Home»Fórmula 1»BÉLGICA 2008 | FIM TUMULTUADO E BRILHO DE ALONSO

BÉLGICA 2008 | FIM TUMULTUADO E BRILHO DE ALONSO

1
Shares
Pinterest WhatsApp

Se existe uma corrida na Fórmula 1 onde tudo pode acontecer, esse lugar é Spa-Francorchamps. O seu traçado rápido e longo, aliado a instabilidade climática da região, costuma gerar inúmeras corridas que passam para a história da F1. E a de hoje não é diferente.

Este artigo relembrará o GP belga de 2008, marcado pela chuva em seu final que serviu para mostrar toda a genialidade do “príncipe das Astúrias”, Fernando Alonso.

Naquela tarde de 7 de setembro de 2008 a corrida parecia que seria uma exceção à tradição, transcorrendo normalmente. Faltavam três voltas para o fim, Kimi Raikkonen da Ferrari era líder, seguido por Lewis Hamilton da McLaren e Felipe Massa, também da Ferrari. Tudo mudou quando a chuva caiu.

“Hamilton partiu pra cima de Raikkonen e ao tentar ultrapassá-lo cortou a chicane e devolveu de forma equivocada a posição, já se aproveitando para passar novamente o finlandês na próxima curva, a partir daí o que se viu na corrida foi um ‘Deus nos acuda’, com hora Raikkonen e hora Hamilton saindo da curva, até que Kimi perdeu o controle e bateu no muro enquanto Massa se aproximava dos dois” – trecho retirado do site entrelinhasf1.blogspot.com.br.

Bagunça à parte, Lewis segurou a onda até o final e venceu, com Massa em segundo. Entretanto o inglês foi punido por devolver a posição para Raikkonen de forma equivocada, propositalmente se aproveitando para passá-lo. Sendo assim, a vitória caiu no colo de Felipe Massa horas mais tarde. Mas isso nem de longe foi o destaque da prova.

podiogpdabelgica2008
Lewis Hamilton ganhou na pista, mas por conta da punição recebida, caiu para terceiro. Felipe Massa, então herdou a vitória e Nick Heidfeld o segundo lugar. FOTO: Gazeta Press.

O personagem da prova não estava no pódio. Muito pelo contrário. Enquanto acontecia isso tudo lá na frente, lá atrás um certo espanhol dava show. Quando a chuva caiu, Alonso era oitavo. O trecho abaixo, retirado do site Correio do Povo, relata a arrancada de Alonso.

Todo mundo resolveu ficar na pista com pneus de seco, mas o espanhol foi para o tudo ou nada. Calçou intermediários e voltou ainda mais longe dos demais. No vídeo, parece que acionou um turbo. Ultrapassa Heikki Kovalainen como se estivesse parado, já no segundo setor. Depois supera a Toro Rosso de Sebastian Bourdais e fica na cola de Robert Kubica e Sebastian Vettel.

A quatro curvas do fim, a bandeira amarela surge no principal ponto de ultrapassagem, por conta do acidente de Kimi Raikkonen. Ele recolhe e tem apenas a Bus Stop para dar o bote final. Coloca por dentro de Kubica, faz um xis e ainda consegue tracionar o suficiente para superar Vettel a menos de 20 metros da linha de chegada. Jogada de mestre!”

Vale à pena ver o vídeo abaixo, que mostra como Fernando Alonso conseguiu a proeza descrita anteriormente:

Para conhecer um pouco mais sobre a história do GP da Bélgica, clique aqui. Veja também as equipes e os pilotos da temporada 2017.

Previous post

STARTCAST #15 | O ADEUS A WILLY GONSER

Next post

A AULA DE RENOVAÇÃO DO VÔLEI BRASILEIRO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *