Home»Fórmula 1»BOTTAS VENCEU A PRIMEIRA NA F1 NO GP DA RÚSSIA

BOTTAS VENCEU A PRIMEIRA NA F1 NO GP DA RÚSSIA

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A Fórmula 1 tem um novo piloto com vitória numa corrida da categoria. O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) fez uma excelente largada, saindo do terceiro para a ponta logo no início da corrida, fez uma prova quase sem erros, suportou a pressão do alemão Sebastian Vettel (Ferrari) no fim da corrida e conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. O compatriota Kimi Raikkonen (Ferrari) completou o pódio em terceiro lugar

Felipe Massa (Williams) ia conseguindo mais um 6º lugar na temporada, porém, com um pneu furado, foi obrigado a fazer um pit stop adicional e terminou somente em 9º lugar. O brasileiro ainda protagonizou uma reclamação de Sebastian Vettel. O alemão da Ferrari (com direito a gesto obsceno) reclamou que foi atrapalhado por Massa na última volta da corrida na disputa pela vitória com Bottas.

A próxima etapa da temporada será o GP da Espanha no Circuito da Catalunha, em Montmeló, no dia 14 de maio às 9 horas da manhã, horário de Brasília.

Valtteri Bottas vence na Rússia, com Sebastian Vettel em segundo e Kimi Raikkonen em terceiro. FOTO: Getty Images

A corrida

A largada foi adiada em uma volta, graças ao abandono precoce de Fernando Alonso, que ficou com a McLaren parada na entrada dos boxes. O espanhol demonstrou, mais uma vez, toda a sua insatisfação com o péssimo carro que a equipe inglesa montou para esta temporada: – “Só me resta tomar sorvete e assistir a prova agora” – disse o piloto.

Fernando Alonso abandona o GP da Rússia, antes mesmo da largada. FOTO: formula1.com

Com a bandeira verde acionada, Valtteri Bottas tracionou melhor e saiu da terceira para a primeira colocação. Hamilton tentou o ataque sobre Raikkonen, mas não conseguiu a ultrapassagem. Após disputa acirrada e quase um toque, Massa perdeu a sexta posição para Verstappen.

Largada do GP da Rússia. FOTO: formula1.com.

Jolyon Palmer e Romain Grosjean se enroscaram e o francês acabou indo ao muro, gerando a primeira bandeira amarela da corrida.

Acidente entre Grosjean e Palmer causou a entrada do Safety Car na pista. FOTO: formula1.com.

Já Lance Stroll, companheiro de Massa na Williams, rodou sozinho após tocar a zebra. No fim, ele terminou em 11º lugar e ainda não pontuou na temporada.

Após largar na quinta colocação, Ricciardo abandonou com problemas nos freios. É a segunda vez na temporada que o australiano da RBR deixa um GP, ele também abandonou na Austrália. Com isso, Felipe Massa deixou de ter o sexto lugar ameaçado durante a prova.

Líder da prova, Bottas entrou nos boxes na volta 28 para efetuar a troca de pneus, colocando compostos macios. Ele foi o primeiro entre os líderes a trocar os pneus. O finlandês voltou à pista em quarto, atrás de Hamilton.

Na volta 31 foi a vez de Hamilton fazer a troca de pneus. Na imagem ficou claro o superaquecimento do carro da Mercedes, e o inglês voltou à pista em quarto. Bottas subiria para terceiro.

Vettel bem que tentou, acelerou, abriu quase 20 segundos de vantagem para Bottas, mas fez a parada e não conseguiu voltar à frente do finlandês. O alemão ainda teve um pequeno problema com a roda dianteira esquerda durante a troca de pneus. Apesar de ter pneus mais novos, ele precisava tirar uma diferença de 9s.

Vettel retardou seu pit stop ao máximo, mas não foi suficiente para superar Bottas.

Vettel retardou seu pit stop ao máximo, mas não foi suficiente para superar Bottas. FOTO: formula1.com.

Bottas errou a freada, passou reto e deixou a diferença para Vettel cair para menos de 3 segundos faltando dez voltas para o final da prova. Era a emoção que faltava na pista.

Nas últimas voltas, um pneu da Williams de Felipe Massa furou e o brasileiro foi obrigado a parar novamente nos boxes. O brasileiro era sexto quando sofreu com o problema e teve que ir efetuar a troca, mas voltou à pista na nona colocação, atrás da Renault de Hulkenberg, posição em que cruzou a linha de chegada.

Após o erro, Bottas viu Vettel se aproximar, com a diferença caindo para 1s5. Mas o finlandês usou sua frieza para se manter à frente da Ferrari e garantir a primeira vitória dele na carreira. Vettel chegou a baixar a diferença para menos de 1s nas duas voltas finais. Mas não conseguiu a ultrapassagem e ainda reclamou bastante que Massa, retardatário, o teria atrapalhado na volta final impedindo a aproximação final a Bottas.

Valtteri Bottas vence o GP da Rússia. FOTO: formula1.com.

Resultado final do GP da Rússia:

Volta mais rápida: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) com 1m36s844, na 49ª volta.

Mundial de Pilotos:

Mundial de Construtores:

Previous post

RÚSSIA 2016 | ROSBERG IGUALA RECORDE DE SCHUMI

Next post

KANU, A NIGÉRIA E A PARANOIA BRASILEIRA PELO OURO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *