O RENASCIMENTO DE VETTEL E DA FERRARI
Com direito a “reger” parte do hino da Itália, como o ídolo Michael Schumacher já tinha feito em algumas ocasiões durante sua carreira, Sebastian Vettel e a Ferrari fizeram uma corrida perfeita e venceram o GP da Malásia. Com uma pilotagem impecável e uma estratégia de uma parada nos boxes a menos que os demais pilotos, o piloto alemão e a equipe italiana voltaram a fazer as pazes com a vitória deixando para trás a dupla da Mercedes. Hamilton em segundo e Rosberg em terceiro completaram o pódio.
Destaque também para o jovem prodígio holandês Max Verstappen da STR. Com o sétimo lugar obtido ao final da corrida, Max se torna o piloto mais jovem a pontuar na história da Fórmula 1, superando o recorde anterior do piloto russo Daniil Kvyat que pilotava também uma STR no GP da Austrália no ano passado.
Os pilotos brasileiros não foram tão bem hoje. Massa, que chegou a ser terceiro durante a corrida, terminou somente em sexto lugar, logo atrás do companheiro de equipe Valtteri Bottas que superou o brasileiro na última volta. Já Nasr não conseguiu encontrar o acerto ideal do carro em nenhum momento do final de semana e terminou somente em 12º lugar.
A próxima etapa da temporada será o GP da China no Circuito de Xangai, em Xangai, no dia 12 de abril, às três horas da manhã, horário de Brasília.
A corrida
Na largada, Hamilton segurou a ponta, acompanhado de Vettel e Rosberg, que se mantiveram em segundo e terceiro, respectivamente. Massa partiu bem, pulando de sétimo para quinto, enquanto seu companheiro Bottas despencou de 8º para 14º. Já Nasr subiu da 16ª para a 13ª colocação.
Em seguida, Nasr deu o bote em Raikkonen para tomar a 12ª posição , mas levou o “X” na curva seguinte. Pouco depois, o brasileiro acabou tocando na Ferrari, furando o pneu traseiro esquerdo do finlandês e quebrando parte do bico da Sauber, forçando ambos a pararem nos boxes para reparos.
Para sorte dos dois, Ericsson rodou na curva 1 na abertura da quarta volta, ficou atolado na brita e provocou a entrada do safety car. Entretanto, Nasr e Kimi demoraram a alcançar o pelotão a tempo, em razão da limitação de velocidade imposta durante o período sob bandeira amarela (regra introduzida por causa do acidente de Jules Bianchi no ano passado). A paralização da prova fez diversos pilotos optarem por adiantar o primeiro pit stop, dentre eles Hamilton, Ricciardo, Massa e Rosberg, que caíram para sexto em diante, já que Vettel seguiu na pista e assumiu a liderança, seguido por Hulkenberg, Grosjean, Sainz e Pérez.
Em primeiro, Vettel aproveitou para abrir na ponta. Em 10 voltas, o tetracampeão colocou 10s de vantagem sobre o segundo colocado, Hulkenberg. Após perder tempo no tráfego, Hamilton emplacou uma série de ultrapassagens, deixando Pérez, Sainz, Grosjean e Hulk para trás, assumindo a segunda posição e começando a caçada ao alemão da Ferrari. Rosberg, por sua vez, suou para ultrapassar Massa e assumir o sétimo lugar. Enquanto Nasr era apenas o 16º, atrás das duas McLaren. Rosberg demorou, mas conseguiu se livrar do tráfego, alcançando o terceiro lugar. Massa, Bottas e Ricciardo também abriram caminho, aparecendo nas posições seguintes.
Na 17ª volta, Vettel, enfim, fez seu pit stop. Com isso, Hamilton retomou a liderança e trouxe Rosberg junto. O alemão da Ferrari retornou em terceiro, à frente da dupla da Williams. Só que o tetracampeão estava inspirado. Rapidamente partiu para cima do compatriota da Mercedes e tomou o segundo lugar. Na sequência, começou a tirar a diferença para o líder Lewis. E quando botou do lado, o inglês preferiu entrar nos boxes.
Enquanto isso, a reestreia de Alonso pela McLaren acabava na 22ª volta. Por causa de um problema no carro, a equipe pediu para o espanhol recolher para os boxes.
Com 30 das 56 voltas completadas, Vettel liderava a prova, seguido por Hamilton, Rosberg e Raikkonen. Com exceção do alemão da Ferrari com uma parada, todos os demais haviam feito dois pit stops. Nesse momento, a Mercedes avisou ao inglês que a vitória era possível, mas ele precisaria passar o tetracampeão na pista.
Vettel fez sua segunda parada na 38ª volta, colocou pneus duros e retornou em segundo, entre as Mercedes (10s atrás de Hamilton e 1s à frente de Rosberg). Quando todos esperavam que Lewis iria retardar o último pit stop para dar o bote para a vitória com compostos médios no fim, a Mercedes decidiu antecipar sua parada e colocar um novo jogo de pneus duros. Surpreso, o inglês reclamou: “vocês escolheram os pneus errados”. A equipe justificou: “não tínhamos pneus médios novos, só usados. Optamos pelos duros. Nico está com um ritmo bom com esse jogo”.
Mas a aposta não deu certo. Com ritmo muito parecido com o de Vettel, Hamilton pouco conseguiu tirar de diferença, terminando a 8s5 do alemão. Rosberg cruzou em terceiro, seguido por Raikkonen. Bottas passou Massa na última volta e chegou em quinto.
Resultado final do GP da Malásia:
1) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 1h41m05s793
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +9s431
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)+13s690
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +54s178
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m11s591
6) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1m14s414
7) Max Verstappen (HOL/STR-Renault) +1m39s085
8) Carlos Sainz Jr. (ESP/STR-Renault) +1 volta
9) Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) +1 volta
10) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +1 volta
11) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) +1 volta
12) Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) +1 volta
13) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1 volta
14) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +1 volta
15) Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) + 3 voltas
Abandonaram:
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)
Jenson Button (ING/McLaren-Honda)
Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
Não largou:
Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari)
Volta mais rápida: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) com 1m42s062, na 43ª volta.
Mundial de Pilotos:
Classificação | Pontos |
1 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 43 |
2 Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) | 40 |
3 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 33 |
4 Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) | 20 |
5 Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) | 12 |
6 Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) | 10 |
7 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) | 10 |
8 Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) | 9 |
9 Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | 6 |
10 Max Verstappen (HOL/STR-Renault) | 6 |
11 Carlos Sainz Jr. (ESP/STR-Renault) | 6 |
12 Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) | 4 |
13 Daniil Kvyat (RUS/RBR-Renault) | 2 |
14 Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) | 1 |
15 Jenson Button (ING/McLaren-Honda) | 0 |
16 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 0 |
17 Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
18 Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) | 0 |
19 Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) | 0 |
20 Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Honda) | 0 |
21 Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) | 0 |
Mundial de Construtores:
Classificação | Pontos |
1 Mercedes | 76 |
2 Ferrari | 52 |
3 Williams-Mercedes | 30 |
4 Sauber-Ferrari | 14 |
5 STR-Renault | 12 |
5 Red Bull Racing-Renault | 11 |
6 Force India-Mercedes | 7 |
8 McLaren-Honda | 0 |
9 Lotus-Renault | 0 |
10 Manor Marussia-Ferrari | 0 |
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