Home»Futebol Nacional»Brasileirão»Erros de arbitragem dão o tom da polêmica 30ª rodada do Brasileirão

Erros de arbitragem dão o tom da polêmica 30ª rodada do Brasileirão

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Enquanto em todas as outras rodadas os destaques eram jogadores que decidiam ou técnicos que mudavam a história dos jogos, na 30ª rodada tivemos o infeliz protagonismo dos erros de arbitragem, que assolaram a rodada.

O líder Fluminense foi muito beneficiado pela arbitragem de Nielson Dias. No início do jogo Luan marcou um golaço para o Ponte, que segurava a vitória com as grandes defesas de Edson Bastos. Entretanto em dois lances capitais o juiz errou, rendendo a virada ao Flu. Nielson viu mão na bola de Luan, que estava com o braço junto ao corpo, marcando pênalti, convertido por Fred, e apitou falta em Marcos Junior, que agarrou a camisa de Renê Júnior. Na cobrança Gum fez o gol, que garantiu os nove pontos de vantagem sobre o Galo.

Por falar em Galo, o dificílimo jogo contra o Sport no Independência também terminou em polêmica e confusão. O Sport abriu o placar com Hugo e o Galo virou com dois gols de Leonardo, que entrou no segundo tempo e foi o herói do jogo, fazendo o segundo gol aos 46 minutos, depois da expulsão do mesmo Hugo, do Sport. Depois da partida, os jogadores do Sport protestaram bastante contra o juiz Flávio Rodrigues Guerra (SP), que não marcou dois possíveis pênaltis a favor do Sport, o segundo, no último minuto da partida.

Sem confusões com a arbitragem, o Grêmio parecia que ia segurar a vice-liderança com a vitória de 1×0 sobre o Botafogo no Olímpico, com gol de Léo Gago. Isso até no finzinho do jogo, quando Bruno Mendes acertou um chute preciso, que foi um banho de água fria para os tricolores. O empate foi ruim para os dois.

Numa das poucas mudanças na tabela, o São Paulo roubou a quarta posição do Vasco, que foi derrotado por 2×0 pelo Santos na Vila Belmiro. Sem Neymar, Miralles fez os dois gols do jogo, contra um Vasco desordenado e carente de Juninho. Já o São Paulo passou sem dificuldade pelo praticamente rebaixado Figueirense, com um 2×0 com gols de Luis Fabiano e Douglas, na partida de número 500 de Rogério Ceni no Morumbi.

Por falar em rebaixamento, a situação não está feia apenas para o Figueirense. Todos os times que estão na zona de rebaixamento estão por um fio e podem, pela primeira vez na história, definir por antecedência (e muita) os quatro rebaixados, já que a diferença para o Bahia, primeiro fora, é de oito pontos. Com uma fase tão ruim e uma diferença tão grande é difícil acreditar que algum dos quatro escape. Além de Sport e Figueira, derrotados na rodada, o Palmeiras perdeu mais uma, dessa vez para o Náutico, por 1×0, gol de Kieza. O único do Z4 a vencer foi o lanterna Atlético-GO, que, na zebra da rodada, venceu o Inter de virada por 3×1. Fred abriu para os Colorados, enquanto Adriano, Ricardo Bueno e Luciano viraram o jogo no Serra Dourada. Pena que isso pouco adiantou.

Assistindo de perto a situação desesperadora do Z4 estão Coritiba e Bahia que se enfrentaram no Couto Pereira. O Coxa venceu por 2×1, com gols de Luccas Claro e Deivid, enquanto Alysson marcou para o tricolor da boa terra, que é o primeiro fora do Z4, com “confortáveis” oito pontos de vantagem, citados anteriormente.

Um pouco mais acima está o Flamengo que empatou em casa com o Cruzeiro por 1×1, gols de Liédson, para o rubro-negro, e Ewerton, para os mineiros. Aliás, lembram dos erros de arbitragem? Pois é, eles deram as caras aqui também. No gol do Flamengo, Vágner Love dominou claramente a bola com a mão antes do gol de Liédson e, no segundo tempo, o Flamengo teve um gol anulado por um impedimento inexistente. “Méritos” do juiz Anderson Daronco (RS) e seus bandeiras.

Bom, alheios a toda essa confusão, Portuguesa e Corinthians empataram por 1×1 no Canindé, com gols de Marcelo Cordeiro, para a Lusa, e de Douglas, para o Timão. Em ritmo de mundial, o jogo passaria em branco se não fosse a preocupação dos corintianos pela contusão de Emerson, principal nome do time na Libertadores. Meu deus! Quase nos esquecemos! O sr. Rodrigo Braghetto, ilustre árbitro da partida, anulou erradamente um gol de Bruno Mineiro para Portuguesa, alegando impedimento. Que coisa não?

Infelizmente para o futebol brasileiro tivemos mais uma rodada de decepções na arbitragem, que prova, a cada dia, mais despreparo e falta de compromisso, pra não falar em esquemas ou coisa pior. Enfim, a coisa está tensa para os lados da arbitragem nacional.

Previous post

Líder e vice-líder são a base da seleção da rodada

Next post

Quase sem unanimidades, seleção da rodada #30 tem reservas como destaques

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *