Home»Futebol Internacional»Champions League»A Champions League está de volta

A Champions League está de volta

0
Shares
Pinterest WhatsApp

champions3

Depois de um breve pausa a Champions League está de volta, com a fase de mata-mata da competição. Agora só os fortes sobreviverão na luta pelo título do maior torneio continental de todos. Apenas 16 seleções continuam na competição e vamos traçar um panorama de como elas estão, quais os prognósticos para os confrontos e, principalmente, quem são os favoritos.

Para começo de conversa, vamos analisar o que ficou da fase de grupos e ver se o nosso preview estava correto ou se falamos muita abobrinha.

No grupo A estavam Paris Saint-Germain, Porto e os Dínamos de Kiev e Zagreb, sendo consenso entre a equipe do blog que as esquipes terminariam nessa respectiva ordem. Acertamos em cheio. O PSG com 15 pontos e o Porto com 13 passearam no grupo, sendo que no confronto entre as duas equipes cada um venceu sua partida em casa. Se não fosse um empate dos portugueses em Kiev, poderiam ter acabado empatados. A vaga na Liga Europa ficou com o Dínamo ucraniano, que somou 5 pontos enquanto o time croata somou só um.

No grupo B, fomos unânimes em dar a liderança para o Arsenal e a lanterna para o Olympiacos. A dúvida ficou entre Montpellier e Schalke 04, com a maioria apontando o time francês em segundo e apenas Glauber Maia acreditando nos alemães. Melhor pra ele. O Montpellier foi lanterna com apenas 2 pontos, enquanto o Schalke 04 terminou líder do grupo, com 12 pontos, deixando a segunda posição com o Arsenal 10 pontos, um a mais que o terceiro colocado, Olympiacos, que surpreendeu e vai para a Liga Europa.

A situação se repetiu no Grupo C, onde todos esperávamos a liderança do Milan, que custou a se classificar em segundo, com míseros 8 pontos. A liderança ficou com o Málaga, com 12 pontos, superando as expectativas de nossa equipe que o colocava como segundo ou terceiro. Círio Oliveira apostou no Zenit, mas viu a equipe terminar em terceiro, com 7 pontos, que na cola do Milan, mas tendo que se contentar com a Liga Europa. Por fim, não foi novidade para ninguém a lanterna do Anderlecht, mas seus 5 pontos embolaram o grupo.

No grupo da morte, o D, a coisa nem foi tão disputadas e a equipe do blog deu com os burros n’água. O favoritíssimo Real Madrid terminou em segundo, com 11 pontos e viu a liderança ficar com o arrasador Borússia Dortmund (a quem colocamos de forma unânime em terceiro) que somou 14 pontos e saiu invicto do grupo. O Manchester City, que para todos nós parecia que dessa vez iria, não foi. Terminou na lanterna com ridículos 3 pontos e nenhuma vitória, suplantado até pelo Ajax, que somou 4 pontos e ficou em terceiro.

O grupo E nos presentou com a maior zebra da competição e quebrou as pernas dos nossos estudiosos sobre futebol. Cravar a lanterna do Nordsjälland, que somou apenas um ponto foi fácil. Apostar na classificação da Juventus em segundo e vê-la terminar em primeiro com 12 pontos é aceitável, mas o imponderável estava por vir. Como poderíamos esperar que o atual campeão Chelsea ficaria em terceiro, com 10 pontos, e seria superado no desempate pelo Shakhtar Donetsk, ficando de fora Champions? Erramos mas nem foi tão feio assim, afinal de contas quem iria esperar por isso?

Chelsea fracassa na fase grupos e não se classifica. FOTO: Getty Images / foxsports.com.br
Chelsea fracassa na fase grupos e não se classifica. FOTO: Getty Images / foxsports.com.br

O grupo F foi razoavelmente previsível e todos apontaram a liderança do Bayern de Munique e o segundo lugar do Valência, ambos com 13 pontos. A grande diferença foi a atuação mítica de Glauber Maia, que apontou o Bate Borisov como terceiro lugar, a frente do Lille, que aparentemente seria o terceiro lugar, mas somou apenas 3 pontos. O time da Bielorússia somou 6 pontos e conquistou duas excepcionais vitórias, indo muito além do saco de pancadas que foi na temporada anterior.

