo com o baixo rendimento da sua Sauber, terminou a corrida somente em 11º lugar.
A próxima etapa da temporada será o GP da Itália no Circuito de Monza, em Monza, no dia 6 de setembro, às nove da manhã, horário de Brasília.
A corrida
O clima de apreensão pela largada foi cortado quando o carro de Nico Hulkenberg (Force India) apagou no grid e forçou a realização de uma nova volta de apresentação. Outro que teve problemas de potência no motor foi Carlos Sainz Jr. (STR), que recolheu ao fim da volta para partir dos boxes.
Na largada válida, Hamilton não tracionou de forma ideal, mas conseguiu se segurar na ponta. Pior que ele foi Rosberg, que despencou de segundo para sexto. Quem mandou bem foi Pérez, que pulou de quarto para segundo, Ricciardo, que passou de quinto para terceiro, e Vettel, que saltou de oitavo para quinto. Bottas caiu de 3º para sexto, enquanto Massa perdeu uma posição e foi para oitavo. Nasr se manteve em 14º.
Na volta de abertura, um abusado Pérez ainda tentou atacar Hamilton para assumir a liderança, mas o britânico se defendeu bem, manteve a ponta e abriu. Após intenso troca-troca de posições, Ricciardo aparecia em terceiro, seguido por Rosberg, Vettel, Bottas, Grosjean e Massa. Mais atrás, Maldonado abandonava sem potência no motor da Lotus. Pouco depois, Kvyat passava Massa e empurrava o brasileiro para a oitava colocação.
Ricciardo abriu os trabalhos nos boxes já na 9ª volta, acompanhado da maioria dos membros do pelotão da frente na volta seguinte. Já a dupla da Mercedes e Vettel, da Ferrari, retardaram ao máximo a primeira parada. Quem se deu bem com isso foi Rosberg, que ganhou as posições de Ricciardo e Pérez e subiu para segundo.
Enquanto isso, Bottas não imprimia um bom ritmo e perdia posições. A explicação: uma trapalhada da Williams, que colocou três pneus macios e um composto médio no carro. Por causa do erro, o finlandês foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes). Após a primeira rodada de pit stops – e a punição a Bottas – a classificação era a seguinte: Hamilton em primeiro, seguido por Rosberg, Vettel, Pérez, Ricciardo, Grosjean, Kvyat e Massa. Raikkonen e Verstappen completavam o top 10.
Na 22ª volta, Ricciardo, quarto colocado na prova, ficou lento na pista devido a um problema na RBR e parou no início da reta. O safety car virtual foi acionado por dois minutos para a retirada do carro do australiano. Grosjean, Massa Kimi, Verstappen e Bottas aproveitaram para trocar novamente os pneus, enquanto Pérez se direcionava para os boxes no momento que o piloto da RBR abandonava Já Hamilton, Nico, Vettel e Kvyat preferiram seguir na pista.
Com pouco mais da metade da prova disputada, o top 10 era o seguinte: Hamilton, Rosberg, Vettel, Grosjean, Kvyat, Pérez, Massa, Raikkonen, Verstappen e Bottas. Nasr aparecia em 12º. O britânico, que sofria a aproximação de Nico nas voltas anteriores, apertou o ritmo e abriu do companheiro.
Com receio de seus pneus não resistirem até o fim, Kvyat fez mais uma parada na 29ª volta e colocou um novo jogo de pneus macios, retornando em décimo, logo atrás do finlandês da Williams. Na 31ª volta, Hamilton, que tinha 5s de vantagem para Rosberg e 23s para Vettel, fez seu segundo pit stop e colocou um novo jogo de pneus macios. Com isso, o alemão da Mercedes assumiu a liderança da prova. Mas por pouco tempo. Nico também parou na volta seguinte e o britânico retomou a ponta.
Com Hamilton com relativa folga para Rosberg, as atenções da corrida se voltaram para a disputa pelo quinto lugar entre Pérez e Massa e pela briga pelo terceiro lugar no pódio: com um pit stop a menos e pneus desgastados, Vettel sofria a aproximação do quarto colocado Grosjean.
Sem conseguir passar o mexicano da Force India, o brasileiro passou a sofrer pressão de Kvyat. Com pneus mais novos, o russo passou Massa a três voltas do fim, e depois ainda deixou Pérez para trás para assumir o quinto lugar. Ele ainda ganharia mais uma posição: na penúltima volta, o tetracampeão viu seu pneu traseiro direito explodir e perdeu a chance de pódio.
O alemão precisou recolher para os boxes e terminou em 12º, às frente apenas dos pilotos que levaram uma volta. Lá na frente, Hamilton recebia a bandeira quadriculada para mais uma vitória. E Grosjean cruzava em terceiro para comemorar seu melhor resultado do ano. Kvyat, Pérez e Massa vieram a seguir. Enquanto Raikkonen, Verstappen, Bottas e Ericsson completaram a zona de pontuação. Nasr ficou no quase, em 11º.
Resultado final do GP da Bélgica:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h23m40s387
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +2s058
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +37s988
4) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +45s692
5) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +53s997
6) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +55s283
7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +55s703
8) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +56s076
9) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1m01s040
10) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) +1m31s234
11) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +1m42s311
12) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +1 volta
13) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) +1 volta
14) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +1 volta
15) Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) +1 volta
16) Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) +1 volta
Abandonaram:
Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m52s416, na 34ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 227 |
2 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 199 |
3 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) | 160 |
4 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 82 |
5 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 82 |
6 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 79 |
7 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) | 57 |
8 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) | 51 |
9 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 38 |
10 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) | 26 |
11 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 25 |
12 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 24 |
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) | 16 |
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) | 12 |
15 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) | 11 |
16 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) | 9 |
17 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) | 7 |
18 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) | 6 |
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
20 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
21 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes | 426 |
2 Ferrari | 242 |
3 Williams-Mercedes | 161 |
4 Red Bull Racing-Renault | 108 |
5 Lotus-Renault | 50 |
6 Force India-Mercedes | 49 |
7 Toro Rosso-Renault | 35 |
8 Sauber-Ferrari | 23 |
9 McLaren-Honda | 17 |
10 Manor Marussia-Ferrari | 0 |
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