Home»Futebol Nacional»Brasileirão»Drama, desespero e festa: a emocionante última rodada do Brasileirão

Drama, desespero e festa: a emocionante última rodada do Brasileirão

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Brasileirão

O sábado foi de festa e o domingo de drama. Para alguns o drama terminou em comemoração, para outros restou o alívio e para dois times cariocas, o desespero. O Brasileirão teve todos os ingredientes para terminar em grande estilos, mas teve um triste desfecho, no ato final do Vasco na série A.

O sábado começou com o jogo de faixas entre o time quase todo reserva do Cruzeiro e o mistão do Flamengo. Depois de ver a festa do campeão brasileiro e do campeão da Copa do Brasil, o Maracanã assistiu a uma boa partida, que terminou em 1×1, graças a estreia espetacular do goleiro César, que fechou a meta rubro-negra. Sem nenhuma festa, o Náutico se despediu do campeonato derrotando o Corinthians por 1×0, em Recife, evitando ficar com a pior campanha da história dos pontos corridos.

Jogo das faixas entre Cruzeiro e Flamengo. FOTO: Placar
Jogo das faixas entre Cruzeiro e Flamengo. FOTO: Placar

Já o domingo prometia fortes emoções. Quem iria a Libertadores? Quem escaparia da degola? Portuguesa e Grêmio trataram logo de resolver as coisas sem maiores preocupações, empatando em 0x0 no Canindé. O resultou livrou a Lusa de degola e deu ao Grêmio o vice-campeonato brasileiro. O empate também bastou para o Inter. Com um melancólico 0x0 com a rebaixada Ponte Preta (claramente focada na decisão da Sul-Americana) o Colorado deu adeus ao campeonato que, para ele, foi deprimente.

Seedorf se emociona na vitória que pôs o Botafogo no G4, FOTO: Vitor Silva / SS Press
Seedorf se emociona na vitória que pôs o Botafogo no G4, FOTO: Vitor Silva / SS Press

E na última rodada, o que parecia improvável aconteceu. O Botafogo venceu o Criciúma por 3×0, no Maracanã, mas só garantiu a sua vaga no G4 graças ao Santos que, inesperadamente, atropelou o Goiás no Serra Dourada, também por 3×0, estragando o sonho dos esmeraldinho de ir à Libertadores. O Botafogo agora torce contra a Ponte Preta, que decide a Copa Sul-Americana, para garantir sua vaga na competição continental. A derrota jogou o Criciúma para a beira do precipício, mas não foi o suficiente para rebaixá-lo. O time foi ultrapassado apenas pelo Coritiba, que se salvou com um magro 1×0 sobre o São Paulo, em Itú. Salvador para o Coxa, desesperador para o Flu.

Santos de Montillo goleia e estraga festa do Goiás. FOTO: Carlos Costa/Agência Estado
Santos de Montillo goleia e estraga festa do Goiás. FOTO: Carlos Costa/Agência Estado

O tricolor carioca foi até a Fonte Nova, venceu de virada o Bahia por 2×1 e ainda assim caiu para a segunda divisão. o Fluminense é o primeiro campeão brasileiro a ser rebaixado no ano seguinte à conquista. Abraçado ao Flu vai outro carioca, o Vasco. O time de São Januário foi atropelado pelo Atlético-PR por 5×1, em Joinville, com três gols de Éderson, artilheiro da competição com 21 gols. A goleada valeu a vaga do Furacão à Libertadores e decretou a vergonhosa segunda queda da equipe cruzmaltina em cinco anos.

Wagner chora a queda do Flu. FOTO: Ricardo Ayres / Photocamera
Wagner chora a queda do Flu. FOTO: Ricardo Ayres / Photocamera

Mais vergonhoso ainda foi o triste confronto entre as duas torcidas, que, além de para a partida por uma hora e dez minutos, resultou em cenas violentíssimas e vários feridos, manchando de sangue o que deveria ser uma rodada de espetáculo. A cena de selvageria pode custar até vinte mandos de campo ao Atlético-PR e dez ao Vasco, além da possibilidade de punição às suas organizadas. Definitivamente, uma situação que não condiz com o bom futebol.

Briga entre as torcidas em Joinville. FOTO: Gustavo Rotstein
Briga entre as torcidas em Joinville. FOTO: Gustavo Rotstein

O Brasileirão chegou ao fim e tem equipe que não ganhou nada mas fez festa. A torcida do Galo comemorou aliviada a volta em grande estilo de Ronaldinho Gaúcho, com dois gols que garantiram o empate em 2×2 que tirou o Vitória da Libertadores. O Independência fez festa para o time que se despediu de sua torcida e foi para o Marrocos, tentar o inédito título mundial. Será que tem jeito? Vamos aguardar.

Por fim, parabéns ao Cruzeiro, campeão e soberano no Brasileirão 2013 e, boa sorte aos rebaixados, que viverão o calvário da série B, na tentativa de voltar à série A em 2015.

 

 

Previous post

E se o Maracanã fosse obra do Niemeyer?

Next post

Jogadas da Semana | Faltas, chutes de longe e jogadas coletivas são os destaques da semana

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *