Home»Futebol Nacional»A PRIMEIRA LIGA PODE SER O GRITO DE INDEPENDÊNCIA DOS CLUBES?

A PRIMEIRA LIGA PODE SER O GRITO DE INDEPENDÊNCIA DOS CLUBES?

0
Shares
Pinterest WhatsApp
Reunião na sede do Flamengo, elegeu Gilvan de Pinho Tavares como presidente da Liga. FOTO: Divulgação
Reunião na sede do Flamengo, elegeu Gilvan de Pinho Tavares como presidente da Liga. FOTO: Divulgação

Como esperado, a Primeira Liga, ou Liga Sul, Minas, Rio, foi aprovada pelo conselho da CBF. Presidentes das outras federações estaduais consentiram com a nova liga que já deve ser disputada em 2016. Mas a pergunta que fica é, a Primeira Liga pode se transformar em um grito de independência dos clubes brasileiros?

Ainda é prematuro dizer, mas o fato é que esta situação já incomoda os anciões da CBF e os barões da TV Globo. A Primeira Liga reflete muito o ocorrido com a liga de basquete nacional, quando os clubes romperam com a confederação e criaram uma nova liga, mais rentável e muito mais organizada.

Com 11 clubes da primeira divisão, a Primeira Liga tem força suficiente para se sustentar. Caso se transforme em um sucesso já em sua primeira edição, a liga tem tudo para se tornar um grande problema para os senhores do futebol nacional. Hoje, a liga já conta com alguns dos principais clubes do país, talvez os mais organizados. Se for rentável, será inevitável a entrada dos grandes de São Paulo, e aí teremos uma liga independente da CBF.

A verdade é que a CBF já se sente ameaçada, com um momento político conturbado nos bastidores do futebol, com o presidente da instituição com medo de sair do país e ser preso, a Confederação demonstra já não ter força política e a cada dia perder mais espaço. Hoje a CBF vive do apoio da Globo, que com os contratos de transmissão do Brasileiro chegando ao fim com a maioria dos clubes, incluindo os participantes da Primeira Liga, terá que ceder para não perder seu principal produto.

De concreto, estamos presenciando a primeira batalha de clubes contra federações, onde os donos da festa enfim desejam tomar conta do espetáculo. A Primeira Liga tem tudo para ser muito bem-sucedida, se transformando em um sucesso e sendo um marco da independência dos clubes brasileiros. Para isso, porém, será fundamental os resultados que a primeira edição trará para os participantes.

O ex-presidente do Atlético-MG é um dos principais articuladores da Liga. FOTO: Divulgação
O ex-presidente do Atlético-MG é um dos principais articuladores da Liga. FOTO: Divulgação

Contraponto

Mesmo sendo um apoiador da Primeira Liga e de sua execução já na próxima temporada, por acreditar que este pode ser, de fato, o primeiro passo para acabar com a vergonha chamada Confederação Brasileira de Futebol, fico aqui me perguntando: A quatro anos atrás discutíamos a falta de organização do calendário brasileiro, da grande quantidade de jogos e do prejuízo que os clubes tinham com isso, porém, agora, vamos criar mais uma liga?

Não sei, mas minha opinião é de que a Primeira Liga é um mal necessário, trará bons frutos para o futebol, mas não acredito que os clubes irão jogar os estaduais com os principais times, e no futuro não devem nem participar dos estaduais. Mesmo para os saudosistas eu concordo com esta posição, chegou o momento de termos ligas mais fortes e mais rentáveis, de forma que contribuam para que o nosso futebol volte a ser forte e competitivo.

Previous post

UM GOL NO FIM E UM TÍTULO EM STAND BY

Next post

GP DO BRASIL DE 1991 E A DRAMÁTICA PRIMEIRA VITÓRIA DO SENNA NO BRASIL

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *