HAMILTON VENCE NA RÚSSIA, ENCAMINHA O TRI E MERCEDES É BICAMPEÃ
Lewis Hamilton contou com a competência que lhe é habitual, e uma dose de sorte, e venceu novamente o GP da Rússia de Fórmula 1. De quebra, foi beneficiado com o abandono do companheiro de equipe Nico Rosberg, e, caso vença a próxima corrida e Sebastian Vettel, da Ferrari (segundo colocado na corrida e agora também no Mundial de Pilotos), não termine a mesma em segundo lugar, conquistará seu terceiro título de Campeão da Fórmula 1. O mexicano Sergio Pérez, da Force India, completou o pódio em terceiro lugar.
E assim, como no ano passado, a Mercedes, confirmou mais uma vez na Rússia, o título no Mundial de Equipes em 2015. O segundo seguido e na história do time alemão.
Os pilotos brasileiros tiveram um bom final de semana desta vez. Felipe Massa que largou somente em 15º, fez uma corrida limpa e, contando com problemas de outros pilotos, chegou em quarto lugar. Já Felipe Nasr, que chegou a ser vice-líder durante parte da corrida, também fez uma corrida limpa e cruzou a linha de chegada em sétimo, porém terminou em sexto após a punição recebida por Kimi Raikkonen, após o final da corrida.
A próxima etapa da temporada será o GP dos Estados Unidos no Circuito das Américas, em Austin, no dia 25 de outubro, às cinco da tarde, horário de Brasília.
A corrida
Largando em segundo, Hamilton tentou dar o bote em Rosberg na curva 2, chegou a ficar com o bico do carro na frente, mas o alemão se impôs e manteve a ponta. Raikkonen passou Vettel e Bottas e pulou para terceiro. Mais atrás, Hulkenberg, que largava em sexto, rodou sozinho, e acabou atingido por Ericsson – os dois abandonaram e o safety car precisou ser acionado. Outro que se deu mal foi Max Verstappen, que precisou desviar do acidente, acabou tocando o muro e furando um pneu. Felipe Massa ganhou três posições na largada e subiu de 15º para 12º, enquanto Felipe Nasr passou de 12º para 11º.
A relargada foi dada na quarta volta. Bottas aproveitou para ultrapassar Raikkonen e retomar a terceira posição. Na sétima volta, Rosberg passou a enfrentar problemas no pedal do acelerador, que começou a travar. Ele espalhou em uma curva e foi ultrapassado por Hamilton, que assumiu a liderança. Na volta seguinte, sem condições de continuar na corrida, o alemão precisou abandonar. Após dez voltas completadas, os dois brasileiros entraram na zona de pontuação. Nasr aparecia em oitavo, logo à frente de Massa.
Na 12ª volta, Grosjean perdeu o controle sozinho da Lotus e bateu forte na curva 3. Apesar do impacto, o franco-suíço não se machucou. A batida provocou mais uma entrada do safety car. Alguns pilotos do pelotão traseiro aproveitaram para antecipar a primeira parada nos boxes.
Em mais uma relargada, Bottas tentou passar Hamilton, mas o britânico fechou a porta e segurou a liderança. Logo atrás, Vettel botou do lado de Raikkonen, mas o finlandês fez jogo duro, passou reto na chicane e se manteve em terceiro. Curvas depois, porém, o alemão tentou novamente, levou a melhor e conseguiu a ultrapassagem. Com ultrapassagens e se aproveitando de abandonos e pit stops, os brasileiros seguiam escalando o pelotão. Após 20 voltas, Nasr era o sexto, e Massa, o sétimo.
Dentre os ponteiros, o primeiro a ir para os boxes foi Bottas, na volta 27. A Williams, mais uma vez, se atrapalhou no pit stop e o finlandês retornou no meio do tráfego. Quem agradeceu foi Vettel. O alemão manteve um ritmo forte, fez sua parada quatro giros depois e voltou em segundo, à frente do piloto da Williams. Raikkonen, porém, não conseguiu ganhar a posição nos boxes e seguiu em quarto.
Após a rodada de pit stops, muitas mudanças no pelotão da frente. Alguns pilotos que anteciparam a parada durante o safety car se deram bem. Enquanto Hamilton liderava seguido de Vettel, Pérez aparecia em terceiro, e Ricciardo em quarto. Bottas era o quinto, e Kimi o sexto. Massa era o décimo, após passar Alonso e Nasr.
Na segunda metade da prova, enquanto Hamilton liderava com folga à frente de Vettel, a grande atração passou a ser a disputa pelo terceiro lugar. Com pneus mais desgastados, Pérez e Ricciardo tinham o desafio de segurar Bottas e Raikkonen até o fim. Restando dez voltas para o fim, Massa havia passado Button, Kvyat e Sainz, subindo para sétimo, enquanto Nasr era o décimo.
Bottas deixou Ricciardo para trás na 45ª volta e partiu à caça de Pérez. A seis voltas do fim, Sainz, com problema no freio dianteiro, rodou, chegou a tocar o mesmo muro onde bateu forte no dia anterior, mas dessa vez de leve, e teve que abandonar. Quatro voltas depois foi a vez de Daniel Ricciardo, que havia sido ultrapassado por Raikkonen pouco antes, deixar a corrida devido a uma quebra de suspensão.
Faltando duas voltas para o fim, a Mercedes informou Hamilton de um “comportamento estranho” na asa traseira e pediu para o britânico não acionar mais o DRS, mesmo para ultrapassar algum possível retardatário. Bottas, enfim colou em Pérez, botou de lado e tomou o terceiro lugar. Raikkonen foi no embalo, deixou o mexicano para trás e subiu para quarto.
Na última volta, o finlandês da Ferrari tentou dar o bote no compatriota, mas forçou demais e acabou batendo em Bottas, que abandonou. Pérez agradeceu e retomou o lugar no pódio que parecia ter perdido. Kimi ainda cruzou em quinto, atrás de Massa, que beneficiado pelos abandonos na parte final da prova, terminou em quarto.
Hamilton, mesmo com o problema no aerofólio, venceu com tranquilidade, com 5s de vantagem para Vettel. Nasr completou em sétimo, atrás de Kvyat, e à frente de Maldonado, Button e Alonso, que completaram os dez primeiros na pista. Punições a Raikkonen e Alonso, no entanto, mudaram o resultado final.
Com a punição sofrida por Raikkonen, a Mercedes confirmou o bicampeonato no Mundial de Construtores.
Destaque também para a invasão das belas Grid Girls russas na sala de entrevista dos três primeiros colocados ao final da corrida.
Resultado final do GP da Rússia:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h37m11s024
2) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +5s953
3) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +28s918
4) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +38s831
5) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) +47s566
6) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +56s508
7) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) +1m01s088
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1m12s358
9) Jenson Button (ING/McLaren-Honda) +1m19s467
10) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) +1m28s424
11) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) +1m31s210
12) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +1 volta
13) Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari)+1 volta
14) Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) +2 voltas
15) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) +3 voltas
Abandonaram:
Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault)
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
Volta mais rápida: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) com 1m40s071, na 51ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 302 |
2 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) | 236 |
3 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 229 |
4 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 123 |
5 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 111 |
6 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 109 |
7 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) | 76 |
8 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) | 73 |
9 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 54 |
10 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) | 44 |
11 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 38 |
12 Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) | 33 |
13 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) | 25 |
14 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) | 22 |
15 Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso-Renault) | 12 |
16 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) | 11 |
17 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) | 9 |
18 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) | 8 |
19 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
20 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
21 Alexander Rossi (EUA/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
22 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes (Campeã) | 531 |
2 Ferrari | 359 |
3 Williams-Mercedes | 220 |
4 Red Bull Racing-Renault | 149 |
5 Force India-Mercedes | 92 |
6 Lotus-Mercedes | 66 |
7 Toro Rosso-Renault | 45 |
8 Sauber-Ferrari | 34 |
9 McLaren-Honda | 19 |
10 Manor Marussia-Ferrari | 0 |
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