GP DA ÁUSTRIA
O Grande Prêmio da Áustria estrou na Fórmula 1 em 1964 e durante anos fez parte do calendário tradicional das provas da categoria. Entretanto, em 2003 deixou de ser disputado, voltando apenas em 2014, depois que a Red Bull, já consolidada com sua equipe, fez um grande lobby para que o GP retornasse ao calendário.
O CIRCUITO DA CORRIDA
O Grande Prêmio da Áustria foi disputado pela primeira vez em Zeltweg (1964) e depois, de 1970 a 1987, no extenso circuito de Österreichring. Posteriormente o circuito de Österreichring foi refeito, teve sua extensão reduzida e foi rebatizado como A1 Ring e recebeu mais algumas etapas da Fórmula 1 entre 1997 e 2003.
Após 11 anos do início do seu desmanche, Österreichring foi reconstruído e agora batizado como Red Bull Ring, conservando o traçado de 2003. A Fórmula 1 voltou para a Áustria em 2014, com o circuito mais moderno e seus 4326 metros composto de longas retas e várias curvas rápidas Em situações normais, os pilotos deverão fazer este traçado por 71 vezes para que se, conheça o vencedor da etapa austríaca. O traçado do circuito, pode ser visto na figura a seguir.
DADOS HISTÓRICOS
Desde de 1964, nas 29 edições realizadas do GP da Áustria (ocorreram períodos em que a corrida não foi realizada), 22 pilotos diferentes venceram a prova. O italiano Lorenzo Bandini foi o primeiro vencedor, em 1964, correndo no circuito de Zeltweg. Em Red Bull Ring, circuito atual (neste caso vamos considerar desde 1997, onde apesar da mudança de nome de A1 para Red Bull, o traçado ficou o mesmo) o primeiro vencedor foi o canadense Jacques Villeneuve em 1997.
O maior vencedor de GPs da Áustria é o francês Alain Prost com 3 vitórias, no antigo Österreichring. Em Red Bull Ring os maiores vencedores são os alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg e o finlandês Mika Häkkinen com 2 vitórias cada. Por equipes, quem mais venceu até agora foi a McLaren com 6 vitórias (3 em Red Bull), seguida pela Ferrari, com 5 vitórias (3 em Red Bull).
A pole mais rápida foi feita por Valtteri Bottas pela Mercedes em 2017 com o tempo de 1min 04s 251 (com os carros com motores V6 turbo) e a volta mais rápida foi feita por Michael Schumacher em 2003, pela Ferrari com o tempo de 1min 08s 337 (com os carros com motores V10).
No Comment