O intrépido time bielorusso garantiu vaga na Liga Europa com uma surpreendente vitória sobre o Bayern. FOTO:  EPA / dailymail.co.uk
O intrépido time bielorusso garantiu vaga na Liga Europa com uma surpreendente vitória sobre o Bayern. FOTO: EPA / dailymail.co.uk

No grupo G sim, mais uma daquelas zebras caprichadas. Nada com o Barcelona, que confirmou seu favoritismo e foi líder do grupo com 13 pontos. O negócio é que enquanto apontávamos Benfica e Spartak de Moscou como candidatos a segunda vaga, o Celtic disparou como bom azarão e garantiu a segunda vaga com 10 pontos, deixando o Benfica com 8 e o Spartak com 3. O time escocês ainda conseguiu vencer o Barça em casa e fazer um jogo duríssimo em Barcelona, superando qualquer expectativa.

Por fim, chegamos ao grupo H, que também não foi lá muito surpreendente. Todos apostamos no Manchester United como líder e o Galatassaray como segundo colocado, o que se confirmou com as equipes somando respectivamente 12 e 10 pontos. Fomos ludibriados pelo Cluj da Bélgica, que terminou em terceiro com 10 pontos e quase roubou a vaga do Galatassaray na fase de mata-mata. Nosso favorito a vaga na Liga Europa, o Braga de Portugal, se mostrou um bom lanterna, terminando com 3 pontos.

Encerrada essa revisão da fase de grupos e constatando que acertamos mais do que erramos, vamos agora ver o que nos espera na fase de oitavas de final da competição.

celticxjuventus

CELTIC x JUVENTUS

A zebra escocesa tenta surpreender a Juve, que tenta recuperar o prestígio perdido nos últimos anos, a nível europeu. O confronto deve ser equilibrado mas provavelmente passa a Juventus.

valenciaxpsg

VALÊNCIA X PSG

Confronto equilibradíssimo. Apesar da ótima equipe do PSG, recheada de craques e com o reforço de Beckham, o time espanhol e bem montando e não deverá fazer feio, não sendo surpresa nenhuma se conseguir passar adiante. Ainda assim, acreditamos no PSG.

shakhtarxborussia

SHAKHTAR DONETSK X BORÚSSIA DORTMUND

Um duelo bem interessante entre duas equipes igualmente perigosas. O favoritismo é todo do time alemão, que é superior no elenco e vem de um primeiro lugar indiscutível no grupo da morte. Provavelmente dá Borússia.

realxunited

REAL MADRID X MANCHESTER UNITED

O mais esperado duelo das oitavas marca o encontro de duas potências do continente e o reencontro de Cristiano Ronaldo com o seu ex-clube. Duelo aberto onde fica difícil fazer prognósticos. A julgar pela fase, o Manchester é favorito, mas se olharmos o elenco, dá Real.

portoxmalaga

PORTO X MÁLAGA

O mais atrevido dos novatos é o Málaga, que passou como líder do grupo do Milan e enfrenta o Porto que fez frente ao PSG na primeira fase. Duelo equilibrado entre duas boas equipes. A experiência pode pesar para o Porto, assim como a empolgação pode ser uma arma para os espanhóis.

arsenalxbayern

ARSENAL X BAYERN DE MUNIQUE

O time inglês prova mais uma vez que não tem na fase mata-mata a mesma sorte da fase de grupos. Nesta temporada mais uma vez caiu num grupo mais fácil e ainda assim conseguiu ficar em segundo, tendo pela frente o fortíssimo Bayern que dificilmente perde a vaga para a equipe de Londres.

galatassarayxschalke04

GALATASSARAY X SCHALKE 04

Duas equipes pouco cotadas mas que fizeram boas campanhas. O Galatassaray volta a colocar a Turquia na fase eliminatória e o Schalke tenta reeditar sua boa campanha que o levou a semi-finais na temporada 2010/2011. Deve dar Schalke, mas com alguma dificuldade.

milanxbarça

MILAN X BARCELONA

Num duelo que já ocorreu nas quartas de final da última Champions, Barcelona e Milan medem forças. Apesar dos sete títulos no currículo, o Milan não deve segurar o franco favorito Barça, ainda mais com a equipe em processo de reconstrução. Provavelmente os catalães devem ir adiante.

É isso amigos. Agora é se preparar para assistir ótimos jogos e ver quem vai se dar melhor na fase decisiva da Champions League.

Previous post

Os novos Meninos da Vila: Santos vence Goiás e leva a Copinha

Next post

Estamos de volta!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *