GP DA RÚSSIA 2014: HAMILTON E MERCEDES FAZEM HISTÓRIA E VENCEM A PRIMEIRA CORRIDA
O leitor mais atento pode estranhar que pela terceira vez seguida se fala sobre corridas de 2014. Mas desta vez não tem como ser diferente, pois a única corrida de Fórmula 1 realizada na Rússia ocorreu no ano passado. E Lewis Hamilton deixou seu nome escrito na história russa como o primeiro vencedor de uma corrida no país mais extenso do mundo.
De quebra, a Mercedes conquistou seu primeiro título do Mundial de Construtores na Fórmula 1, com uma equipe própria, com três corridas de antecedência.
Naquele dia, a largada foi movimentada. Ninguém bateu em ninguém, mas foram várias “atravessadas de curvas” e, só não ocorreram batidas por causa das amplas áreas de escape do circuito que foram utilizadas por vários pilotos. Rosberg deu uma bela “fritada” nos pneus e fez um pit stop logo na primeira volta, junto com Felipe Massa que largou somente em 18º e buscava fazer uma tática de pit stops diferente da maioria dos demais pilotos.
Com toda a movimentação das primeiras voltas as 10 primeiras posições sofreram algumas modificações no início da corrida. Ao final da volta 6 eram: Hamilton, Bottas, Button, Alonso, Magnussen, Vettel, Ricciardo, Vergne, Raikkonen e Kvyat.
Detalhe: a largada só teve 21 carros. A Marussia não colocou um piloto para substituir o francês Jules Bianchi.
Lá na frente Hamilton seguia tranquilo na liderança, enquanto lá atrás Rosberg e Massa subiam aos poucos no grid e, na volta 11, eram 14º e 15º respectivamente.
Os pit stops regulares começaram com Ricciardo na volta 12. Enquanto isto, a única Marussia do grid, de Max Chilton, abandonou a corrida.
A corrida acabou ficando quase monótona, salvo por Rosberg e Massa que continuavam a “escalar” o pelotão e na volta 17 já eram 11º e 12º colocados respectivamente.
Rosberg conseguiu finalmente alcançou o segundo lugar com o pit stop de Vettel na volta 35. Na mesma volta Pérez e Massa superaram Kvyat e assumiram 12º e 13 lugares respectivamente. Lá na frente Rosberg fazia volta mais rápida uma atrás da outra.
Felipe Massa era o 11º colocado na volta 41. Mais a frente Ricciardo “colou” em Alonso na disputa pelo sexto lugar.
O final da corrida foi reservado para algumas disputas de posições na pista. Alonso x Ricciardo e Pérez x Massa. No final das contas ninguém passou ninguém e Alonso e Pérez mantiveram as suas posições ao final da corrida.
Enquanto isto lá na frente Hamilton confirmou a vitória, a quarta seguida desde o GP da Itália daquela temporada, Rosberg conseguiu levar seu carro até o final com um pit stop ainda na primeira volta e chegou em segundo em mais uma dobradinha da Mercedes em 2014, confirmando o primeiro título de construtores para a equipe alemã, e Valtteri Bottas completou o pódio em terceiro lugar.
Destaque para a presença do presidente russo Vladimir Putin que chegou ao circuito durante a corrida e entregou o troféu de vencedor da corrida a Lewis Hamilton.
O vídeo a seguir mostra momentos importantes da corrida e a histórica vitória de Hamilton.
Em 2015 a Mercedes caminha de novo para conquistar o Bi no Mundial de Construtores. E Hamilton, após superar o “susto” de Cingapura, com mais uma vitória no Japão deve igualar Senna e conquistar o Tri no Mundial de Pilotos. Mas a Ferrari e Vettel estão a espreita. Se a Mercedes comer mosca…
O circuito da corrida
O Grande Prêmio da Rússia foi realizado pela primeira vez no país euro-asiático no ano passado. Após muito tentar, o presidente da Rússia Vladimir Putin, conseguiu levar a principal categoria do automobilismo para terras russas em 2014.
O circuito de Sochi foi montado atravessando parte das estruturas utilizadas durante os Jogos Olímpicos de Inverno realizados na cidade em fevereiro de 2014. Desenhado, mais uma vez, pelo alemão Hermann Tilke, o mesmo se assemelha a demais circuitos mais novos desenhados por ele, por possuir grandes áreas de escape, muitas vezes feitas também de asfalto, que dão mais segurança na pilotagem e possibilita um retorno mais fácil a pista, em caso de escapada da mesma pelos pilotos.
Seus 5853 metros são compostos por 19 curvas e retas pequenas e médias. Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 53 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa russa da Fórmula 1. O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.
A corrida do ano passado foi realizada em tempo seco. E provavelmente, deverá se repetir esta condição em 2015. Há uma chance de chuva na sexta-feira. Mas a classificação e a corrida deverão ocorrer com tempo aberto.
Dados históricos
O GP da Russia ocorreu pela primeira vez no ano passado (2014). O GP deste ano, se realizará novamente no Circuito de Sochi, na cidade de mesmo nome. Lewis Hamilton venceu esta corrida, pilotando um carro da Mercedes.
A única pole até hoje foi de Hamilton, com o tempo de 1min 38s 513, e a volta mais rápida foi feita por Valtteri Bottas da Williams, 1min 40s 896.
Expectativa para a corrida
Após o “susto” em Cingapura, Hamilton e a Mercedes puseram, mais uma vez, “ordem” na casa. Dobradinha sem sustos e Hamilton mostrando mais uma vez uma grande superioridade sobre Rosberg. Nesta temporada, mesmo com a pontuação dobrada na última corrida quem sabe Hamilton não será tricampeão antes da última etapa?
A Ferrari deve seguir o bom trabalho que vem sendo realizado em 2015 para 2016. Títulos para este ano está difícil. Mas quem sabe o trabalho deste ano servirá de “trampolim” para saltos maiores do time italiano em 2016?
A McLaren voltou a decepcionar. Nem correndo na casa dos motores Honda o time inglês conseguiu um resultado decente em 2015. Como Alonso reclamou na última corrida: “Motor de GP2”. E nada deve mudar até o final desta temporada. Traduzindo: chega logo 2016.
A Williams fez uma corrida dentro de suas possibilidades. Bottas terminou em quinto, logo atrás dos carros da Mercedes e da Ferrari. Já Massa, prejudicado por um toque com Ricciardo, tenta reconquistar um bom resultado após um fraquíssimo 17º lugar obtido no Japão. Se um dos carros do time inglês repetir o terceiro lugar de Bottas ano passado, já estará no lucro.
Já Felipe Nasr voltou a fazer uma boa corrida. Mas com problemas em seu carro abandonou a corrida quase no final da mesma. Na Rússia Nasr terá carro e engenheiro novos para tentar voltar a pontuar e fazer boas corridas nesta temporada. Acelera Nasr!
Horários:
Classificação – 10/10/2015 (sábado), 09:00h (09:45 começa a transmissão na TV aberta) (horário de Brasília),
Corrida – 11/10/2015 (domingo), 08:00h (horário de Brasília)
O treino e a corrida serão transmitidos pela Rede Globo. Boa corrida para todos.
No Comment